Papagaio Amazona Amazónica

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
BMA
Membro
Registado: terça fev 01, 2005 8:10 pm
Localização: 1 Papagaio Amazona Amazónica, 14 Periquitos, 1 casal de Canários Gloster 4 Cães Rafeiros 1 Gato

sexta dez 16, 2005 4:03 pm

Comprei-o á 1 semana e 3 dias, esteve na gaiola 2 dias e agora tem estado no poleiro sem corrente sem nada, acho que tem mais ou menos 1 ano e já parece estar hambientado á casa e familia. Dá uns pios (parece mais brááác) de manhã e á tardinha, á noite começa a ranger o bico e sei logo que quer dormir :p . A minha dúvida é se ele poderá vir a falar bem? (são bons faladores?) São, este tipo de papagaio, de um só dono? Que tipo de brincadeiras poderei pôr no poleiro? Está melhor com ou sem corrente e deverei meter o papagaio á noite na gaiola?

Obrigado.
BMA
Membro
Localização: 1 Papagaio Amazona Amazónica, 14 Periquitos, 1 casal de Canários Gloster 4 Cães Rafeiros 1 Gato

sábado dez 17, 2005 6:42 pm

Ninguém me quer esclarecer? :?
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

sábado dez 17, 2005 7:06 pm

Olá BMA...eu também tenho amazona amazónica , e não são animais de um só dono são muito sociáveis e brincalhões. Esses gritos que dá ao amanhecer e atardecer é normal são os dois periodos de gritaria que todos tem por dia ( pelo menos :D ) . Os amazona amazónica podem chegar a falar bem , no entanto não são os mais faladores. Quanto a corrente se ele não fugir de certeza claro que é melhor estar sem corrente e sem dúvida que seria boa ideia que durma na gaiola pois as gaiolas dão-lhes uma sensação de segurança . Para brincarem tudo serve...aliás eles gostam e precisam de roer e então destroiem todos os brinquedos mas isso é assim mesmo e a finalidade é essa ! Tudo lhes serve para brincar . Não se esqueça é de lhe dar fruta todos os dias e verdura , ao principio pode não querer mas com o tempo habitua-se , eu aos meus dou-lhes a fruta cortada aos bocadinhos pois assim não desperdiçam tanto. NUNCA lhe dê CHOCOLATE OU ABACATE , são venenosos para eles , nem lhe dê alimentos salgados ou com açucar.Espero ter servido algo de ajuda e se tiver dúvidas estou ao dispor . :lol:
BMA
Membro

sábado dez 17, 2005 7:38 pm

Claro que serviu :D pêssego, banana e cereja também podem comer? Tenho dado um dia maçã outro pêra, mais não dei por causa de não saber se fazia mal ou bem, não se encontra grande coisa na net sobre papagaios... Se souberem de alguns links uteis agradecia também.
Já veio com as penas de uma asa cortada e não consegue voar, hoje a todo o custo já o consegui meter no braço e subiu-me para o ombro onde bicou ao de leve a orelha :lol:
Isso da gaiola é que é mais complicado, ele entrar entra bem mas depois parece que quer sair mas não acha a saída, tenho k tirar o fundo da gaiola e os comedouros e virar a gaiola para ele ver que é ali, a gaiola tem a porta no fundo e os poleiros ficam mesmo por cima da porta da gaiola, talvez por isso ele ainda não tenha descoberto por onde há-de sair :s
Enfim, estou todo contente com o que o pai natal trouxe este ano :p fale que não fale será tratado com o mesmo carinho e amor, já queria um papagaio desde miudo e finalmente tenho um!!
carloskillas
Membro Júnior
Registado: domingo nov 13, 2005 12:58 am

segunda dez 19, 2005 1:11 am

Olá BMP
Tambem tenho 1 amazonas,o meu esta costumado a uma gaiola que abre em cima e tem poleiro pelo que assim que abro a parte de cima ele prontamente sobe para o poleiro,permanecendo aí sem fugir,apesar de o ter há pouco tempo(1 mes) sei que ele não foge do poleiro,só uma vez que se assustou e voou contra uma parede mas rapidamente voltou para a gaiola sem ser necessario o agarrar,pelo que sei NUNCA ponhas corrente nele pois pode se magoar e ganhar medo ao poleiro,deixa-o explorar e habituar-se a ti e a tua casa e depois acostuma-o ao poleiro,usa umas guloseimas para o persuadir.
O meu fica no poleiro mas infelizmente não consigo nelhum contacto com ele,tem medo da minha mão,apesar de me vir comer na mesma,quando tento tocar-lhe recua e faz barulho ameaçador como a avisar,mas nunca me mordeu ou foi agressivo eu até lhe dou pequenos pedaços de amendoim que ele cuidadosamente me tira de entre os dedos,mas ainda tenho esperança ......

