Casca d'Ostra.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Alcorucen
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

quinta out 06, 2005 9:55 pm

Boa noite ao fórum.

Gostaria de saber qual o valor absoluto e relativo da casca de ostra em comparação com outras fontes de cálcio (como o osso de choco, o grit ou os blocos). Substitui as outras fontes ou deve ser fornecida como um outro complemento?

Obrigado e cumprimentos.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

sexta out 07, 2005 7:04 am

Olá,

Isto não é um dado 100% certo, pois a composição pode variar, mas por ordem de capacidade de disponibização de cálcio:

Choco, ostra, grit (porque tem mais coisas), bloco.

Pessoalmente penso que não faz sentido o uso simultãneo de ostra e grit.
Não uso grit nem ostra nas gaiolas, apenas choco apesar de utilizar também suplementação regular de cálcio. O choco interessa-me mais como forma de suplementação em cálcio sólido (longa duração) e porque contém uma série de microelementos.

Ricardo M.
Ricardo M.
Alcorucen
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

sexta out 07, 2005 3:53 pm

Olá Ricardo.

Eu fiz a pergunta porque as minhas aves, à excepção dos periquitos, não pegam no osso de choco; já a casca de ostra á literalmente devorada... O grit costumo espalhar pela areia de fundo (também rapidamente desaparece).

Achas que as aves ficam a perder com a casca de ostra e devo fornecer um outro suplemento ou é suficiente?

Um abraço e obrigado.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

sexta out 07, 2005 6:11 pm

Sinceramente, com a suplementação em cálcio consegues resolver a situação, mas apesar disso tenho constatados que em algumas espécies mais sensiveis (degolados e bicos de chumbo) as fêmeas em postura reagem muito bem com o osso de choco melhorando muito a sua forma durante a postura.

Para quem não está dentro da coisa, estas espécies são relativamente sensiveis em postura e as femeas entram em quebra com alguma facilidade se não houver alguns cuidados neste periodo.

Por norma costumo ter nas gaiola um pedaço de concha de choco, não que lhe ligue muita importância, e umas aves nem lhe tocam, em alguns casos chega a acabar e ficar só a "casca" alguns dias, mas mesmo assim é a unica coisa que ainda uso, desisti dos blocos de calcio (nunca vi diferença ou qualquer melhora com estas espécies e nas outras não faz mesmo diferença ter o choco ou não)

Ostra, não uso, mas tenho amigos que usam para psitacideos e tudo indica que com resultados satisfatorios. Como eu tenho exoticos, muitos de pequeno porte, a ostra é um pouco mais dificil de usar e por isso nunca sequer a considerei já que o proprio choco alem de mais "mole" e facil para estas aves tem sem duvida elementos adicionais.

Atenção também à qualidade do choco, por vezes aparecem uns um pouco "manhosos" com bolores e muitas manchas. Não que os outros lá por estarem limpos não possam ter os mesmos riscos, mas por vias das duvidas só uso do tipo mais limpo que corto em "tiras" de 5-6cm de altura e penduro.
Ricardo M.
Alcorucen
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

sexta out 07, 2005 6:24 pm

Ok Ricardo; mais esclarecedor é impossível!

Obrigado pela ajuda e cumprimentos.
Responder

Voltar para “Aves”