pintassilgos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Bloqueado
claudia1
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 10:54 pm

domingo ago 13, 2006 7:37 pm

Ola!Gostaria de saber se alguém me pode ajudar.Tenho 2 pintassilgos que nasceram num ninho no terreno do meu pai , em meados de Abril. Eles são em tons de castanho, nenhumtem vermelho na cabeca, por isso julgo serem duas femeas, mas gostaria q alguem me pudesse confirmar.
E caso sejam realmente duas femeas queria saber se alguem estaria disposto a trocar uma delas por um macho, pois gostaria de ter um casal.

Aguardo uma resposta de alguém, Obrigado.
Cláudia
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

domingo ago 13, 2006 8:11 pm

se os encontrou num ninho porque não os deixou la ficar :?: :x
Vamos fazer amigos entre os animais.
Nun0_Sant0s
Membro Júnior
Registado: sábado jun 24, 2006 4:53 pm

domingo ago 13, 2006 8:18 pm

Os pintassilgos quando são jovens ñ tem a mascarilha vermelha, só depois da primeira muda e que aparece a mascarilha vermelha,
como se distingue de macho ou femea e pela mascarilha e pelas asas,
se amascarilha ultrapassar o olho é macho se ñ é femea e se as cobertoras das asas forem castanhas são femeas se forem pretas sao machos.

Nun0_Sant0s
claudia1
Membro

domingo ago 13, 2006 8:53 pm

Muito obrigado, Nuno Santos. Diga-me só uma coisa : por volta de que idade é que farão a primeira muda de penas?Há também um pormenor, um deles nasceu sem uma patinha, isso irá implicar algum problema se um dia mais tarde resolver fazer criação?

Obrigado.Cláudia
claudia1
Membro

domingo ago 13, 2006 8:56 pm

Caro Paulop, ñ os deixei ficar no ninho pq no inicio eram 5 e acabaram por morrer 3, e eu com pena que os 2 que restavam morressem trouxe-os para casa.Garanto-lhe que estão a ser bem tratados.

Cláudia
paulop
Membro Veterano

segunda ago 14, 2006 9:22 am

é proibido capturar pintassilgos....e não pensou que o probabilidade de morrerem consigo era maior do que com os pais? :o
Jota_Carlos
Membro Júnior
Registado: sábado ago 12, 2006 6:58 pm

segunda ago 14, 2006 12:09 pm

Olá. Se ainda não começou, está quase a começar a pintar a cabeça.
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

segunda ago 14, 2006 5:45 pm

PauloP eu sinceramente acho que a Claudia_1 fez uma bela atitude, pois se ela não os tivesse salvado, os pobrezinhos poderiam morrer...né? Compreendo perfeitamente a sua opinião PauloP e até tem uma certa razão...mas pense nos pobres passarinhos, ainda por cima um não tem uma patinha, se calhar estavam um pouco mal tratados, não acha? Eles necessitam de cuidados especiais...e foi isso o que a Claudia deciciu fazer...dar.lhe cuidados especiais, alimentá.los direito, dar.lhes carinho, no fundo terem uma vida melhor, e depois também eles podem sempre serem devolvidos a natureza, né? Por isso em vez de criticar a atitude da Claudia_1, pense antes no bem estar destes animais...não acha? Há tantos animais em vias de extinção...tantos animais a receber maus tratos...etc, por isso atitudes como a da Claudia_1 só servem para melhorar as coisas...né? Parabéns Claudia_1! Vá dando noticias desses pintassilgos sortudos...e se puder ponha aqui fotos deles...ok? Fike bem...Fui... ;) :)
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda ago 14, 2006 6:01 pm

