Canários com saudades?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
marstiki
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

sexta ago 25, 2006 1:33 pm

Viva

Comprei um casal de canários (totalmente côr de laranja) e pelo que ví aqui no fórum, por volta desta altura é "necessário" separar o macho da fêmea para que na altura devida (lá para início de fevereiro) eles tenham muitas "saudades".

O estranho é que decidi dividir a gaiola usando uma prancha de madeira (ficando cada pássaro com um espaço que me parece razoavel), e agora, embora não seja possível os passaros verem-se... passam grande parte do dia no chão da gaiola encostados à separação. Por vezes tentam activamente olhar-se pela fresta junto à ponta da separação, e o macho começou a cantar bastante mais do que antes...

A minha questão é: será este comportamento normal? É que para além disto, não se passa nada com eles... estão forte (pelo menos quando inspecionados na mão), e activos sempre que alguém se aproxima da gaiola.

Há solução ou alguma ideia do que posso fazer? Será que é necessário fazer alguma coisa?

Cumprimentos

PS- Desculpem se as questões são um bocado parvas, mas nunca tive canários, e não queria que lhes acontecesse algum mal só por não estar a tratar convenientemente deles!
CesarLopes
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

sexta ago 25, 2006 9:49 pm

Boas,

Pelo que descreveste não vejo nada de anormal, estavam juntos, separaste-os, e agora o macho chama pela femea, estamos quase, há quem já esteja na muda, e ai, ele vai abrandar com o cantar.
Em relação a separares os passaros, eles até podem estar sempre juntos, o inconveniente é o macho não cantar, e na altura de criar, não te criarem, mas como são passaros solitarios, não há mal nenhum em estarem sozinhos, mas é claro que no principio vão estranhar, depois habituam-se.

Só uma questão, não convem que os espaços onde estão os passaros seja menos que 30cmX30cmX30cm, cofirma só se a gaiola depois de dividida, eles tenham este espaço minimo para cada um deles.

Deve ser bastante engraçado ve-los, a espreitar, não é?

Bem, mas se alguem com mais experiencia que eu tiver outra opinião talvez seja mais acertada que a minha, pois a minha experiencia com canarios ainda é pouca.

Boa sorte
Cesar Lopes
crazyboy
Membro Veterano
Mensagens: 2883
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Localização: 2 gatos

sábado ago 26, 2006 9:29 am

O que o CésarLopes referiu tá certo! Eu cá acho preferível que os machos sejam separados das fêmeas, para como você referiu, aumentar as saudades e o desejo de acasalar deles! Caso tenha mais do que um casal pode juntar, numa gaiola grande, os machos todos (desde que eles não tejam na época de criação, não se tornam agressivos uns para os outros, caso estejam na época de criação, não convém que estejam juntos, pois pode haver zaragatas uns cons os outros) e as fêmeas junte noutra gaiola! O ideal é que o macho e a fêmea nem sequer se vejam, apenas se ouçam! Aliás quando se começa a aproximar a altura de criação, o macho começa a cantar para ela e a fêmea começa a piar e a arrastar a asa no chão ou a tentar fazer ninho! ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
marstiki
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

sábado ago 26, 2006 9:44 am

Viva

Obrigado pelas respostas dadas. Fico mais descansado por saber que o comportamento é normal!

Só mais um pormenor: exactamente quando é que se deve voltar a juntar o macho e a fêmea? Em janeiro ainda é muito cedo?

Atenciosamente
Marcos Bento
crazyboy
Membro Veterano
Mensagens: 2883
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Localização: 2 gatos

sábado ago 26, 2006 9:49 am

Em Janeiro, mesmo que os canários já estejam preparados para se reproduzir, ainda tá muito frio para uma possível postura e nascimento das crias! É preferível, portanto, que seja em Fevereiro! ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Responder

Voltar para “Aves”