Boa noite,
o que eu queria perguntar é o seguinte:
Alguém já possuio aves que normalmente vivem em liberdade nos tempos que correm? Por exemplo andorinhas, pardais...
Já vi em muitos filmes que no campo as pessoas metem um pau com um ninho artificial e com comida e que os pássaros vão lá e até procriam...
Com certeza que não é a mesma coisa na cidade, mas como eu gostáva de ter um amiguinho na varanda do meu quarto que andasse em liberdade e voltasse quando quisesse (não precisava de gostar de mim, apenas gostáva de a alimentar e abrigar num ninho que arranjei para caturras de madeira).
Alguém já teve alguma experiência com pardais? As histórias que sempre ouvi, foi que eles acabaram por morrer, porque acho que sofrem muito se lhes tirarem a liberdade.
Como é que os posso atrair para o ninho?
Obrigada e cumprimentos a todos os foruenses!
Ajudar as aves em liberdade da cidade
-
- Membro
- Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm
bom, é assim, sou criador de aves á muito tempo e por isso tenho muitas aves entre 50 a 55 e vou ter mais.
por isso vi-me obrigado construir grandes viveiros exteriores.
mora na cidade mas o meu quintal e o da minha vizinha do andar de baixo temos quintais muito grandes onde parte do meu quintal está completamente cheia de viveiros. por isso os outros pássaros são atraidos lá porque vêem os outros pássaros, têem comedouros do lado de fora e ninhos também onde quase sempre criam.
aprecem por lá melros, pintassilgos, andorinhas, pardais, chapins... e por vezes apanho-os quando lá vão ter, fugidos de gaiolas, periquitos, canários, bicos lacre, capuchinhos...
boa sorte!
dá notícias!
por isso vi-me obrigado construir grandes viveiros exteriores.
mora na cidade mas o meu quintal e o da minha vizinha do andar de baixo temos quintais muito grandes onde parte do meu quintal está completamente cheia de viveiros. por isso os outros pássaros são atraidos lá porque vêem os outros pássaros, têem comedouros do lado de fora e ninhos também onde quase sempre criam.
aprecem por lá melros, pintassilgos, andorinhas, pardais, chapins... e por vezes apanho-os quando lá vão ter, fugidos de gaiolas, periquitos, canários, bicos lacre, capuchinhos...
boa sorte!
dá notícias!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm
Obrigada pela resposta! Quando fui ao Zoomarine neste Verão, também reparei que haviam imensos pardais perto das outras aves que são do Zoo!
Mas a minha varanda é fraquinha... É certo que está cheia de plantas a transbordar dos muros e isso até é capaz de os atrair (já lá vi pardais, mas foram poucas as vezes)
O que lhes posso dar de comer além de alface e pão? Sei que também adoram insectos... Este ano eram imensos os pardais que apareceram no meu quintal da casa de férias porque estivé-mos a mexer na terra, e aquilo foi um autêntico banquete para os passarinhos!
Você consegue dormir com tantas aves no quintal? Elas deixam-o dormir? É que pelo menos as araras dão uns gritos enormes!!!
Conte-me um pouco mais dessa sua paixão por aves! Quais tem? São mansinhas? Deixa-as voar em liberdade? Desculpe lá tantas perguntas, mas sou muito curiosa e gosto de saber das experiências que as outras pessoas têm! Obrigada!
Mas a minha varanda é fraquinha... É certo que está cheia de plantas a transbordar dos muros e isso até é capaz de os atrair (já lá vi pardais, mas foram poucas as vezes)
O que lhes posso dar de comer além de alface e pão? Sei que também adoram insectos... Este ano eram imensos os pardais que apareceram no meu quintal da casa de férias porque estivé-mos a mexer na terra, e aquilo foi um autêntico banquete para os passarinhos!

Você consegue dormir com tantas aves no quintal? Elas deixam-o dormir? É que pelo menos as araras dão uns gritos enormes!!!

Conte-me um pouco mais dessa sua paixão por aves! Quais tem? São mansinhas? Deixa-as voar em liberdade? Desculpe lá tantas perguntas, mas sou muito curiosa e gosto de saber das experiências que as outras pessoas têm! Obrigada!

O pardal não é esquisito...é um caso de sucesso de adaptação aos nossos dias e aos meios urbanos; de granívoro, transformou-se em omnívoro, come de tudo. Para os atraír, bastam comedouros com sementes, no exterior; pode adquiri-las em qualquer loja ou supermercado.
Para atraír outras aves, como merlos e outras aves, dispor comedouros com comida adequada, de preferencia insectos vivos, granulados proprios, etc, mas o mais provável é os pardais tomarem conta do local e comerem tudo.
Depois de os ter conseguido atraír, pode por ninhos, caixas, etc. que há á venda nas lojas da especialidade e talvez eles se disponham a procriar. Os pardais não são esquisitos, fazem o ninho em qualquer lado.
Para atraír outras aves, como merlos e outras aves, dispor comedouros com comida adequada, de preferencia insectos vivos, granulados proprios, etc, mas o mais provável é os pardais tomarem conta do local e comerem tudo.
Depois de os ter conseguido atraír, pode por ninhos, caixas, etc. que há á venda nas lojas da especialidade e talvez eles se disponham a procriar. Os pardais não são esquisitos, fazem o ninho em qualquer lado.