E agora????? O que faço???????

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo out 27, 2002 8:51 pm

Olá, eu tenho um problema.(obvio senão não estava aqui) :?
No tópico anterior eu disse que o meu periquito saíu do ninho, tinha um papo...etc etc. MAS eu reparei hoje numa das minhas visitas ao ninho (na medida em que o periquito embora saia do ninho ainda volta lá para dentro) que está lá um ovo...
ouseja, a fêmea está a chocar outra vez, e ainda não acabou totalmente a outra "ninhada"!!!! Eu agora queria que ela recuperasse pois ela está muito magra,e outro "choco" não vem nada a calhar!!!
Eu podia-lhe tirar o ninho, mas ela poderia por os ovos no chão, o que seria um autêntico suplicio para ela equilibrar-se no poleiro a por o ovo, ou podia à medida que ela fosse pondo, tirar os ovos.Só que acontece que ela pode ficar traumatizada por causa disso!!!!!!
Eu não quero mais bébés agora. O que faço????????? :cry: :roll: :cry:
Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

segunda out 28, 2002 2:53 pm

Os periquitos têm por norma 4 ninhadas por ano. É frequente chocarem ovos da ninhada seguinte enquanto os filhotes da anterior ainda frequentam a casa. Agora cabe-lhe a si decidir se quer deixar a Natureza prosseguir o seu caminho ou travá-la.
Não é por ter poucas penas que um filhote com mais de 4 semanas de vida vai morrer. Certamente já não haverá problema de separar esses filhotes dos pais e deixá-los continuar a ninhada seguinte.

Boa Sorte!
Lady_girl
Membro Veterano

segunda out 28, 2002 4:51 pm

O que eu quero saber não tem nada a ver com o outro tópico. eu quero saber como posso impedir de a fêmea fazer outra ninhada, pois ela está super magra e mais uma e pode ir para os anjinhos. É só isso que eu quero saber. o Outro periquito está na altura de saír do ninho e está muito bem cá fora. O único problema dele é que tem a zona do papo inchada, e que em princípio se não melhorar vai ao vet.

Pode-me dizer isso???? Não vale a pena dizer coisas que não têm nada a ver com o tópico.

A gradecia que me respondesse ao que perguntei. Obrigada!!! :?
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda out 28, 2002 10:04 pm

Amiga, o papo do periquito bebé está inchado, ou está cheio de comida? É concerteza comida dada pelos pais, o que quer dizer que está a ser bem alimentado e que os pais são cuidadosos. Não se preocupe com isso, se assim for, que é o mais provável.
Sobre o facto de a fêmea ter iniciado nova postura, não se preocupe que ela não vai morrer com fome e não estará tão magra como lhe parece.......para evitar que ela faça mais posturas, não me ocorre nada que possa fazer.
Como não quer mais bebés, quando ela terminar a postura, tire-lhe os ovos verdadeiros e ponha-lhe ovos falsos, de plástico, que existem á venda no comércio da especialidade. Ela incubará como se fossem verdadeiros e acabará por abandoná-los ao fim de algum tempo e fazer nova postura; aí terá que voltar a repetir a operação de substituir os ovos verdadeiros por ovos falsos.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça out 29, 2002 7:18 am

Olá

Cuidado com as posturas sucessivas, pois a periquita poderá ficar com falta de cálcio, podendo dar origem a ovos de casca mole, que a periquita terá dificuldade em pôr, podendo causar-lhe a morte. Para evitar isso, convém ter à disposição da periquita osso de choco (compra-se nas lojas de animais). Tirar os ovos à medida que a periquita os for pondo pode ser ainda mais grave, principalmente porque há periquitas muito persistentes. O melhor mesmo é trocá-los por ovos de plástico, como já foi sugerido.

Já agora, não disseste que alimentos pões à disposição dos periquitos para eles criarem os filhotes. Isso é muito importante, tanto para os pais como para os filhotes. Não te esqueças que criar os filhos é uma tarefa que consome muita energia, e se não puseres à disposição do casal alimento suficiente e de qualidade para criarem os filhos, eles podem ressentir-se. Há no mercado papas especiais para a época de criação.
O ideal era teres-te informado antes de deixares os periquitos fazerem criação. Sabes, para criar aves não basta dar-lhes um ninho. Se estás mesmo interessada em aprender, sugiro que compres um livro sobre o assunto, do tipo "ABC da Criação de Periquitos", ou "Novo Guia dos Periquitos". Há vários. Compra o que achares mais fácil de compreender. Encontram-se facilmente à venda nos hipermercados, e costumam abordar todos os aspectos da criação e manutenção de periquitos.

