diamantes de gould ñ acasalam

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sergio23
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 22, 2005 8:32 pm

terça dez 20, 2005 9:21 pm

tenho um casal d diamantes acho eu tenho kuase certeza k sim.ja vivem juntos a mais d seis meses tem o ninho construido ha mais d dois mas nd ñ metem um unico ovo.ele tem cabeça vermelha papo branco e peito amarelo e ela cabeça preta papo roxo e peito amarelo seram compativeis kual sera o problema.tem o ninho feito a muito tempo.gostava mt d uma ajuda
boa noite e feliz natal pr todos
B51
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: quinta dez 15, 2005 12:16 am
Localização: rolas domesticas, rolas bravas, periquitos

terça dez 20, 2005 11:01 pm

Espera pela primavera é a melhor altura para tirar criação. E tens a certeza que é um casal?
ferreira_vn
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm
Localização: cão, gata e 200 aves

quarta dez 21, 2005 12:21 pm

Olá bom dia.
Em termos de cores são compativeis,uma vez que juntou um mutante com um normal,contrariando o amigo que respondeu primeiro,os Goulds são aves do Emisfério Sul e não do Emisferio Norte,embora a maioria das aves do Emisferio Sul se adaptem ao nosso Emisferio os goulds arrancam sempre com o sentido do seu Emisferio ou seja,quando é lá Primavera é cá Outono,portanto começam a criar em principios de Outubro até Fevereiro,podendo entrarem pela nossa Primavera o que eu não aconselho, uma vez que os goulds nascidos a partir de Fevereiro já não mudam as penas só o fazendo no ano seguinte, alem do mais em Fevereiro entram em muda e portanto são dois grandes desgastes nas aves e pode leva-las á morte e na serteza de nunca mais fazerem criação pelo menos no ano seguinte, devido ao desgaste que as aves tiveram.
Se fizeram ninho é porque são compativeis em termos de casal, se a fêmea não mete ovos pode ser devido á alimentação, ser nova, enfim, muita coisa, já experimentou dar-lhes um complexo vitaminico que contenha Vitamina-E ?
Por acaso têm sempre á disposição calcio ( Grit) é uma mistura de casca de ostra,carvão e tijolo partido, ou um osso de chôco ?
Um abraço,Ferreira.
sergio23
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 22, 2005 8:32 pm

quarta dez 21, 2005 6:47 pm

sim sempre teve um osso d choco com eles e lhes dou papa (melange fruit) k contem essas vitaminas todas incluidas.A femea é de 2003 e o macho de 2002.obrigado a todos gostava d mais opinioes
JoanaElectra
Membro Veterano
Mensagens: 1861
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Localização: Dobermann e Serra D`Aires (in memoria)
Contacto:

quarta dez 21, 2005 6:58 pm

Oi.
Não percebo nada de pássaros e nunca escrevi no fórum respectivo, mas agora fiquei curiosa. Qual é a diferença de um mutante para um normal??
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

quarta dez 21, 2005 9:28 pm

Olá,

A diferença está na cor.
O Gould "normal" (fenótipo selvagem) tem uma cor de dorso verde, abdómen amarelo e peito roxo. Existem diversas variedades de cor causadas por mutações (dai os individuos serem designados de mutantes ou mutados). Dorso azul, dorso "amarelo" (diluidos ou pasteis), peito branco, e três cores de cabeça (vermelho, preto e laranja).
Mas na prática todos criam entre si sem incompatibilidades, não tem qualquer problema.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ferreira_vn
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm
Localização: cão, gata e 200 aves

quinta dez 22, 2005 2:02 pm

Olá boa tarde.
Para o Ricardo, não é bem assim, defacto se juntarmos um casal de mutantes eles criam,tal como nos humanos, o pai com a filha e depois um neto com a avó e por aí adiante e resultado já se sabe qual é.
Se juntarmos um casal de mutantes numa postura de 6 ovos se 3 estiverem galados já é bem bom, dos 3 se chegarem 2 a ecludir ainda melhor e se 1 conseguir chegar a adulto e depois criar é um fenómeno.
Um bom Natal se for cristão, se não for, Boas Saidas e Melhores Entradas.
Ferreira
tomane5
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: terça jun 28, 2005 8:29 pm

