O meu canário não canta

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Loy
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta ago 12, 2005 6:02 pm

quarta out 19, 2005 9:05 am

Precisa que me ajudassem a perceber o que se passa com o meu canário. Comprei-o em Junho, e disseram-me que era novinho. É gloster amarelo e castanho. Garantiram-me que é macho. Já anteriormente pedi ajuda nos fóruns porque ele não cantava e disseram-me para esperar até Outubro que ele viria a cantar. O facto é que no inicio de estar lá em casa, ainda cantarolou muito baixinho e um pouquinho, depois, deisxou por completo e não pia. No outro dia, notei que ele queria cantar, puxava pelo trinado, mas parecia que engasgava, e ficou ofegante. Noto que de vez em quando, ele fica ofegante e faz um pouco barulho a respirar. De resto, come muito bem e é muito espertalhão. Alguém é capaz de perceber o que se passa?

Obrigada.
Carla
rubenamguedes
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: segunda ago 08, 2005 11:06 am
Localização: Canários e pintassilgos

quarta out 19, 2005 1:46 pm

Ola Loy,
Tambem sou criador de glosters, e uma das caracteristicas desta raça lindissima a que eu tenho vindo a reparar é que eles tendem a cantar um pouco tarde... Uma das caracteristicas da muda da pena é que eles podem atrasar o canto... Por outro lado se o sentes um pouco ofegante e com dificuldades a respirar ai entao podera ser ASMA!!! Se o for aconselho a que utilizes um antiasmatico, mas assim de longe uma pessoa nao consegue perceber ao certo o que pode ser... O mais certo era ires ao Vet. ou entao a um criador que ele deve aperceber se automaticamente pegando nele...
Se precisares de mais alguma estas a vontade...

Saudaçoes ornitologicas,

Ruben Guedes
FIL88
Membro
Mensagens: 135
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm
Localização: psitacideos

quarta out 19, 2005 1:50 pm

boa tarde nao deve ser nada de grave. é bem possivel que se tenha atrasado na muda o tempo anda muito esquisito e estas mudanças perturbam as aves.
de qualquer forma so la pra o meio do proximo mês é que deve começar. se a ave se encontra esperta como diz nao se preocupe, e se for mesmo um macho ele ha de cantar, mais dia menos dia.
agora cuidado com as correntes de ar. ja agora se calhar é melhor agarra-lo e ver se nao faz barulho a respirar. se fizer o caso muda de figura e ja è mais grave. se ele tiver na rua pode muito bem tar constipado ou doente.veja se ele faz barulho a respirar e se ta magro.
Fera38
Membro
Mensagens: 64
Registado: sexta out 15, 2004 9:13 pm
Localização: 1 PAPAGAIO;1 CATURRA;1 CASAL DE DIANANT GOULD; 1 CASAL DE AGAPORNIS; 6 CANÁRIOS;1 PIRIQUITO;

quarta out 19, 2005 9:04 pm

Olá Loy

A pouca experiência que tenho, e pelo que contas, o teu canário ou tem ASMA ou tem ACAROS na garganta. Convém já administrar um antiasmático ou antibiotico.
Eu por norma, utilizo o Tabernil antiasmático, (gotas) e como antibiotico utilizo o Asmoserine (comprimidos dissolvidos na água ).
Cuidado com o frio e com as correntes de ar. Cuidado tambem com a comida. A comida quando é comprada a peso, (avulso) contem muita quantidade de pó. Convem passar sempre por uma peneira para tirar o pó que muitas vezes se aloja na garganta criando dificuldades em respirar. Mais vale gastar um pouco mais e comprar comida já embalada. Eu por exemplo gosto muito da ORNIE´X. É uma comida que já vem limpinha e sem poeiras.
Existem tambem outras marcas no mercado muito boas.
Tambem tenho um canário que tenta cantar e nada sai, faz barulho a respirar e quando dorme nota-se o balouçar do corpo enquanto respira.
Quando tenta apenas piar, fá-lo com bastante esforço. Costumava tapar a gaiola com um pano durante a noite, mas disseram-me para tapar a gaiola com um saco de plástico que o ajudava a respirar melhor e coloco o pano por cima do plástico. É obvio que não vamos fechar a gaiola dentro do saco de plastico se não este morreria sufocado :lol:
Apenas cobrir a gaiola ;)

Espero que a minha pouca experiência tenha ajudado um pouco

Boa sorte para o franjinhas ( se for um Gloster de Pôpa )
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

quarta out 19, 2005 9:15 pm

Fora da época de reprodução e durante a muda da pena, as aves não cantam; o canto serve para marcar o territorio e para atrair uma femea. Portanto, estamos no outono, a época da muda está a chegar ao fim, a época de reprodução acabou.......lá para janeiro ou fevereiro recomeça a cantar. É normalissimo e segue apenas as leis da natureza, não se preocupe.
Loy
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta ago 12, 2005 6:02 pm

quinta out 20, 2005 9:18 am

Obrigada a todos pela ajuda.
Quanto à pieira, noto só de longe a longe.
Ele come muito bem, toma banho de livre vontade, salta de poleiro em poleiro e faz uma vida totalmente normal. Não está em contacto com correntes de ar. Creio que mudou a pena, pois vi várias penas nas últimas semanas no fundo da gaiola.
É um passaro amarelo com as pontas das asas castanhas e uma popa castanha no alto da cabeça (chapéu).
Um pormenor que não tinha falada, ele está pendurado na parede da cozinha e tem no chão, por baixo, gaiola com porquinhos da india e outra com chinchila. Creio não ter importância, mas fica a nota.

Obrigado,
Carla Franco
Responder

Voltar para “Aves”