Boa sorte

Florinda Lopes
Lady_girl
Membro Veterano

terça out 29, 2002 6:31 pm

Esta não é a primeira ninhada. Eu tenho dois ossos de choco presos no tecto e nos lados da gaiola (um em cada canto), tenho papa para criação (da avipar - se não me engano) e a mistura de semementes é uma da Avipar (que se vende em supermercados - sempre axei que as misturas a kilo não são grande coisa) e esses dois livros de que falaste...tenh-os aos dois... :D a minha dúvida era só mesmo o papo do periquito, e como posso evitar que ela saia do ninho (em tempo de aulas também não tenho muito tenpo para tratar de uma criação). Mas substituindo os verdadeiros por falsos, ela continuará a por ovos... :( e eu quero tirar o ninho também... :( não quero que ela continue de choco...

Sugestões?????????? :(
DoutorAnimal
Membro
Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm

quarta out 30, 2002 12:11 pm

quanto ao periquito, deve ser mesmo a comida.
e se for, é muito bom sinal pois isso significa que o piriquito está a ser bem alimentado pelos pais.
quanto á periquita é assim:( isto vai recrer um resposta longa)
eu deixo os meus periquitos fazerem 3 posturas por ano sejam bem sucedidas ou não ( mas normalmente são) então a pergunta é assim quantas posturas é que ela já fez este ano?
como er o estado de saúde do casal quando fizeram a primeira postura?
e esta?
já me aconteceu ter que deixar os meus casais, por algum motivo, fazerem só uma ou duas posturas.
bom eu fiz assim, deixei-os fazerem 1 ou 2 ,depende do caso, e depois tiravalhes o ninho.
mas no teu caso eu deixava-os continuar esta postura e depois tirava o ni nho ou então fazia como o Mozungo disse, eu acho que foi ele, substituia os verdadeiros por falsos e quando ela os abandonasse tiravaslhe o ninho.
mas nunca tires os verdadeiros e o ninho e pronto. podes traumatizar o casal. :!: :!:
DoutorAnimal
Membro

quarta out 30, 2002 12:23 pm

quanto ao periquito, deve ser mesmo a comida.
e se for, é muito bom sinal pois isso significa que o piriquito está a ser bem alimentado pelos pais.
quanto á periquita é assim:( isto vai recrer um resposta longa)
eu deixo os meus periquitos fazerem 3 posturas por ano sejam bem sucedidas ou não ( mas normalmente são) então a pergunta é assim quantas posturas é que ela já fez este ano?
como er o estado de saúde do casal quando fizeram a primeira postura?
e esta?
já me aconteceu ter que deixar os meus casais, por algum motivo, fazerem só uma ou duas posturas.
bom eu fiz assim, deixei-os fazerem 1 ou 2 ,depende do caso, e depois tiravalhes o ninho.
mas no teu caso eu deixava-os continuar esta postura e depois tirava o ni nho ou então fazia como o Mozungo disse, eu acho que foi ele, substituia os verdadeiros por falsos e quando ela os abandonasse tiravaslhe o ninho.
mas nunca tires os verdadeiros e o ninho e pronto. podes traumatizar o casal. :!: :!:
Lady_girl
Membro Veterano

quarta out 30, 2002 11:14 pm

pelo que percebi, quer saber o estado de súde do casal nesta postura e na 1ª...certo??? quando o casal fez esta criação, estava bem de saúde...só a meio da postura começei a reparar que a fêmea estava muito magra, e isso faz-me impressão...

Na primeira postura, o casal estava em optima saúde e quando acabou, estava tudo normal, e em perfeitas condições. mas eu vou fazer isso de substituir os ovos verdadeiros... :D obrigada pelos conselhos... ;)
DoutorAnimal
Membro

quarta out 30, 2002 11:22 pm

vai dando notícias!
Lady_girl
Membro Veterano

domingo nov 03, 2002 11:27 am

Eu sou uma medricas do caraças... :oops:
Já comprei os ovos de plástico, mas não sou capaz de os substituir...é que lá dentro estão bébés a nacer...pelo menos um dos ovos já se vê que está fecundado, não sou capaz de os por no lixo...vou continuar com esta postura para a frente e depois, morra quem morrer ela não faz mais bébés... :oops:

Mas obrigada pelos conselhos, pode ser que sirvam para a próxima... :oops:
Responder

Voltar para “Aves”