Genetica dos red rumped e dos roseicollies

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
tjb
Membro
Registado: terça abr 04, 2006 8:14 pm

quinta ago 17, 2006 4:51 pm

Boa tarde a todos
alguem me pode explicar ou dar um site que explique o significado e como funcionam (albino, lotino, opalino, malhado etc) nos red rumped e nos roseicollies? ja procurei informação sobre ece tema mas nao encontrei praticamente nada
se alguem me poder ajudar agradeço
CUMPRIMENTOS A TODOS
TJB
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

sexta ago 18, 2006 2:29 pm

Bom eu vou dar-te uma explicação assumindo que tens conhecimentos básicos em genética, as mutações tem o mesmo comportamento na duas aves, com a particularidade que no roseicolli ainda não apareceu um azul verdadeiro.

Então é assim o Opalino e o Lutinos são recessivos ligados ao sexo
O Albino é um ino na linha azul, ou seja é a combinação da mutação INO com a Mutação Azul, sendo o ino recessivo ligado ao sexo e o azul recessivo autosomatico.
O malhado pode ser dominante (99% dos roseicollies malhados são dominantes os recessivos são muito raros ) ou recessivo, os red rumped malhados são por norma recessivos, nestes o malhado recessivo é do tipo anti dimorfismo sexual e os machos ficam iguais as fêmeas

Se quiseres aprofundar o teu conhecimento sugiro que adquiras o livro do Terry Martin “A Guide to Colour Mutations and Genetics in Parrots” que tem a vantagem de ter a informação estruturada de maneira a ser compreendida por criadores com diferentes graus de interesse pela genetica

Pedro Ramalho
tjb
Membro
Registado: terça abr 04, 2006 8:14 pm

sábado ago 19, 2006 7:22 pm

boas
Muito obrigado pela resposta... O livro que fala na msg esiste traduzido em portugues??
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Aves”