Olá!
Eu tenho 2 caturras q penso q são macho e fêmea.
Eles andavam a acasalar todos os dias à mesma hora (!!!!) e agora a (suposta) fêmea colocou ovos (só pode ser fêmea pq era ela q fazia uns barulhinhos estranhos quando estavam a acasalar, o q é característico das fêmeas.
A data de colocação dos ovos foi 22, 23, 24, 27, 29, 31 de Dezembro. Puseram 6 ovinhos.
Eles estão numa gaiola espaçosa, mas como não têm daquelas caixas que fazem de ninho puseram os ovos no fundo da gaiola... A gaiola, apesar de espaçosa, não é espaçosa o suficiente para lá caber uma caixa das dimensões apropriadas para caturras, então para eu colocar a caixa teria de a colocar fora da gaiola, agarrada a esta de qualquer forma. No entanto, teria de vergar umas grades para eles poderem entrar para a gaiola. Ora eu não quero estragar a gaiola pq ainda foi cara!! E por outro lado, como já tinham posto os ovos e eu li não sei onde que as caturras não gostam de mudanças no seu ambiente achei melhor não lhes mexer, com medo que rejeitassem os ovos.
Ora tudo estava a correr bem, até ontem, em que, mais uma vez, decidi limpar-lhes a gaiola. Apesar de lhes ter colocado, como de costume, sementes no fundo da gaiola para que os ovos não andem a rebolar pelo fundo, e ter deixado tudo exactamente como estava, eles já não ligam nadinha aos ovinhos. E já tinha limpo várias vezes a gaiola antes!
Numa tentativa desesperada, hj coloquei os ovos num cesto de fundo fino, com algumas sementes para servirem de apoio e tenho-os em cima de um aquecedor a óleo com um pano por cima... Tenho controlado a temperatura que se mantém a 38 graus +-. (Ontem foi dia 12 e hoje é dia 13) Estou 1 bocado pessimista, pq qd lhes toquei agora, por volta das 20.30 estavam frios ( e isto nunca tinha acontecido...
Alguem me ajuda? Serão macho e fêmea? Será que ainda existem passaritos dentro dos ovos ou será q morreram? Como é que vejo se existe "alguem" dentro dos ovos?? Isto que estou a fazer é completamente inutil ou será que ainda os posso salvar? E se não é inutil a temperatura é adequada??.... ? peço desculpa pelas perguntas todas...
Ajuda com caturras!
Boa noite.
Pois, em relaçao aos ovos sinceramente acho que nao vale a pena ligar-lhes muito, pois logo de inicio devem se ter estragado, nao vao ecodir se tiverem sido chocados contra uma superficie fria, por isso é que se usam aparas de madeira nos ninhos (os unicos psitacideos que nao fazem ninho sao os periquitos ), em relaçao a tarem cheios a cor dos ovos muda ligeiramente e em contra luz pode-se ver os embrioes (uma zona escura que é o embriao e uma mais clara que é a camara de ar).
Mesmo que eclodisem ia ter outro problema maior que seria a alimentaçao nos primeiros dias.
Em relaçao a serem casal, os machos tem normalmente a face com mais amarelo e a mancha vermelha maior do que as femeas, as femeas tem as 2 penas do centro da calda sarampitadas assim como a parte inferior das asas, isto nas de coloraçao normal e na maior parte das mutaçoes, se quiser mesmo criar caturas tem de arranjar um ninho de madeira e colocar no seu interior uma camada de aparas de madeira ou turfa,as gaiolas que se vendem normalmente sao caras, bonitas mas so servem para ter aves nao para efeitos de criaçao (uma gaiola para criaçao de caturas deve ter pelo menos 1 metro de comprimento)
Com os melhores cumprimentos Filipe
Pois, em relaçao aos ovos sinceramente acho que nao vale a pena ligar-lhes muito, pois logo de inicio devem se ter estragado, nao vao ecodir se tiverem sido chocados contra uma superficie fria, por isso é que se usam aparas de madeira nos ninhos (os unicos psitacideos que nao fazem ninho sao os periquitos ), em relaçao a tarem cheios a cor dos ovos muda ligeiramente e em contra luz pode-se ver os embrioes (uma zona escura que é o embriao e uma mais clara que é a camara de ar).
Mesmo que eclodisem ia ter outro problema maior que seria a alimentaçao nos primeiros dias.
Em relaçao a serem casal, os machos tem normalmente a face com mais amarelo e a mancha vermelha maior do que as femeas, as femeas tem as 2 penas do centro da calda sarampitadas assim como a parte inferior das asas, isto nas de coloraçao normal e na maior parte das mutaçoes, se quiser mesmo criar caturas tem de arranjar um ninho de madeira e colocar no seu interior uma camada de aparas de madeira ou turfa,as gaiolas que se vendem normalmente sao caras, bonitas mas so servem para ter aves nao para efeitos de criaçao (uma gaiola para criaçao de caturas deve ter pelo menos 1 metro de comprimento)
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 06, 2003 3:34 pm
Ok, obrigada!:D
Acho que vou mesmo comprar uma gaiola maior... Sabe quais são as diemensões ideais? E o ninho (a caixa) é melhor colocar-se dentro ou fora da gaiola?? E agora quando é que eles voltarão a pôr ovos?
Obrigada!
Acho que vou mesmo comprar uma gaiola maior... Sabe quais são as diemensões ideais? E o ninho (a caixa) é melhor colocar-se dentro ou fora da gaiola?? E agora quando é que eles voltarão a pôr ovos?
Obrigada!

