Olá,
Ontem salvei um periquito (que devia ter fugido de alguém) de ser morto por um dos meus gatos. Penso que na altura não ficou ferido, pois não vi sangue em lado nenhum, e tentei não o magoar nas asas ao apanhá-lo. Coloquei-o numa caixa de cartão furada (visto ainda não ter arranjado gaiola, pois não tenho pássaros em casa), com algum pão com água e pedaços de cenoura, mas parece-me q não comeu.
Deixei-o fechado numa divisão de casa até arranjar gaiola, mas sabe-se lá como, os meus gatos conseguiram detectar o periquito e conseguiram ir atrás dele (eu juro que fechei bem a porta e a janela).
Hoje, quando a minha mãe o apanhou, ele estava ferido nas costas à beira das asas, tinha sangue mas não era muito, e eu pus-lhe betadine na ferida.
Entretanto arranjei uma gaiola, e coloquei-o lá dentro, mas o periquito parece-me muito murxito... e está num poleiro mas segura-se com o bico, tenho a impressão que não se equilibra muito bem. Está também com as asas um bocadinho abertas.. quer dizer, de vez em quando deixa descair um bocadito uma das asas...
Não sei se alguma das asas estará partida, ou então se outra coisa parte do corpo estará, ou se está apenas assustado e com calor (borrifei-o com água, mas ele não parece ter gostado muito), se é preciso comprar comida especial vitaminada para recuperar melhor, pois só comprei da normal para piriquitos, mas ele não me parece com muita vontade de comer...
Por favor, se alguém me puder ajudar ou já tiver passado por uma situação semelhante, eu agradeço que digam qualquer coisa, pois estou com pena do periquito, e não queria que ele morresse devido a não lhe ter prestado os cuidados devidos... Obrigada.
Ajuda!! Periquito ferido!
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo abr 03, 2005 11:10 pm
- Localização: 2 cadelas, 2 canários, 4 peixes, 1 porquinho da índia e 1 melro bebé
Compra-lhe vitaminas para piriquitos. Se vires que ele não vai comer nem beber água, vais ter de usar uma pipeta. Dar-lhe umas gotinhas de água pouco a pouco, um pouquinho de vitaminas. Ele depois começa a ir à procura de comida.