Pôs apenas um ovo!...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
marstiki
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

quarta ago 30, 2006 9:18 pm

Num viveiro com mandarins, tenho um ninho com apenas um ovo. À mais de 15 dias uma das fêmeas pôs dois ovos cada um num ninho diferente, e não voltou a colocar mais nenhum.

Julgo que não voltou a pôr mais ovos porque tinha dois casais de bengalins que "ocupavam" todos os buracos que encontravam, e isso perturbou a mandarim! É claro que fiquei aborrecido e acabei por tirar os bengalins do viveiro!

A minha questão é: dado que já passou bastante tempo, os ovos (embora um deles esteja a ser chocado) estão estragados? A fêmea tem continuado a manter um dos ninhos muito bem arrumado passando imenso tempo no seu interior. Será que devo remover os ovos para incentivar nova postura?

Atenciosamente
CesarLopes
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

quinta ago 31, 2006 1:00 am

Boas,

Bem, o que li deixoume um pouco confuso, a femea pôs um ovo em dois ninhos, certo, dois ovos portanto, dois ninhos, certo, já lá vão 15 dias, certo????????
Se o que eu entendi está certo, acho que deves deixar lá os ovos para evitar que ele ponha nova postura num ninho que depois não vá chocar, ou então retira o ovo e o ninho, mas vale um passarinho na mão que dois ovos para o lixo.
Tambem, penso que o ovo que ela está a chocar, se tem mais de 15 dias começa ser muito tempo, nos proximos dias se não nascer nada é porque está vasio, se poderes ver à luz seria o melhor, mas se ele não deixa ver, deixa estar.
Falas na femea, e o macho???? Está junto com ela??? E não ajuda no choco????
Outra coisa, penso que quando retiraste os bengalins, poderias ter retirado o ninho com o ovo da mandarim, e colocalo juntamente com os bengalins, com um pouco de sorte chocavamte o ovo da mandarim, sem problemas, isto claro que se eles tivessem ovos, se não tivessem, guardavas esse, e quando os bengalins posessem ovos, colocavas ou trocavas com esse da mandarim.

Bem, mas isto é a minha opinião, se alguem mais conhecedor da materia podesse escrever algo sobre este assunto, pois eu não sou muito conhecedor de mandarins.

Boa sorte
Cesar Lopes
marstiki
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

quinta ago 31, 2006 6:48 am

[snip]
Última edição por marstiki em quinta ago 31, 2006 6:51 am, editado 1 vez no total.
marstiki
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

quinta ago 31, 2006 6:49 am

Viva César,
Bem, o que li deixoume um pouco confuso, a femea pôs um ovo em dois ninhos, certo, dois ovos portanto, dois ninhos, certo, já lá vão 15 dias, certo????????
é isso exactamente. Fico com a sensação ela colocou o 1º ovo num ninho e depois (como foi mportonada pelos bengalins) decidiu à última hora mudar de ninho, e colocou o 2º ovo já noutra caixa. A verdade é que apartir do momento em que retirei os bengalins, a fêmea pareceu decidir por apenas um ninho que tem vindo a arranjar frenéticamente e tem agora a caixa completamente revestida de fibras de coco com uma almofada para o único ovo em algodão.
Se o que eu entendi está certo, acho que deves deixar lá os ovos para evitar que ele ponha nova postura num ninho que depois não vá chocar, ou então retira o ovo e o ninho, mas vale um passarinho na mão que dois ovos para o lixo.
Tambem, penso que o ovo que ela está a chocar, se tem mais de 15 dias começa ser muito tempo, nos proximos dias se não nascer nada é porque está vasio, se poderes ver à luz seria o melhor, mas se ele não deixa ver, deixa estar.
Acho que é isso que vou fazer, esperar mais uns dias e se não eclodir retiro o ovo. Mas assim sendo tenho outra questão... Ao retirar o ovo devo "desmontar o ninho" ou devo deixar estar tudo como está, pronto para a próxima postura?
Falas na femea, e o macho???? Está junto com ela??? E não ajuda no choco????
O viveiro tem 4 casais (com 6 ninhos disponíveis) pelo que imagino que 1 dos machos seja o "pai do ovo". A verdade é que existe um macho que parece dar mais interesse à fêmea que está no ninho, mas não ajuda no choco!... Por isso não sei, e como não tinha os casais formados antes de os colocar no viveiro, estava à espera que a natureza fizesse o seu trabalho.
Outra coisa, penso que quando retiraste os bengalins, poderias ter retirado o ninho com o ovo da mandarim, e colocalo juntamente com os bengalins, com um pouco de sorte chocavamte o ovo da mandarim, sem problemas, isto claro que se eles tivessem ovos, se não tivessem, guardavas esse, e quando os bengalins posessem ovos, colocavas ou trocavas com esse da mandarim.
Comprei 4 bengalins, à espera de arranjar pelo menos um casal, mas infelizmente acho que são todos machos (já os ví a todos a cantar e a eriçar as penas). Na gaiola onde estão espero introduzir mais 4 e espero ter mais sorte desta vez.
Bem, mas isto é a minha opinião, se alguem mais conhecedor da materia podesse escrever algo sobre este assunto, pois eu não sou muito conhecedor de mandarins.
Obrigado pela opinião, e acho que vou seguir os teus conselhos.

