Diamantes Babete

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
MiguelMartins
Registado: quarta nov 30, 2005 1:08 am

quarta nov 30, 2005 1:15 am

Caros amantes de aves,

Ontem (dia 29/11/05) estive quase a comprar um casal de Diamantes Babete. Porém decidi esperar mais uns dias para poder informar-me melhor sobre a espécie, de modo a não cometer nenhuma barbaridade.

Desta forma gostaria que alguém tivesse a bondade e a paciência de me informar sobre o seguinte:

1-Como é que saberei se é mesmo um casal?

2-Qual é a temperatura ideal para a espécie?

3-Para além da tradicional mistura para aves exóticas, que outras coisas lhes devo dar e onde as comprar?

4-Qual o tamanho e a forma da gaiola?

5-Como é que deve ser o ninho? Onde o compro?

6-Qual é a melhor altura para procriarem?

7-De onde é que esta ave provém?

8-Há mais alguma coisa que preciso saber, para além das perguntas que fiz?

Desculpem estar a fazer tantas perguntas, mas é melhor faze-las antes de comprar as aves.

Cumprimentos

Miguel Martins
ferreira_vn
Membro Veterano
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm

quarta nov 30, 2005 12:22 pm

Olá Martins.
Vamos lá ver se consigo responder ao que pede,os Babetes são originarios do Norte da Austrália (Emisfério-Sul), portanto o seu ciclo reprodutor no nosso Emisfério será (Outono/Inverno),no entento como já se encontram no nosso Emisfério á bastante tempo, já se reproduzem também na Primavera,as diferenças entre eles não são muito bem defenidas,no entanto de modo geral os machos têm o bico e as patas mais vermelhas que as fêmeas,também o babete dos machos geralmente é maior que o das fêmeas,quanto á alimentação alem das sementes devem ter sempre uma boa papa humida para exóticos,quanto ao alojamento, são aves que querem sossego,portanto deve arranjar uma gaiola fechada dos lados e por traz com mais ou menos 40X40X30,isto não são medidas rigidas, no entanto quanto maior for melhor, em especial no comprimento,quanto ao ninho os babetes constroem-no nos buracos das arvores e são bastante espaçosos, portanto devemos arranjar uma caixa que tenha pelo menos 15X10X10 com entrada a um dos lados da parte da frente, não nos topos,no entanto não são assim tão esquisitos que não façam ninho em outra caixa desde que seja espaçosa,para forrarem a caixa, existe no mercado diversos materiais, como por exemplo fibras de côco,quanto a onde arranjar, precisamente nas casas de artigos para animais.
Cumprimentos, Ferreira.
MiguelMartins
Registado: quarta nov 30, 2005 1:08 am

sábado dez 03, 2005 4:13 pm

Caro Ferreira,

Antes de mais queria agradecer-lhe as informações que me deu.

Comprei ontem o casal de babetes, parece-me que a adaptação está a ser complicada, uma vez que estão a comer muito pouco. Estão numa gaiola de 20x25x50 (largura, altura, comprimento).

No entanto ainda tenho dúvidas sobre a alimentação e a temperatura. A ração que a senhora da loja de animais me deu foi uma extremamente parecida com as sementes que se dão aos periquitos. São estas as sementes que mencionou na sua resposta? É que também comprei também duas barras de sementes para pássaros tropicais, que tinham uma foto de um Diamante Gould e as sementes são ligeiramente diferentes. Quanto à papa tropical, não encontrei e trouxe umas vitaminas para pássaros, que são uns grãos coloridos bastante moles. Estas vitaminas são boas para os babete?

Quanto à temperatura, a minha casa é um pouco fria. À noite tapo a gaiola com um cobertor, mas será isso suficiente? Pensei em comprar já um ninho, para eles ficarem mais quentes, mas será isso boa ideia? Eles já estavam juntos na gaiola da loja, juntamente com 2 mandarins e um Diamante Gould, por isso já estão habituados um ao outro.

Cumprimentos e um desejo de um excelente fim-de-semana.

Miguel Martins

PS - Já agora, podia-me indicar um boa loja de animais na zona de Lisboa, na qual eu pudesse encontrar a tal papa tropical?
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sábado dez 03, 2005 5:19 pm

Não tenho experiencia de Babetes, mas tenho bastante com Bengalins do Japão, Diamantes de Gould e Diamantes Papagaio, que não serão muito diferentes.
No que toca à alimentação, dou aos meus pássaros uma mistura de sementes com 50 % de mistura para exoticos e 50 % de alpista; dou-lhes tb uma mistura de papa para canarios e papa para insectivoros, tb na proporção de 2/3 de papa para canarios para 1/3 de papa para insectivoros.
Sobre as dimensões da gaiola, é muito pequena seja para que especie de aves for.....sugiro no minimo o dobro das dimensões que indicou.
Quanto à temperatura, em principio são aves criadas em cativeiro, nascidas na Europa, já adaptadas ao nosso clima e a não ser que viva na Serra da Estrela ou Bragança, Vila Real, Guarda, etc, a temperatura ambiente não lhes causará grande problema, desde que estejam num local abrigado. O cobertor por cima não adianta nem atrasa.....deixe-os sossegados e tranquilos, num local calmo, tranquilo, abrigado, onde possam apanhar sol se for possivel.
ferreira_vn
Membro Veterano
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm

domingo dez 04, 2005 4:00 pm

Olá Martins.
Infelizmente as misturas de sementes que existem no mercado não são boas para a criação de aves exóticas,uma vez que estão sempre a alterar as quantidades,ou seja como as sementes são um produto importado e por conseguinte sujeitas a cotação,por esse motivo na mistura que fazem carregam sempre mais a que for mais barata,por esse motivo as aves sentem-se bastante ao ponto de até entrarem em muda, sou criador de Diamantes Gould e Papagaio desde 1973,portanto já com uma grande tarimba,mas sempre a aprender,por esse motivo sou eu que faço a minha mistura.
35%alpista-30%milho alvo branco-25%milho alvo amarelo-10%milhête Japonês e um pouquinho de semilha (aquelas sementes pretas da mistura dos canarios),quanto á papa eu utilizo uma que vem de um criador amigo belga, no entanto quando não a tenho dou-lhes a de marca Orlux para exóticos,quanto á gaiola perece-me um pouco baixa e larga,mas não é isso que os faz com que não criem,a alimentação é tudo,se os tem dentro de casa portanto resguardados das correntes de ar é o suficiente os babates são muito mais resistentes que os goulds,por favor não ponha a manta por cima da gaiola,são aves que querem bastante sossego.
Quanto á loja eu conheço uma que talvez a melhor de Lisboa, que é a Correia e Serpa ( Chico das Avenidas ) de momento não me lembro o nome da rua,mas é uma a onde era a antiga garagem da rodoviaria nacional,essa rua começa na Praça do Saldanha, salvo erro a que fica mais perto do Monumental,se tiver mais duvidas pergunte.
Um abraço,Ferreira
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo dez 04, 2005 9:16 pm

A loja que o amigo anterior recomenda é de facto a melhor que conheço e se lá for fica bem servido e pode pedir ajuda que estão sempre disponiveis para o aconselhar. Fica na Rua Actor Taborda, na Estefania, em Lisboa.
A mistura que o amigo recomenda tb foi usada por mim durante muitos anos, sem problemas; hoje compro as sementes num criador que tb comercializa produtos para as aves e é ele mesmo que manda fazer as suas misturas, quer para o seu uso, quer para vender. Eu apenas lhe acrescento alpista um um pouco de semilha ( cerca de 2 kg para 50 quilos de mistura).
Responder

Voltar para “Aves”