Abraços
BMA
Membro

segunda dez 19, 2005 4:41 pm

Felizmente tenho conseguido passar quase todo o dia com o meu á quase 2 semanas e já vem dar uma volta no meu braço, já é só meter o braço á frente k ele sobe, vem ao ombro e desce de novo para o poleiro, em quase 2 semanas penso k já é mt bom!!! De dia para dia está cada vez mais mansinho :D
loriquito
Membro Veterano

segunda dez 19, 2005 6:40 pm

Claro que podem comer pessego banana e cerejas...os meus de banana e pessego não gostam mas os papagaios sao como as pessoas cada um tem os seus gostos :D tambem costumam gostar muito de cenoura , talos de couve talos de nabiça e espinafre etc etc eu compro osso de choco e todos os dias lhe ponho uns bocadinhos no comedouro , não o ponho inteiro porque senão em 5 minutos desfazia-o :D adoram romãs mas com as romãs deixam tudo preto !o meu também gosta muito de laranja cortada aos bocadinhos , e uma das frutas que mais adoram são uvas , dou-lhas partidas ao meio . Os amazonas adoram água e devem pulverizar-se de vez em quando con água morna en um pulverizador...no entanto agora de inverno deve-se ter cuidado para que não anoiteça estando molhados , no verão devem-se pulverizar todos os dias .
BMA
Membro

segunda dez 19, 2005 6:50 pm

Já o pulverizei ontem porque ele coçava-se muito, deixou de se coçar, a agua estava morna mm e nao ficou encharcado, romã dei a semana passada, mas nem lhe tocou (nem eu) era muito ácida lol, coitado... ele não grita muito, palra baixinho... normal? Deve ser, estou mt contente com a habituação dele :D (tb acho k estou a fazer tudo direitinho por isso corre bem).
loriquito
Membro Veterano

segunda dez 19, 2005 7:04 pm

ah !...só um pormenor...não deixem os papagaios no ombro...os papagaios devem estarv sempre na mão...no ombro sentem-se num plano elevado em relação a nós e tem tendencia em dominar-nos em vez de obedecer...além disso pode ser perigoso...lembrem-se que os piratas são sempre zarolhos... :p :p :p
BMA
Membro

terça dez 27, 2005 12:15 pm

O meu papagaio agora viciou-se em mistura para periquitos e tangerina, não o vejo a comer mais nada, que faço? Se lhe corto a mistura ele fica louco para vir para o ombro para eu o levar ao sitio dos periquitos, na gaiola não quer estar :?
loriquito
Membro Veterano

terça dez 27, 2005 1:25 pm

òptimo...a mistura de periquitos só lhe faz bem , e a tangerina também...eles são assim...têm temporadas que se fartam de comer uma variedade de fruta , e depois parece que a enjoam e já pouco lhe pegam , são como nós...mas óptimo que coma mistura de periquitos e tangerina até se fartar , só lhe faz bem ! :)
BMA
Membro

terça dez 27, 2005 1:43 pm

A sério :o ok, o bixo guloso manda então :lol:
BMA
Membro

segunda jan 23, 2006 5:15 pm

E já lá vai quase 1 mês, ele continua só a comer mistura dos periquitos!!! Mesmo que o deixe 1 dia sem ela ele não toca na comida dele :s de manhã sai do poleiro para o sofá e se as portas estiverem abertas lá vai ele pé ante pé para a cozinha, onde sobe pelas gaiolas dos periquitos, fita da persiana e lá se empoleira na gaiola dos canários (isto depois de se saciar com o caco de mistura de periquitos que está em cima da gaiola deles)!!! Tenho medo que ele esteja a ser mal alimentado, o que posso fazer para ele voltar a comer a comida dele e só lhe dar mistura dod periquitos uma vez por outra?

Obrigado.
BMA
Membro

segunda jan 23, 2006 5:16 pm

E já lá vai quase 1 mês, ele continua só a comer mistura dos periquitos!!! Mesmo que o deixe 1 dia sem ela ele não toca na comida dele :s de manhã sai do poleiro para o sofá e se as portas estiverem abertas lá vai ele pé ante pé para a cozinha, onde sobe pelas gaiolas dos periquitos, fita da persiana e lá se empoleira na gaiola dos canários (isto depois de se saciar com o caco de mistura de periquitos que está em cima da gaiola deles)!!! Tenho medo que ele esteja a ser mal alimentado, o que posso fazer para ele voltar a comer a comida dele e só lhe dar mistura dod periquitos uma vez por outra?

Obrigado.
carloskillas
Membro Júnior
Registado: domingo nov 13, 2005 12:58 am

segunda jan 23, 2006 6:53 pm

Olha o meu estava habituado ás sementes de girassol ,e eu queria que ele comesse granulado,pois os amazonas facilmente engordam e podem ter problemas de saude por causa disso,o que eu fiz foi simplesmente cortar com as sementes(ração) e por o granulado,ele de inicio no 1º dia não lhe pegava,dava-lhe fruta e legumes mas sementes népia,no 2º dia lá começou a comer :D e até hoje só come isso pois é o mais equilibrado para eles,agora só lhe dou sementes á mão e quando o estou a treinar,assim tive dois resultados positivos:uma melhor alimentação e um passaro mais obediente.
A ração que eu uso é excelente,é da marca Zupreem e é um granulado de frutas colorido(ele de inicio escolhia as cores !!) :p e embora me saia um pouco caro mando a vir de espanha.

Abraços
Responder

Voltar para “Aves”