Cumprimentos
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Mensagens: 476
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

quinta ago 31, 2006 7:49 am

Desculpe o off-topic mas... eu também tenho 3 bengalins. E cada vez que olho para eles todos eles piam ( tri.. tri.... tri..) mas há um deles ou dois que pareçem ser machos só que eu não sei como é o canto dos bengalins porque eles estão sempre a fazer pequenos sons! não percebo mesmo.


Há-de ser sempre uma espécie complicada.

cumprimentos,
crazyboy
Membro Veterano
Mensagens: 2883
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Localização: 2 gatos

quinta ago 31, 2006 8:39 am

Marstiki eu acho que você deveria ter esperado que os mandarins se agrupassem em casais ates de por os ninhos! Assim pode dar confusão! :?

Normalmente (pelo menos os meus fazem isso), os mandarins abandonam o ninho quando sentem que o ovo já não irá nascer, penso que é melhor esperar que a tal fêmea abandone o choco, para retirar o ovo, mas se vir que realmente ela nunca abandona o choco, aí terá que ser você a tomar a iniciativa, e tirar o ovo!

Quanto à questão dos bengalins, eu também tenho dois, que supostamente eram um casal, mas descobri que são dois machos! Ando doido à procura de duas fêmeas, uma para ca um deles, porque eles parece que se apaixonaram um pelo outro e tentam saltar um para cima do outro à vez :?
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
marstiki
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

quinta ago 31, 2006 9:23 am

Viva
crazyboy Escreveu: Quanto à questão dos bengalins, eu também tenho dois, que supostamente eram um casal, mas descobri que são dois machos! Ando doido à procura de duas fêmeas, uma para ca um deles, porque eles parece que se apaixonaram um pelo outro e tentam saltar um para cima do outro à vez :?
Também tenho o mesmo problema, e a primeira vez que os ví saltar para cima uns dos outros até pensei que sempre tinha conseguido arranjar um casal. Mas parece-me que não!

Pelo menos penso que todos são machos, mas a verdade é que todos fazem uma explicita "dança" onde ficam todos eriçados e fazem um trinado prolongado que até certo ponto (e apenas até certo ponto) é parecido com o som que os machos madarins também fazem.

Embora não tenha deixado formar casais antes de colocar os mandarins no viveiro, após 2 meses e pouco já estão todos emparelhados, e um dos casais já tem 4 crias que devem estar quase a sair do ninho! Assim, penso que após uma fase de adaptação já se atingiu a estabilidade. O problema foi mesmo o desatino com os bengalins... Vou deixar ficar o ovo mais uns dias e retiro-o se não houver mais nenhuma novidade...

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Aves”