2 casais de mandarins. Ajuda
-
- Membro
- Registado: domingo jul 23, 2006 7:26 pm
- Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo
Boas
Tenho 1 casal de mandarins que já puseram ovos mas infelizmente morreram os filhotes porque devido á sua inexperiêcia não deram de comer aos filhotes e eles acabaram por morrer. Ontem comprei mais um casal de mandarins e juntei os ao casal que já tinha. O que se passa é que tenho notado que a nova femea anda sempre atrás da outra femea e do novo macho a ver se lhes faz mal, (poderá matar a outra femea?)apenas se dá bem com o macho que já tinha. Porque será? ou seja ela está a intrometer-se no casal que já existia.
Os mandarins são passaros fieis ou trocam de parceiro? O que devo fazer?
Dar tempo para ver se acostumam uns aos outros ou devo afastar a dita femea para evitar que mate a outra? Ou devo trocar de femea onde a comprei? Ajudem-me pois ela parece um pouco violenta para a femea que jã tinha e para o novo macho.
Tenho 1 casal de mandarins que já puseram ovos mas infelizmente morreram os filhotes porque devido á sua inexperiêcia não deram de comer aos filhotes e eles acabaram por morrer. Ontem comprei mais um casal de mandarins e juntei os ao casal que já tinha. O que se passa é que tenho notado que a nova femea anda sempre atrás da outra femea e do novo macho a ver se lhes faz mal, (poderá matar a outra femea?)apenas se dá bem com o macho que já tinha. Porque será? ou seja ela está a intrometer-se no casal que já existia.
Os mandarins são passaros fieis ou trocam de parceiro? O que devo fazer?
Dar tempo para ver se acostumam uns aos outros ou devo afastar a dita femea para evitar que mate a outra? Ou devo trocar de femea onde a comprei? Ajudem-me pois ela parece um pouco violenta para a femea que jã tinha e para o novo macho.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Os mandarins são pássaros de bando e como tal, muito sociáveis! Eu tinha 4 casais juntos e eles davam-se bem, dormiam todos juntos no mesmo poleiro inclusivé! No entanto a semana passada um dos casais foi atacado pelos outros (as razões desconheço
) o macho foi morto, a fêmea ficou um bocadinho depenada, claro que a separei logo dos restantes! Penso que eles podem estar juntos mas deve ter uma especial atenção ao relacionamento entre eles! Se vir que eles não se toleram mesmo, o melhor é mesmo separá-los! Se eles se começarem a entender, mantenha-os juntos!
O local onde eles tão é suficiente para os 2 casais não é?
Boa SOrte

O local onde eles tão é suficiente para os 2 casais não é?
Boa SOrte

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro
- Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo
a gaiola é tipo de jardim genero viveiro. Não percebo. A nova femea só vê o macho que eu já tinha e não deixa ninguem se aproximar dele. Acha que devo trocar a femea na loja?
-
- Membro Veterano
Penso que não é necessário! É normal que ela teja desconfiada em relação ao outro casal (penso que os deve ter introduzido há pouco tempo)! Os meus quando os juntei todos também não tinham muita confiança uns nos outros, é normal! Tem que dar um período de tempo para eles se habituarem uns aos outros e aprenderem a co-habitar! Claro que tem que ir tomando atenção à relação entre eles, pois por vezes pode haver brigas violentas (apesar de eles serem muito sociáveis, às vezes "salta-lhes a mola") que podem levar a feridas graves ou mesmo à morte (como infelizmente já me aconteceu a mim)!
Boa Sorte
Boa Sorte

-
- Membro
Obrigado. Acho que vou fazer isso. vou deixá-los juntos e ver o que acontece. Mas faz-me impressão porque ela está a separar o casal que tinha e que estavam sempre juntos a "namorar" e agora nem se podem aproximar porque a outra femea não deixa. Eles costumam ser fieis quando o casal já está formado ou por vezes trocam de parceiros?
-
- Membro Veterano
Os meus quatro casais (agora 3
) nunca fizeram isso! Mesmo após os juntar continuaram fiéis ao parceiro! Mesmo quando dormem todos juntos no mesmo poleiro, dormem alinhados por casal, o que é muito giro de ver!
Se calhar por vezes podem trocar de casais, sinceramente não sei, mas penso que não deve ser muito comum!

Se calhar por vezes podem trocar de casais, sinceramente não sei, mas penso que não deve ser muito comum!

-
- Membro
Já não percebo nada. Agora o macho vira-se contra a sua femea e por sua vez essa mesma femea vira-se contra o novo macho. ou seja anda tudo á batatada. o macho que eu já tinha e a nova femea expulsam o novo macho e a antiga femea da parte de cima da gaiola. Mal eles tentam ir para o andar de cima os outros põem-se logo a voar atrás deles até irem para o andar de baixo ou para o chão. que estranho. não percebo. Para quem toda a gente diz que são passaros pacificos vai lá vai!
-
- Membro Veterano
Pois! Se vir que a guerra vai aos extremos, separe-os! Você não tem possibilidade de separar os 2 casais de modo a que eles se possam ver (separar com uma rede ou assim)!!! Assim eles iam-se conhecendo sem violência! Depois, daqui a 2 semanas ou isso experimentava juntá-los a ver se eles se continuavam a dar mal! 

-
- Membro
Amanhã vou ver se os separo o casal que tinha num lado e os novos noutro. Fogo eu na minha boa vontade fui comprar um casal para juntar ao que tinha e agora anda tudo ao estalo incluindo o casal que já tinha. que azar.
Só uma pergunta...:
Tirou o ninho que usou na postura antes de juntar os pasarinhos, não tirou? Não tenho a certeza mas acho que os mandarins, tal como outras especies se pegam pela falta de ninhos "pá todo o mundo"!!!!!
Mas não sei....
:p

Tirou o ninho que usou na postura antes de juntar os pasarinhos, não tirou? Não tenho a certeza mas acho que os mandarins, tal como outras especies se pegam pela falta de ninhos "pá todo o mundo"!!!!!
Mas não sei....

-
- Membro Veterano
O Tiloading tem razão! É uma pergunta muito pertinente! Claro que se eles tiverem ninho (então se for só 1) irão zaragatar por ele! Aliás deve sempre haver mais ninhos do que o número de casais na criação em colónia!!!

-
- Membro
Tirei o ninho. quando juntei os dois casais já tinha tirado o ninho. Fui vê-los agora e num poleiro estão os 2 machos. a femea que já tinha está em cima do bebedouro e a nova femea e para mim um pouco a causadora desta barafunda está dentro do comedouro junto com a comida 
Parece que estão todos zangados uns com os outros.

Parece que estão todos zangados uns com os outros.

-
- Membro Veterano
Pode ser que eles amanhã acordem bem dispostos e se comecem a dar bem! Se continuarem as zaragatas o melhor é mesmo separá-los antes que aconteça algum "acidente"!!!