Boa tarde as dimensoes da gaiola sao as que eu ja referi, cerca de 1 metro de comprimento, por meio de largura e 1 metro ou mesmo meio de altura, porem nao sei se consegue encontrar uma gaiola com medidas semelhantes as que indiquei, nao sei de que zona é para lhe indicar uma loja.
O ninho é uma caixa de 20 x 20 centimetros de base por 30 de altura, pessoalmente prefiro os ninhos internos, por uma questao de segurança mas neste caso talves externo seja melhor pois existe sempre a questao de por e tirar o ninho e a questao de espaço interior.
Quanto a voltarem a por, assim que as mudar sera o tempo de se habituarem a nova gaiola, depende de casal para casal, mas nao demoram muito.
com os melhores cumprimentos Filipe
O ninho é uma caixa de 20 x 20 centimetros de base por 30 de altura, pessoalmente prefiro os ninhos internos, por uma questao de segurança mas neste caso talves externo seja melhor pois existe sempre a questao de por e tirar o ninho e a questao de espaço interior.
Quanto a voltarem a por, assim que as mudar sera o tempo de se habituarem a nova gaiola, depende de casal para casal, mas nao demoram muito.
com os melhores cumprimentos Filipe
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 06, 2003 3:34 pm
E ja agora, eu tirei-lhes os ovos e ainda os tenho no aquecedor... (coitadinhos... acho q estou em fase de negação... lol) Mas eles hj de manhã já lá andavam tdos divertidos a acasalar!!!...
Será q vão pôr ovos outra vez?? Dps de terem posto ovos quando é que podem por ovos outra vez?
Se der para porem ovos já de novo lá terei de os separar... oh sorte...
É q ja li q n é nada saudavel para a fêmea andar a por ovos assim à doida... estou preocupada...
Será q vão pôr ovos outra vez?? Dps de terem posto ovos quando é que podem por ovos outra vez?
Se der para porem ovos já de novo lá terei de os separar... oh sorte...

É q ja li q n é nada saudavel para a fêmea andar a por ovos assim à doida... estou preocupada...

olha como têm caturras à muito tempo eu estou com problemas, tenho uma caturra ainda nova, que me ofereceram à cerca de 3 semanas, mas já estou a ficar chateado com ela porque passa os dias a piar mas desde as 8h da manhã até cerca das 14h, sem se calar o que já incomoda os vizinhos, eu não me queria desfazer dela mas queria saber o que posso fazer par ela não fazer tanto barunho.
Obrigado
Obrigado
Boa tarde bem quanto a Ana pois se começaram a por tao depresa não devem desistir, uma femea pode por ovos passadas 2 ou 3 semanas, de facto nao convem muito a femea tar sempre a por mas 2 ou 3 vezes seguindas nao tem importancia nenhuma, se as quiser criar mude-as de gaiola se nao quiser deixe as tar que elas fartam-se
Quanto os ovos sinceramente acho que mais vale esquece-los.
Quanto a /ao? smvc ca para mim deve ter um macho e enquanto nao tiver conpanhia nao se vai calar de certeza.
Quanto os ovos sinceramente acho que mais vale esquece-los.
Quanto a /ao? smvc ca para mim deve ter um macho e enquanto nao tiver conpanhia nao se vai calar de certeza.