Viva
Vou tentar resumir a situação: um casal de mandarins tiveram 4 crias, que sairam do ninho à dois dias e passaram a noite passada já fora do ninho.
Agora a questão...
Quando é que posso retirar o ninho, para limpar toda a "javardice que está lá dentro?
Cumprimentos
Quando é que posso limpar o ninho?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm
Se vir que as crias já não voltam definitvamente ao ninho, pode então retirá-lo, e faça-o por duas razões:
- para os filhos não frequentarem o ninho ( o que pode eventualmente prejudicar o trabalho dos pais que entretanto vão rapidamente iniciar uma nova postura)
- deve retirá-lo e esperar pelo menos 3 dias para os pais descansarem e voltar a colocar o ninho para uma nova postura.
Na limpeza retire os restos e, no caso do ninho ser de madeira, coloque-o num alguidar com água quente para a gordura sair toda e todas as fezes que estão coladas ao ninho.
Mais alguma dúvida disponha,
estou aqui para ajudar no que souber
cumprimentos, pedronunoribeiro
- para os filhos não frequentarem o ninho ( o que pode eventualmente prejudicar o trabalho dos pais que entretanto vão rapidamente iniciar uma nova postura)
- deve retirá-lo e esperar pelo menos 3 dias para os pais descansarem e voltar a colocar o ninho para uma nova postura.
Na limpeza retire os restos e, no caso do ninho ser de madeira, coloque-o num alguidar com água quente para a gordura sair toda e todas as fezes que estão coladas ao ninho.
Mais alguma dúvida disponha,
estou aqui para ajudar no que souber

O ninho está num viveiro com outros casais de mandarins. Julgo que os filhos já não voltam mais ao ninho, mas ainda são alimentados pelos pais!
Tenho algumas questões...
Até quando é que eles serão alimentados pelos pais? Ou seja, quando é que estaram aptos para ser postos numa gaiola separada?
Tirando o ninho da gaiola, os pais voltaram para o mesmo ninho fazer a próxima ninhada?
Desde Já, Obrigado
Tenho algumas questões...
Até quando é que eles serão alimentados pelos pais? Ou seja, quando é que estaram aptos para ser postos numa gaiola separada?
Tirando o ninho da gaiola, os pais voltaram para o mesmo ninho fazer a próxima ninhada?
Desde Já, Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm
Olá.
Boa noite.
Os filhos começam a ficar independentes a partir de 1 mês de idade. Aí já se alimentam sozinhos e já não necessitam dos pais, pode então separá-los.
Se retirar o ninho e se os restantes ninhos estiverem ocupados pelos outros casais, eles não vão ter sítio para nidificar, mas depois quando voltar a colocar o ninho rapidamente vão inciar outra postura.
mais alguma coisa diga
Boa noite.
Os filhos começam a ficar independentes a partir de 1 mês de idade. Aí já se alimentam sozinhos e já não necessitam dos pais, pode então separá-los.
Se retirar o ninho e se os restantes ninhos estiverem ocupados pelos outros casais, eles não vão ter sítio para nidificar, mas depois quando voltar a colocar o ninho rapidamente vão inciar outra postura.
mais alguma coisa diga