domingo fev 12, 2006 2:32 pm
Boa tarde ao fórum.
Em minha opinião, os problemas que observas não se deverão tanto à quantidade mas à qualidade das espécies (como aliás já foi dito).
Não descreves as medidas exactas mas, partindo do proncípio que os 2,5 mt x 2mt se referem a comprimento x largura, mesmo desconhecendo a altura, parece-me que é mais que suficiente para 18 (dezoito) aves; a não ser que, como sugere o Ricardo, tenhas mais aves do que aquelas que mencionas. Os Periquitos é que têm que sair daí - claro que ideal seria separá-los por espécies e até por casais, nalgumas espécies.
Eu próprio tenho Bengalins, Mandarins, Tecelões e até Javas no mesmo viveiro; neste caso, noto alguma agressividade dos Javas (mais territoriais) especialmente quando as crias saem do ninho, mas nunca tive verdadeiros problemas. É claro que não tenho Pintasssilgos ou Lugres, mas não me parece que o problema venha daí.
Resumindo, é minha convicção que, se separares os Periquitos, resolves os problemas; os Tecelões até dão um grande jeito porque fazem uns ninhos excelentes que as outras aves aproveitam...
É claro que tens que cumprir a doutrina de mais ninhos que fêmeas, pois os Bengalins, principalmente, vão tentar ocupar todos os ninhos que lhes for possível, por isso têm que haver muitos de sobra !
Cumprimentos e boa sorte.