Os pintassilgos e as aves em geral, em Portugal, fazem a muda da pena em Agosto, Setembro e Outubro, dependendo da altura em que nascem.
Normalmente, em meados de Setembro a muda está já uqase completa ou completa mesmo.
Os pintassilgos jovens não tem máscara vermelha, não tem o castanho do peito, não tem o amarelo das asas, etc; só adquirem essas cores depois da primeira muda.
Portanto, tem que ter calma e aguardar; quanto ao sexo, agora não é possivel saber, so depois de terem a plumagem de adultos completa ( daqui a um mês, em principio, mais ou menos). Há duas maneiras de os reconhecer, mas para quem nunca viu um macho e uma fêmea, não é assim tão simples sem a ajuda de alguém.
Mas aqui vão umas dicas: nos machos, a máscara vermelha, na parte inferior dos olhos, termina onde termina o olho. Na fêmea, o vermelho da máscara, termina sensivelmente a meio do olho, na parte de baixo do mesmo.
Outra forma é atravez da cor das asas, ou melhor, dos "ombros"; no macho, se pegar na ave a abrir a asa, verá que, aquilo a que chamamos "ombro" tem uma cor preta mais ou menos viva e intensa; na fêmea, é pardo, um tanto acastanhado e baço.
De qualquer forma, recordo que ter aves indigenas em cativeiro é proibido e que deve ter cuidado ( não estou a fazer juizos de valor, apenas a alertar); em grande parte dos paises da Europa a criação de pintassilgos ( e outras especies) em cativeiro é permitida, porque perceberam ha muito que é a melhor forma de os preservar. Aqui tb havemos de lá chegar, mas por enquanto estamos entregues aos treinadores de bancada que até tem uma licenciatura ( e por isso mesmo pensam que sabem tudo) em qualquer coisa e são bons rapazinhos.
Nun0_Sant0s
Membro Júnior
Registado: sábado jun 24, 2006 4:53 pm

segunda ago 14, 2006 6:15 pm

Primeiro paulop se ñ fosse a claudia_1 os pintassilgos teriam morrido como os irmãos, e como ela os criou a mão bem faz ela em os ter em cativeiro,porque se ela os soltar eles morreram rapidamente porque ñ sabem procurar comida, tal como os selvagens fazem, e ñ venhas com tretas de os soltar porque eu ando com anilhadores credenciados e eles já me falaram sobre este assunto.

Nun0_Sant0s
paulop
Membro Veterano

segunda ago 14, 2006 9:36 pm

eu não pus em causa a atitude de ninguem so alertei para um facto....a quem disse que os pode libertar agora, as aves não podem ser libertadas agora...
Eles necessitam de cuidados especiais...e foi isso o que a Claudia deciciu fazer...dar.lhe cuidados especiais, alimentá.los direito, dar.lhes carinho, no fundo terem uma vida melhor, e depois também eles podem sempre serem devolvidos a natureza, né? Por isso em vez de criticar a atitude da Claudia_1, pense antes no bem estar destes animais...não acha?

olhe eu a pensar assim também achava certo e bem quem os apanha em liberdade com alçapões e redes ou cola e os põe em cativeiro, afinal é estar a aumentar-lhes a qualidade de vida... :roll: , com sementes boas e vitaminas...

Primeiro paulop se ñ fosse a claudia_1 os pintassilgos teriam morrido como os irmãos,
e porque isto aconteceu? porque os pais como se diz aqui na aldeia "escramentaram"?
claudia1
Membro

terça ago 15, 2006 6:54 pm

Muito obrigado a todos os que me esclareceram.Eu sei que é proibido ter aves deste tipo em cativeiro, mas acho que foi preferivel assim do que deixá-los morrer.Também ñ faço tenções de andar a exibir os meus passarinhos, são apenas para mim, para companhia.
Tenho algumas fotos deles, mas ñ sei como po-las aki.Se alguém me poder ajudar agradecia.

Cláudia
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça ago 15, 2006 6:59 pm

Consulte este tópicp, que explica detalhadamente como colocar fotos ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 44&start=0

Boa Sorte :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
claudia1
Membro

terça ago 15, 2006 7:14 pm

Imagem
claudia1
Membro

terça ago 15, 2006 7:17 pm

Ja consegui colocar as fotos, mto obrigado.Aki vai mais uma foto dos meus pintassilgos.

[/img]http://img164.imageshack.us/img164/7452 ... x7.jpg[img][/img]
Bloqueado

Voltar para “Aves”