Femea???

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

quarta out 05, 2005 2:59 pm

Boa Tarde!

Comprei um periquito e pedi uma femea o senhor da loja lá me indicou onde tinha as femeas! Gostei muito de uma que lá estava e trouxe-a! O problema é que ainda é nova e a cor da zona acima do bica ainda nao está clara! Mas já li um livro onde diz que um periquito é adulto já se vê a íris nos olhos, e eu já vjeo essa íris, mas esta só se tornou mais evidente á pouco tempo.
A minha pergunta é: será que ainda demora muito até o nariz passar a ter uma cor evidente para que eu possa ver se se trata realmente de uma femea ou se por acaso me saíu um macho?

Eu só tenho pressa pois queria arranjar-lhe um companheiro novo visto que o outro que ela tinha morreu á pouco tempo! E ela agora está muito sozinha!

Cumprimentos ;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta out 05, 2005 3:49 pm

Viva :)

De que cor é o piriquito???

É que se for das especies albino ou lutino pode ser complicado identificar o sexo mesmo no animal adulto. Creio que nestes casos o macho possuí a cera de cor "arosada" e as fêmeas castanho.

Pode ser tb que ainda seja novo e demore um pouco até se perceber melhor ;)

Deve haver pessoas mais entendidas pra te responder mas entretanto lê o tópico seginte para mais esclarecimentos:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=27283

:D :D
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta out 05, 2005 4:16 pm

lovingcats7 Escreveu: Boa Tarde!

Comprei um periquito e pedi uma femea o senhor da loja lá me indicou onde tinha as femeas! Gostei muito de uma que lá estava e trouxe-a! O problema é que ainda é nova e a cor da zona acima do bica ainda nao está clara! Mas já li um livro onde diz que um periquito é adulto já se vê a íris nos olhos, e eu já vjeo essa íris, mas esta só se tornou mais evidente á pouco tempo.
A minha pergunta é será que ainda demora muito até o nariz passar a ter uma cor evidente para que eu possa ver se se trata realmente de uma femea ou se por acaso me saíu um macho?

Eu só tenho pressa pois queria arranjar-lhe um companheiro novo visto que o outro que ela tinha morreu á pouco tempo! E ela agora está muito sozinha!

Cumprimentos ;)
Olá

Tem possibilidades de colocar aqui uma foto da ave ? Seria mais fácil para fazer a identificação.
lovingcats7
Membro
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

quarta out 05, 2005 8:22 pm

Vamos lá ver se dá!

(As fotos forma tiradas de telem por isso nao são mto boas)

Cumprimentos ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta out 05, 2005 8:38 pm

Ainda é novinho :p

Arrisco a dizer que me parece um macho, embora não se veja mto bem ;)

O melhor é esperar um pouco mais até a cor ficar mais definida!!

:D :D
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta out 05, 2005 9:12 pm

Pois, as fotos não são muito esclarecedoras.

Sinceramente a mim também me parece ser um macho.

É uma ave jovem, talvez com 4/5 meses no máximo, mas pela cor que a cera apresenta, sendo que naquilo que a foto me permite perceber, só vejo ali dois tipos de coloração, um azul que já começa a estar bem marcado e um lilás, o que à partida indica ser um macho.

Normalmente, quando são fêmeas, a cera embora possa ter um aspecto lilás, mas apresenta uma área em redor das narinas e na parte superior da cera, branco ou creme, que com a idade se transforma em castanho.

Neste caso, não me parece que seja isso que esta a acontecer.

Por exemplo, na foto que se segue, pode ver uma fêma nova que, embora ainda apresente uma cor lilás na sua cera, já começa a ser visivel uma àrea branca em volta das narinas a na parte superior da cera

Imagem

De qualquer modo, como lhe disse inicialmente, posso estar a ser traído pelas fotos.

Um abraço
lovingcats7
Membro

quarta out 05, 2005 10:04 pm

Olá!

Eu acho que ela tem a parte de cima branca e a parte de baixo lilás!
Mas amanha com vejo melhor!

É que ela tá tão triste por tar sozinha! :(

Cumprimentos ;)
lovingcats7
Membro

quinta out 06, 2005 2:10 pm

Olá!

Estive a ver melhor assim á luz dolar e o pássaro apresenta na parte de cima a cor branca e em baixo uma cor lilás!
Será que pode ser femea?
Afinal eu comprei-a por isso! Não sei é como é que o senhor me conseguiu determinar o sexo!

Cumprimentos ;)
Responder

Voltar para “Aves”