macho ou femea?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nino1
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 12:50 pm
Localização: COOKIE-Yorkshire terrier, BICA-Cocker spaniel, NINO-Periquito, Aquario Comunitário 90l (Água doce)

sexta dez 30, 2005 5:45 pm

Eu gostava de saber como destinguir uma roula femea de uma roula macho.
quem me poder ajudar.

obrigado

catarina
<p>Os animais s&atilde;o nossos verdadeiros amigos, n&atilde;o s&atilde;o c&iacute;nicos nem falsos, s&atilde;o leais e para sempre.</p>
Alcorucen
Membro
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

sexta dez 30, 2005 7:51 pm

Repetida.
Última edição por Alcorucen em sexta dez 30, 2005 7:56 pm, editado 1 vez no total.
Alcorucen
Membro
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

sexta dez 30, 2005 7:52 pm

Olá Catarina.

Não sei concretamente a que Rola te referes, mas, partindo do princípio que se trata da Rola-Comum (Streptopelia Turtur), posso dizer-te que não é fácil a distinção.

Existem alguns métodos pouco científicos, usados no meio rural, como, por exemplo, aquele em que consiste em pressionar ligeiramente sobre as costas da ave, que reagirá colocando o rabo para cima (caso seja fêmea) ou para baixo (em caso de macho).

Para além disso, só o macho canta verdadeiramente; apesar do som emitido pelas fêmeas poder ser confundido por desconhecedores.

Provas mais científicas (para além de ADN), poderão ser obtidas na época da criação; se tiveres um casal, o macho é aquele que vai efectuar o ritual de acasalamento; caso só tenhas uma, se não põe ovos é macho, porque as fêmeas, mesmo sem macho vão nidificar e pôr ovos.

Boa sorte e Bom Ano.
luissilva
Registado: sábado dez 31, 2005 3:09 pm

sábado dez 31, 2005 3:25 pm

ola
o mais provavel e ke seja das rolas comuns logo o macho tem o peito mais esbranquisado do ke a femea e a femea e mais escura ke o mach na parte dorsal .........
B51
Membro Júnior
Registado: quinta dez 15, 2005 12:16 am

sábado dez 31, 2005 7:32 pm

OLA
como criador de rolas domesticas e rolas bravas. Vou explicar as tecnicas que eu utilizo que são: a que a cabaça do macho é mais larga que a da femea, o bico do macho é mais largo, o cantar, apalpando a parte do ventre o que tiver os dois ossos mais proximos é macho, o comportamento da rola.
basicamente é isto que eu utilizo à 15 anos de criação de rolas e raramente me engano.
estas tecnicas ninguem me disse eu proprio as descobri, porque por vezes temos de ser nos a avancar, não podemos estar dependentes.

BOAS ENTRADAS A TODOS
Responder

Voltar para “Aves”