sexta dez 23, 2005 6:11 pm

ola a todos,
li com atencao as respostas dadas ha questao posta, e reparei que os
seus autores sao entendidos no assunto.
iniciei-me este ano na reproducao destas magnificas aves, com quatro
casais, e na verdade, nao comecei da melhor forma, pois ao juntar os
casais, tres das femeas morreram, no fundo da gaiola "arrufadas"
como se costuma dizer.
neste momento com o casal restante e a ajuda de amas consegui uma
ninhada de 4 crias com 15 dias, e uma prespectivo uma outra com 5 ovos
cheios.
como ja nao tenho mais amas disponiveis, decidi trocar o macho por outro
na tentativa de obter crias diferentes.
devo dizer que a femea (amarela) nao entra no choco.
as duvidas que eu tenho, e que gostaria de ver desfeitas , sao:
- ao mudar o macho sera que fiz bem?
- em relacao a muda dos ovos para as amas, quanto tempo poderei
manter os ovos sem compremeter o seu conteudo, ate os colocar
nas respectivas amas?
um abraco e boas festa a todos
antonio soares
evora
ferreira_vn
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm
Localização: cão, gata e 200 aves

domingo dez 25, 2005 12:11 am

Olá Soares boa noite.
É pena não ter falado á mais tempo para o forum, pois tinha evitado a morte das fêmeas,alem do seu pedido já respondido se tiver mais alguma questão,não se acanhe pergunte logo.
Ferreira
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

terça dez 27, 2005 11:39 am

Amigo Ferreira,

A questão dos problemas produtivos dos acasalamentos mutante x mutante é um falso problema. A produtividade são factores que também se seleccionam, mas que, no fundo, ao nosso nivel de criação e selecção têm mais a ver com questões ambientais do que genéticas.

O mesmo de aplica à consanguinidade, que é a base da selecção e infelizmente muito mal vista pela grande maioria dos criadores, sendo assumido como algo quase proibido. Tem é que ser bem usada. Não existe qualquer razão para com bons esquema de selecção, um casal de mutantes em qualquer espécie ser menos produtivo. O problema é que quando a maioria dos criadores quer criar mutantes em "quantidade" e não em qualidade, a escolha é sempre puro x puro, e não com esquemas de selecção bem planeados para se saber o que se vai fazer com uma linhagem a médio prazo.
Fico muito desiludido de em exposição cada vez mais encontrar mais e mais aves "mutantes" e menos normais, especialmente normais de qualidade. E isto aplica-se aos Goulds mas também aos mandarins, Javas (menos notório), e infelizmente até já aos F2... A explicação é simples, são aves mais valorizadas e portanto os criadores esquecem os normais.

É tudo relativo, infelizmente o que diz é verdade, mas não por qualquer regra ou imposição genética. É verdade porque a grande maioria dos criadores não presta qualquer atenção aos factores produtivos, nem sabe ou compreende o que é trabalhar linhas, quanto mais melhorá-las.
Infelizmente a ideia de selecção é comprar boas aves para criar boas aves, e depois não percebem porque é que os campeões nem sempre reproduzem campeões...

Cumprimentos,
Ricardo M.
ferreira_vn
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm
Localização: cão, gata e 200 aves

terça dez 27, 2005 4:51 pm

Boa tarde Ricardo.
Vamos lá a ver se consigo explicar-me de maneira que todos percebam,para mim o grande problema, é devido ao pequeno poder de compra dos portugueses, e por conseguinte temos que nos sujeitarmo-nos com a prata da casa, ou seja as aves que vêm do estrangeiro e em especial os mutantes custam os olhos da cara, por conseguinte os nacionais são todos da mesma familia,e aqui começa o insucesso de quem se queira dedicar á criação de goulds e começam logo da pior forma pelos mais dificeios pois os olhos comem primeiro que a boca, vão para os mutantes de vido ás suas cores, neste momento tenho só 20 casais a criar com primazia e sempre assim foi pelos classicos tendo apenas um casal em que ele é pastel factor 2 (amarelo para quem não saiba ) e ela classica-portadora,com o intuito de mais tarde serem cruzados só com classicos em virtude de estar a perder o traço azul da garganta e achar o referido traço espectacular neste macho, em tempos idos e com a febre dos mutantes e os mesmos vindo de diferentes regiões do país devido á consaguinidade e o que me sucedeu foi o que contei numa pagina a traz, de quatro casais a criar só consegui 3 machos e uma data de fêmeas mas todos estéreis por conseguinte, a teoria não se pratica nos goulds, com isto não quer dizer que não á regra sem excepção, ésta experiencia foi feita em duas epocas, outro motivo do mesmo, é não haver literatura especifica dos mesmos e metem tudo no mesmo saco ou seja todos os passariformes australianos são tratados de igual forma em relação á sua criação e não é bem assim.
Portanto quem queira fazer criação de mutações juntar sempre um macho com a cor pretendida com uma fêmea classica mas portadora dessa mesma cor. só mais uma dica o macho dá sempre a cor e a fêma o porte.
Um abraço, Ferreira.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

