Quem não sabe.... inventa !

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta dez 28, 2005 8:17 pm

Admito que existam pessoas que por desconhecimento cometam erros.

Admito que ninguém nasce ensinado.

Mas não admito que as pessoas digam certas barbaridades, levando outros a cometer erros que por vezes podem sair caros.


Esta mensagem foi colocada no fórum do Periquito:
Olá, apenas vos previno que caso vos oferecam um periquito com anilha (ferro), levem logo de volta à Loja para a retirarem, pois apesar de achar estranho, deixei ficar e hoje teve de ir ao veterinário para fazer uma pequena intervenção (ser anestesiada para poderem serrar a anilha, pois nao dava para cortar). A pata começou a inchar e esteve em risco de perder a mesma. Como é possivel venderem animais assim!!! Sem alertarem as pessoas que os compram, e que no inicio nada sabem sobre o assunto. É tão escandaloso, pois antes deste Vet fui a 3 que me disseram que nada poderiam fazer..., e que certamente iria ficar sem pata... desanimador não!!! So espero que agora ela se sinta bem melhor e que "VENCA"!!! OBG

Este tipo de conselho faz-me alguma confusão e sabendo que algumas pessoas vão atrás destas conversas, o mais certo é que daqui a dias, apareçam por aí alguns "inteligentes" que na tentativa de tirarem as anilhas das suas aves, acabam por lhes partir as patas.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

quarta dez 28, 2005 9:10 pm

Pois é...

Como dizes Paulo, uma coisa é não saber, outra pensar que se sabe mas outra ainda pior, não tentar saber do que se está a falar e generalizar em público sobre assuntos que se desconhecem.

Da mesma forma que desconhecer que para tirar anilhas existem tesouras/alicates especificos que tornam o processo MUITO simples, muito rápido e sem ser preciso andar a "serrar" a anilhas e muito menos com anestesias a um periquito.

Como informação geral:
As anilhas não são de ferro mas sim de aluminio (existem várias ligas), mesmo as mais grossas são de ligas endurecidas e apenas em grande psitacídeos são usadas anilhas de aço, mesmo assim são poucos esses casos.
Um anilha, mesmo numa pata que já esteja inchada leva 2-3 segundos a cortar (com um alicate próprio) e a grande maioria das aves recupera em alguns dias (basta desaparecer o inchaço). Esta operação deve ser feita por duas pessoas, sobretudo se não tiver experiência. O inchaço e a zona de corte devem ser desinfectados e aplicada uma pomada com antibiótico durante os dias seguintes (bacitracina funciona muito bem nestes casos).
Um anilha não chega ao estado de ter que ser cortada de emergência com um grande inchaço em 24h, se observarmos normalmente as aves no dia a dia percebe-se facilmente e em poucas horas se está a haver algum problema deste tipo, muito antes de ser um caso critico e de perder uma pata por causa disso.

Como disse o Paulo quando não se sabe, das duas uma ou se tenta aprender ou se procura perguntar a quem saiba ANTES de tomar posições públicas a criticar isto ou aquilo. Por ano são anilhadas centenas de milhares de aves em Portugal e dessas as que têm problemas são uma infima parte, nada significativa.

Por isso se tiverem aves com anilhas acreditem que isso é a coisa MAIS normal do mundo, aliás um criador tenta dentro do possivel que TODAS as suas aves tenham anilhas e não o faria se isso colocasse essas aves em risco como é lógico!!
Ricardo M.
ferreira_vn
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm
Localização: cão, gata e 200 aves

quinta dez 29, 2005 12:45 pm

Bom dia.
Para mim a história está mal contada, de certeza que a pessoa em causa leu esses livros desinformantes que andam por aí e que dizem quando comprar uma ave anilhada retira-la logo que chegue a casa, como se tratasse de uma aliança, vai daí e tenta arranca-la ou corta-la e o resultado foi ir parar ás mãos de um magarefe, porque infelizmente num universo de 1000 veterinários há um que percebe de aves e isso provavelmente por ser também um aficionado.
Cumprimentos, Ferreira
Responder

Voltar para “Aves”