Adquiri hoje um casal de mandarins. a fêmea está em perfeitas condições mas o macho tem a pata um pouco inchada junto aos dedos, portanto no meio dos dedos ( tipo a palma da sua mão). Poderá isto influenciar a criação que quero iniciar. Quando o comprei não reparei que estava assim.
Alguem me pode ajudar sff?
Mandarim Macho
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm
toda a ajuda é bem vinda. Ah e antes que me esqueça.. Posso colocar dois casais de mandarins numa gaiola de 60 cm de comprimento, 30cm de largura e 35cm de altura? Agradeço resposta
cumprimentos a todos
cumprimentos a todos
Penso que o facto da pata estar inchada pode não afectar a criação. Talvez seja temporário. Em relação á colocação de dois casais de mandarins na mesma gaiola para criar eu não aconselhava pois os mandarins são muito territoriais e atacam qualquer ave que se aproxime do ninho, o que pode provocar stress, as aves estão menos tempo no choco e pode originar "assaltos" ao ninho vizinho ou até mesmo o abandono do ninho para ir morar para casa do vizinho. É melhor tentar manter os casais isolados.
Cumprimentos
Nuno
Cumprimentos
Nuno
Boa tarde ao fórum.
Relativamente ao agrupamento dos casais, não é problema quando há espaço suficiente, os mandarins criam-se sem quaisquer ajudas; eu tenho criado quer com separação de casais, quer em viveiro, mas existem algumas regras a observar: as medidas que indicas parecem-me curtas para juntá-los, mas são semelhantes a alguns viveiros para dois casais; essa gaiola não é divisível? Se for, basta colocar-lhe a divisória com um casal para cada lado. Um pormenor importante em viveiro, é colocar mais ninhos que fêmeas; como diz o Nuno, estas aves invadem ninhos alheios e têm o estranho hábito de querer todas o mesmo, inclusivé para passar a noite...
Resumindo, o meu conselho é separá-los. Isso não significa que não tenhas sucesso caso os mantenhas juntos; de qualquer modo, eles não vão matar-se; se optares por mantê-los juntos, mete três ninhos na gaiola e observa-os. O problema é que colocar três ninhos num espaço já reduzido agrava ainda mais o problema da sobrelotação.
Se essa gaiola não for divisível, o melhor é comprares outra (não precisa de ser tão grande) para o segundo casal...
Boa sorte.
Relativamente ao agrupamento dos casais, não é problema quando há espaço suficiente, os mandarins criam-se sem quaisquer ajudas; eu tenho criado quer com separação de casais, quer em viveiro, mas existem algumas regras a observar: as medidas que indicas parecem-me curtas para juntá-los, mas são semelhantes a alguns viveiros para dois casais; essa gaiola não é divisível? Se for, basta colocar-lhe a divisória com um casal para cada lado. Um pormenor importante em viveiro, é colocar mais ninhos que fêmeas; como diz o Nuno, estas aves invadem ninhos alheios e têm o estranho hábito de querer todas o mesmo, inclusivé para passar a noite...
Resumindo, o meu conselho é separá-los. Isso não significa que não tenhas sucesso caso os mantenhas juntos; de qualquer modo, eles não vão matar-se; se optares por mantê-los juntos, mete três ninhos na gaiola e observa-os. O problema é que colocar três ninhos num espaço já reduzido agrava ainda mais o problema da sobrelotação.
Se essa gaiola não for divisível, o melhor é comprares outra (não precisa de ser tão grande) para o segundo casal...
Boa sorte.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm
Obrigado por toda esta ajuda, estou muito grato. Tenho mais uma questão a fazer. É melhor ter mais machos que fêmeas ou mais fêmeas que machos? Sendo que tenho dois casais e agora vão-me dar mais um(a) mandarim.
cumprimentos,
cumprimentos,