...ruidos estranhos(Diamantes Gould)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
flor_jade
Membro
Mensagens: 69
Registado: domingo jul 11, 2004 12:03 pm
Localização: Tartarugas, 2 Gatos, 4 Caturras, 3 Canários, 2 Peixes dourados

quinta set 07, 2006 11:32 am

:| Novamente a pedir ajuda, estará relacionado o facto de terem deixado de cantar com alguma doença???
Pois, há uns dias e é de noite quando práticamente estão a dormir, que escuto os dois fazerem uns barulhos que saiem da garganta, mas não abrem o bico, tipo uma tosse se é que se pode chamar assim, desconheço o que possa ser, mas eles como já disse estão (aparentemente)bem!
Se me poderem esclarecer, agradeço! :)
Patricia1
Membro
Mensagens: 124
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm
Localização: Casal de Caturras (kiko e Nina)

quinta set 07, 2006 2:14 pm

Aconselho a ir ao Vet! ;)
flor_jade
Membro
Mensagens: 69
Registado: domingo jul 11, 2004 12:03 pm
Localização: Tartarugas, 2 Gatos, 4 Caturras, 3 Canários, 2 Peixes dourados

sexta set 08, 2006 11:18 am

:) Obrigada, mas ontem não fizeram e já tentou cantar, penso que foi por terem sido mudados de sitio!
CesarLopes
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

sexta set 08, 2006 5:22 pm

Boas,

Esses ruidos poderam, e repito o "poderam", ser problemas respiratorios provocados por acaros/piolhos e outros, que surgem de noite e se escondem de dia.

Uma boa pratica de limpeza da gaiola, mudar o jornal do fundo no minimo de dois em dois dias, o ideal será todos os dias, suprar os comedoros todos os dias, e uma vez por semana lavalos com agua quente, lavar os bebedoros todos os dias a quando se muda a agua, evitar ao maximo madeiras na gaiola, por exemplo poleiros, e uma vez por ano fazer uma desinfecção da gaiola.

Ora, tudo isto é importante, mas tambem sei que hoje em dia é um pouco dificil estar a fazer as coisas na perfeição, mas deve tentar organizar as tarefas de limpeza o mais proximo disto possivel, tambem existem aves mais resistentes que outras.

E com isto não estou a dizer que voce não limpa a gaiola, nada disso, nem estou a dizer que o problema se deve aos parasitas que nela vivem, estou apenas a informar a si e a todos os que lêm este forum dos cuidados a ter com a limpeza, e os problemas que poderam aparecer num discuido, ou uma falha no ritmo de limpeza da mesma, ok.

Boa sorte, e espero que eles melhorem,
Cesar Lopes
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta set 08, 2006 9:20 pm

Os Diamantes de Gould são muito sensiveis a ácaros e gusanos da traqueia; polvilhe-os com um acaricida em pó. Há vários no mercado como por exemplo o Caniaves, o Acariasma, etc.
Em qualquer casa da especialidade vai encontrar um insecticida em pó para aves, estes que indiquei são apenas dois de que me lembrei, mas há outros.
Patricia1
Membro
Mensagens: 124
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm
Localização: Casal de Caturras (kiko e Nina)

sexta set 08, 2006 10:24 pm

Não desfazendo em nada do que foi dito, só um à parte... não utilize jornal para o fundo da gaiola, utilize antes papel absorvente ou outro, o jornal têm chumbo e outros químicos bastante prejudiciais na composição das tintas.
flor_jade
Membro
Mensagens: 69
Registado: domingo jul 11, 2004 12:03 pm
Localização: Tartarugas, 2 Gatos, 4 Caturras, 3 Canários, 2 Peixes dourados

sábado set 09, 2006 6:13 pm

:D Muitissimo obrigada pelos esclarecimentos, não , não uso jornal no fundo da gaiola mas sim papel absorvente com areia própria, quanto a higiene na gaiola bom , faço por estar sempre tudo ok mudo a água todos os dias, etc.
Mas o que era passou, íntriga-me é que mexeu com o canto, ele está a começar a chelrear mas muito rouco e baixinho, ela piava e deixou! :o
Comprei o casal numa loja conhecida, e estão há 2 meses comigo e acho, que era para o macho já chelrear, mas, só o fáz de vez em quando e é porque eu puxo por ele :)
Estas dúvidas todas, porque tenho poucos conhecimentos desta espécie, pois tenho 2 caturras(machos), e foi bem diferente com os assobios!
Mas agradeço toda a informação, e vou comprar então um desses produtos para os ácaros, já agora que cuidados devo ter e como fazer para os tratar???

