Oi... acho normalíssimo isso da íris... eu ando completamente à nora para ver d q tipo d variante são os meus malhados dominantes, acho q devido a um cruzamento entre varias variantes foi lhes conferido características ambíguas q impede a distinção (dentro dos malhados dominantes australianos e continentais, e as sub classes de ambos)...
Eu tenho dois malhados dominantes machos sem relação de parentesco alguma, um deles é visualmente um malhado dominante australiano e deu 1 filho q me parecia um malhado recessivo por causa da assimetria das manchas e das malhas, por ter demorado mais tempo q o normal a ganhar a cor azul na cera (foi rosa durante montes de tempo)e a ganhar a íris branca, ele já tem uns 2 anos e mesmo assim a íris n é totalmente branca, é tipo uma sombra, e por ter o bico laranja e as patas cor de rosa (e tem uma das barbas branca e outra violeta);

[/img]

[/img]
O outro parecia m um malhado recessivo pq é quase todo branco, só tem um pouco de azul á volta do pescoço, umas malhas mal semeadas no topo das asas e n tem íris em nenhum dos olhos (fica tão giro, parece um et

) e teve filhos malhados dominantes australianos com íris e sem nenhuma diferença a n ser as malhas assimétricas e a cauda azul escura característica dos malhados dominantes australianos
(agora é q estou a pensar :S, n coloquei a hipótese dele ser tb malhado recessivo...mas depois vejo isso)

[/img]
Mas n te admires dele ter íris só num olho, são pequenos "erros" q levam a coisas engraçadas
Por exemplo tive um albino q tinha uma malha negra numa das asas =)
Abraços,
Boa sorte na criação
Vasco Gonçalves
[/img]