terça dez 27, 2005 10:07 pm

Amigo Ferreira,

Eu percebi o que quis dizer na mensagem anterior. Só quis esclarecer porque os problemas não são tipicos dos mutantes, o problema é tipico de não se saber como seleccionar e trabalhar linhas.
Estamos de acordo, infelizmente os olhos comem primeiro, a carteira a seguir (muitos pensam enriquecer a criar passarinhos...), e só muito depois um pouco de conhecimento e de prática, e estudo, observação, teoria que também fazem falta para trabalhar bem.

É isso que depois causa os problemas, sejam aves importadas ou nacionais, lá fora também à má qualidade. E acreditem que os melhores não vêm parar a Portugal ao preço da chuva... Os que vêm são como sempre os menos bons. Vejam quanto val um bom Gould clássico de exposição na holanda, ou um bom mandarim cinzento e depois pensem porque é que alguns importadores os vão lá comprar a 10eur ou menos (goulds) para virem vender a 15eur cá... Enquanto alguns criadores lá os vendem a 100eur/cada... Isto aplica-se a normais e a mutantes, bonitos e feios (depende do ponto de vista claro está)

Eu não estou a referir-me a coisas especiais como goulds Lutinos ou Castanhos, factores de escurecimento, etc... Isto é verdade mesmo para os azuis, os pasteis, etc. Basta pensarmos no nivel de azuis nacionais que tinhamos em 2001-2002 ou de pasteis e no que vemos agora?!??!

O problema é sempre o mesmo, criar com um bom casal 1 ou 2 gerações é fácil, o problema é manter essa qualidade/produtividade. Toda a gente se queixa que as boas aves são mais dificeis de criar, criam menos, mas não se preocupam em melhorar isso. É que digo novamente, a produtividade também se selecciona. Eu gostava de saber quantos criadores têm a noção (que é básica na criação de exóticos) e que o amigo tb referiu de alg tão simples como a fêmea ter mais peso no tamanho/porte/tipo do que o macho e este na cor/desenho. E que nem todas as fêmeas tiram bons machos ou vice-versa??

Cumprimentos,
Ricardo M.
ferreira_vn
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm
Localização: cão, gata e 200 aves

quarta dez 28, 2005 1:22 pm

Bom dia Ricardo
Alem dos problemas já referidos há outro ainda pior, a alimentação, e as aves e em especial os Goulds sofrem bastante com isso,as sementes são cotadas em bolsa por esse motivo quem as compra e com o intuito do lucro quando compra e faz a mistura (ex. exóticos) carrega sempre mais a que comprou mais barata, resultado as aves acabam por terem a tendencia de comerem mais uma variedade que as outras e depois parecem perus gordos para o natal e entram em muda,por esse motivo compro as sementes individualmente e faço eu a mistura,antigamente havia seriedade no produto hoje em dia é uma vergonha, as sementes ditas não selecionadas todos sabemos como é mas o que se está a passar com as ditas seleccionadas é um roubo descarado uma vez que vêm tal e qual as não seleccionadas, ou seja já por diversas vezes que compro as da Versel Laga pensando serem como me abituaram em tempos serem sementes lavadas e com bom aspecto em geral e quando abro as sacas vêm todas cheias de pó e escuras em especial a alpista, será escusado dizer que são logo devolvidas e sou obrigado a recorrer a outras marcas que se querem implantar no mercado nacional e acabo por ser beneficiado tanto em preço como em qualidade,mas é sempre um risco uma vez que não são conhecidas. A média das posturas dos meus casais é de 7 ovos e pondo os mesmos aos bengalins, os intervalos de postura é media de 8 dias, portanto a alimentação é um dos pilares base na criação de aves em cativeiro.
Um abraço,Ferreira
Martini18
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 20, 2019 4:10 pm

quarta mar 20, 2019 4:11 pm

Boas, tenho 1 femea gould e 2 machos mas nao ligam muito uns aos outros, o que posso fazer para a femea ter interesse num macho? Obrigado
Responder

Voltar para “Aves”