Quando é que posso limpar o ninho?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
marstiki
Membro Júnior
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

sexta set 01, 2006 3:14 pm

Viva

Vou tentar resumir a situação: um casal de mandarins tiveram 4 crias, que sairam do ninho à dois dias e passaram a noite passada já fora do ninho.

Agora a questão...

Quando é que posso retirar o ninho, para limpar toda a "javardice que está lá dentro?

Cumprimentos
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

sexta set 01, 2006 4:19 pm

Se vir que as crias já não voltam definitvamente ao ninho, pode então retirá-lo, e faça-o por duas razões:

- para os filhos não frequentarem o ninho ( o que pode eventualmente prejudicar o trabalho dos pais que entretanto vão rapidamente iniciar uma nova postura)
- deve retirá-lo e esperar pelo menos 3 dias para os pais descansarem e voltar a colocar o ninho para uma nova postura.

Na limpeza retire os restos e, no caso do ninho ser de madeira, coloque-o num alguidar com água quente para a gordura sair toda e todas as fezes que estão coladas ao ninho.

Mais alguma dúvida disponha,

estou aqui para ajudar no que souber ;)

cumprimentos, pedronunoribeiro
marstiki
Membro Júnior
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

sexta set 01, 2006 5:51 pm

O ninho está num viveiro com outros casais de mandarins. Julgo que os filhos já não voltam mais ao ninho, mas ainda são alimentados pelos pais!

Tenho algumas questões...

Até quando é que eles serão alimentados pelos pais? Ou seja, quando é que estaram aptos para ser postos numa gaiola separada?

Tirando o ninho da gaiola, os pais voltaram para o mesmo ninho fazer a próxima ninhada?

Desde Já, Obrigado
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

sexta set 01, 2006 8:24 pm

Olá.
Boa noite.

Os filhos começam a ficar independentes a partir de 1 mês de idade. Aí já se alimentam sozinhos e já não necessitam dos pais, pode então separá-los.

Se retirar o ninho e se os restantes ninhos estiverem ocupados pelos outros casais, eles não vão ter sítio para nidificar, mas depois quando voltar a colocar o ninho rapidamente vão inciar outra postura.

mais alguma coisa diga ;)

cumprimentos, pedronunoribeiro
Responder

Voltar para “Aves”