Cump.
Manuela
flor_jade
Membro
Mensagens: 69
Registado: domingo jul 11, 2004 12:03 pm
Localização: Tartarugas, 2 Gatos, 4 Caturras, 3 Canários, 2 Peixes dourados

segunda set 18, 2006 1:36 pm

:D Só para agradeçer pelas vossas ajudas, pois fiz os tratamentos, sem dúvida, que eles agora estão mesmo bem, super activos e já piam e chelreiam.
Muito obrigada ;)
metalmachine
Mensagens: 1
Registado: quarta fev 16, 2011 3:42 am

quarta fev 16, 2011 4:10 am

Tomo a liberdade de transcrever um artigo que li no Site (Sítio) do Curió (http://www.sitiodocurio.com.br) sobre a ÁCARO DE TRAQUEIA pois sei que as dicas serão úteis para todos. Tive muito problemas com a "tosse" em diamantes de gould e perdi alguns, até descobrir esse artigo. Com o uso de 1 gota de Ivomec no pescoço dos diamantes não tive nenhuma outra morte. Abaixo o artigo. Metal Machine, Vitória, ES, Brasil.

ÁCARO DE TRAQUEIA

O tratamento de eleição para controlar esses ácaros é o uso da ivermectina (genérico do ivomec), administrada de 15 em 15 dias até sanar o problema. Tomar cuidado com a época de aplicação e período de recesso na reprodução, para sucesso no tratamento. A ivermectina apenas mata o ácaro, enquanto a infecção secundária deve receber a terapia específica.Rodrigo Silva Miguel - médico veterinário.

O sintoma característico que apresenta o pássaro com ácaro de traquéia é que parece que está engasgado. Entrando no criadouro, logo no começo da noite, você percebe um barulho característico (chó chó chó). O diamante tem realmente problemas com ácaros. Antigamente perdemos muitos pássaros com esse problema. A partir de 1994 passamos a administrar "IVOMEC" na dose de uma gota formada pela agulha de insulina, diretamente na pele dos pássaros. Faço isso retirando algumas penas da coxa e pingando a referida gota no local. Após 7 dias repito a operação. Não tive problemas com essa medicação, inclusive no segundo dia já desaparecem os sintomas.
Como é um ácaro, pode sim passar para os outros pássaros.
Mas só aplique no pássaro que estiver com problemas por enquanto e vamos aguardar. Cesar Del Rio

Olá César, sobre o uso do Ivomec, assiti a uma palestra da Dra Stella Maris do Rio de Janeiro e sua orientação é não usar o Ivomec nas pernas, pois fica perto dos órgãos reprodutores e isto diminui sua capacidade reprodutiva a orientação é que se use o Ivomec ou Invermectina*, cutâneos, e se coloque uma gota no pescoço, na parte supeiror próximo ao corpo, este é o que o Pedroso de Curitiba que também é veterinário faz com seus periquitos. Quanto aos problemas na traquéia se o Ivomec no pescoço não resolver, é aconselhável usar um cotonete embebecido no dito Ivomec e enfiar garganta abaixo e frixionar na traquéia, tenho relovido alguns problemas até com peito seco. Um abraço. Paterno, Joinville, SC
Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta fev 16, 2011 10:56 am

Já existem há muito tempo no mercado produtos específicos para aves com doseamento de ivermectina adequado ao seu peso e fisiologia. IVOMEC é um produto para gado bovino, e obviamente com ivermectina em concentração consideravelmente superior ao que é adequado a uma ave de pequeno porte.
Aconselho por isso em substituição do IVOMEC o uso de produtos como o PULMOSAN ou o PARASITA da Bogena. No caso do Brasil existe o Allax, sendo que este tem uma concentração de ivermectina superior à do Pulmosan ou o Parasita, mas ainda assim bastante inferior á do IVOMEC (injectável ou o Pour-on).
Já agora, alerto para que este era um tópico de 2006, pelo que embora o assunto debatido se mantenha actual, o motivo da abertura do tópico que já há muito deve ter sido ultrapassado pela utilizadora Flor de Jade.
Responder

Voltar para “Aves”