Problemas na criação de mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Piscas
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

segunda jan 13, 2003 3:51 pm

Iniciei-me na criação de mandarins quando um amigo me ofereceu dois casais, em idade adulta.
Passado cerca de um mês, eles puseram ovos e iniciaram o choco. Dois ovos de um dos casais eclodiram na semana passada, mas os pais acabaram por deixar morrer as crias. Como continuavam a existir mais três ovos no ninho, optei por não mexer, mas no dia seguinte reparei que tanto os ovos como as crias mortas desapareceram sem deixar rasto.
Entretanto, um dos ovos do outro casal também já eclodiu, estando dois ovos ainda por ecludir. Tenho medo que aconteça o mesmo e não sei que medidas tomar.
Tenho os dois casais na mesma gaiola, que mede cerca de 1m compx50cmLargx60cmAlt. Será que os devia separar?

Necessitava que me dessem as sugestões possíveis para o meu caso, já que estou desesperado.

Piscas :( :(
alfena
Membro
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm
Localização: Guppys, 1 cão e montes de canários

segunda jan 13, 2003 10:00 pm

-Boa noite.

- Para mim o teu problema é o da compatibilidade dos casais;( deves ter um macho para as duas fêmeas), uma possível solução será separá-los. Para o efeito deves utilizar um separador em rede.
Piscas
Membro
Mensagens: 59
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

quinta jan 16, 2003 10:04 am

Caro Alfena
Agradeço a sua opinião, mas o certo é que eu tenho mesmo dois casais.
Os pais parecem extremamente dedicados até ao momento em que nascem as crias. Os problemas surgem depois, já que os pais deixam morrer as crias.
Agradecia que me dessem outras opiniões.

Piscas :| :|
Conselheiro
Membro
Mensagens: 72
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

sexta jan 17, 2003 5:21 pm

Se calhar o problema está na alimentação das crias. Se só se disponibilizar sementes na criação, a digestão das crias e desenvolvimento pode ser deficiente.
Papas de ovo, cálcio (osso de choco ou cubos de sais minerais), vegetais (alface não mais que uma vez por semana), areia ou "grit" são muito importantes e não devem ser esquecidas na alimentação.
Não esquecendo as vitaminas e as desparasitações intestinais.

Sugiro sempre que se façam pequenas alterações ou ajustes após casos de insucesso. Tive casos em que acrescentar mais ninhos foi suficiente para melhorar a criação ou casos como os que passo a inunciar:

- Mudar a posição do ninho: dentro ou fora, em cima ou em baixo.
- Colocar ramos com folhas por cima da gaiola ou dentro da gaiola, substituindo no fim da criação da ninhada.
- Mudar mais vezes a água e alimentação.
- Colocar a gaiola noutra posição em relação à luz, ex: norte, sul,...
- Controlar o fotoperíodo, dar mais umas horas de luz artificial às aves, consegue-se com a utilização de 2 programadores de tomada que simulam o anoitecer mais tarde.
- Não permitir que animais, pessoas, luzes ou barulhos incomodem as aves, o sossego destas é importantissímo.
- Dar mais estabilidade à gaiola, ninhos e poleiros. Há casos em que a colocação de um poleiro estável permitiu que todos os ovos do casal passassem a ser fecundados.
- Experimentar colocar outro casal na gaiola de um casal por vezes gera que ambos criem.

Foi com muitas experiências no passado que podemos experimentar com menos custo hoje. As aves estão interessadas em que a nossa experiência seja positiva, ajudem-nas e Boa Sorte!
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

segunda jan 20, 2003 8:28 pm

Olá,

Pondo de parte a alimentação e eventuais doenças, porque só com esta informação as doenças seriam sempre um "possivelmente" e em termos de alimentação é duvidoso pois os mandarins criam facilmente apenas com sementes e água, o mais provavel será um problemas de dominancia.

Os mandarins gostam de colonias mas NUNCA 2 casais apenas, iso é pedir sarilhos uma vez que vao estar sempre a determinar quem é o dominantes. Tente separar os casais ou adicionar um terceiro, o espaço chega bem.

Boa sorte,

Ricardo M.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça jan 28, 2003 7:12 pm

Boa tarde Piscas,

Isto cada cabeça sua sentença mas discordo de que o problema esteja em ter os dois casais na mesma gaiola (desde que ela seja suficientemente grande). Lembro-me que o meu pai, na criação desta espécie, frequentemente tinha dois casais numa gaiola. Ele punha era duas espécies de ninhos ( uns eram fechados, em forma de tubo e outros fechados também, mas redondinhos). Por vezes, as duas fêmeas resolviam compartilhar o mesmo ninho e os ovos eram só postos num deles. Era engraçado ver que, de noite, os quatro passarinhos ficavam todos no mesmo ninho a chocar os ovos.

Agora o meu pai tinha algumas regras que seguia religiosamente. Uma delas era só lhes fornecer os ninhos e fibras (fininhas) a partir de meados/ fim de Março. Isto porque os pintos (mesmo dentro dos ovos) são extremamente sensíveis a mudanças de temperatura/humidade. Lembro-me que há uns quatro/cinco anos atrás em Abril, houve uns dias lindos de sol e temperatura amena ao que se seguiu, numa tarde, uma descida brusca de temperatura com queda de granizo e uma grande trovoada. Nesse fim de tarde e noite morreram mais de trinta pintos ao meu pai. Alguns desses passarinhos já tinham quinze dias. Não me recordo se alguns dos muitos ovos que havia nos ninhos eclodiram. Ele para espécies mais delicadas tinha o que nós chamávamos a "estufa", onde as condições de humidade/temperatura eram costantes. Mesmo assim houve muitos ovos (não tinha ainda passarinhos) que não chegaram a eclodir.

Espero ter ajudado, embora fosse uma mensagem muito longa.
Maria João
resinas
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça dez 24, 2002 12:55 am

quarta jan 29, 2003 12:51 am

sou criador de mandarins, amador, mas ja ha muitos anos. a minha opinião, é q a gaiola é suficientemente grande para dois casais de mandarins, mas nem sempre isso quer dizer tudo. pq é uma especie mto territorial e q tem um pouco a tendencia de entrar no ninho do vizinho. e enqto andam em pequenas brigas inofensivas entre casais, os pequeninos arrefecem e podem mesmo ser atirados fora do ninho. depende muito tb do temperamento de cada mandarim. mas se tiveres possibilidade separa os. vais ver q deixas de ter problemas. e só mais uma coisa, não inspecciones os ninhos em demasia. eles toleram bem, mas nao abuses. espero ter ajudado. cumprimentos :)
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

sábado fev 01, 2003 10:00 pm

OLÁ,

Como em toda as situações que envolvam aves não existem regras, mas existem algumas situações que devem ser analisadas como sendo a mais provavel causa de disturbio.
Sendo os mandarins extremamente territoriais a melhor maneira de criar devidamente mandarins (com qualidade) é mantendo os casais separados, isos resolve quase sempre os problemas de incompatibilidade ou disputas. Outro método é usar colónias. Como nesta especie sao os machos a ser territoriais é normal que aceitem a presença de outros mandarins embora quando criam isso cause em gaiola alguns problemas.

Eu não disse que não era possivel criar com dois casais apenas que é um método pouco recomendado e que nesta situação havendo problemas seria mais simples começar por separar os casais antes de procurar outras causas...

Os mandarins criam todo o ano sem problemas mesmo no exterior e com temperaturas até negativas, desde que protegidos da chuva e vento.
Lógico que não é um bom sistema.

Cumprimentos,

Ricardo M.
Responder

Voltar para “Aves”