Canário de Moçambique

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
poky
Membro
Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm

terça mai 01, 2007 11:36 pm

Boa noite,

Tenho um casal de Canário de Moçambique e a fêmea anda há quase mês e meio a fazer o ninho (leva, tipo uma palha por dia!!!).

Quando adquiri o casal informaram-me que o acasalamento e criação destas aves era igual ao utilizado para a criação dos canários.

Ora, uma vez que tenho êxito com os canários e com este casal não, penso que poderá haver falta de algum suplemento alimenticio ou até não ser esta a altura ideal para proceder à criação.

O casal tem já 2 anos de cativeiro (segundo fui informado aquando da aquisição).

Se alguém tiver uma opinião sobre este assunto, fico desde já agradecido.

Saudações ornitológicas.

Arturo Santini Tomaso.
Ippon
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha

quarta mai 02, 2007 11:08 am

Olá,

Pois.... Eu tenho um Canário de Moçambique, mas nem sei se é macho ou fêmea. Tinha 2, mas o outro, que tinha uma patinha totalmente virada ao contrário (já nasceu assim, segundo me disseram na loja) acabou por morrer passado meio aninho. Este continua a sua vidinha, a assobiar (por isso acho que é macho). Ainda não consegui colocar fotos no meu petsite, para o mostrar (ja pedi ajuda, estou à espera de resposta...).O meu tem o peito todo amalero e um colar de pintonhas à volta do pescoço...

Era bom que na secção de Raças de Aves, falassem um pouco sobre esta pequena mas bela ave...
poky
Membro

quinta mai 03, 2007 3:34 pm

Boa tarde,

Pelo que diz caro Ippon vocé é possuidor de uma fêmea de Canário de Moçambique.

As fêmeas desta espécie formam uma espécie de colar no pescoço por baixo do bico.

Saudações ornitológicas.

Arturo Santini Tomaso.
Ippon
Membro
Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha

sábado mai 05, 2007 6:27 pm

Pois, já me constou...

Agora ando à procura de um macho para lhe fazer companhia... Aqui em Lisboa não há muitos... Existem lojas que nem sabem qual é essa raça...

Agora que tenho percorrido mais lojas, chego à conclusão que as pessoas que trabalham nas lojas de animais não percebem quase nada de animais... prefiro fazer perguntas aqui neste site do que nas lojas... confi mais em vós!!! 8) :D
dgould
Membro Júnior
Registado: domingo abr 22, 2007 9:02 pm

domingo mai 06, 2007 12:59 am

Ippon, vais ter alguma dificuldade em encontrar canários de moçambique (vulgo bigodes) à venda nas lojas, com o problema da gripe das aves a importação de pequenas aves africanas foi reduzida em grande escala, e aves que à bem pouco tempo se compravam em feiras a 8 €, agora só em criadores, e no caso dos Canários de Moçambique raramente abaixo dos 25€, caso dos degolados que também se vendiam a esse preço....agora é vê-los aqui em anúncios a 30€, isto para não falar dos rouxinóis do Japão, vendidos a 15€ e que agora aparecem a 120€ (se bem que estes não seja devido á gripe mas a uma medida de preservação da espécie que restringiu bastante a importação destas aves vindas da Ásia). :roll:
poky
Membro

domingo mai 06, 2007 1:02 am

Boa noite Ippon,

Não sei se ajuda, mas cá em Portugal o Canário de Moçambique também á conhecido por BIGODINHO.

Parece-me é que é um bocado complicado arranjar uma fêmea ou mesmo um macho.

Nesse aspecto fui um felizardo pois pessoas distintas ofereceram-me uma o canário e outra a fêmea.

Saudações ornitológicas.

Arturo Santini Tomaso.
Ippon
Membro

domingo mai 06, 2007 1:55 am

Ok, Obrigada

Se não encontrar, se calhar coloco aqui no site um anúncio para comprar um macho... Quem sabe?...

Já agora, sabem me dizer qual a época de acasalamento destas aves? Obrigada :wink:
poky
Membro

domingo mai 06, 2007 9:24 pm

Boa tarde Ippon.

Não serei a pessoa mais qualificada para te responder com certeza, mas pelas informações que tenho obtido há duas alturas possíveis para o acasalamento.

Se o canário já tiver nascido cá e por isso estiver já habituado ao nosso clima, cria na mesma altura dos canários, isto é a partir de Março, se assim não for a altura de criação será a partir de Agosto.

Segundo me disseram o canário de moçambique tanto pode ser oriundo do hemisfério norte como do hemisfério sul e por esse motivo a altura de nidificar muda consoante a ave seja de um ou outro hemisfério.

Conforme disse, esta informação estou a fornece-la conforme me disseram.

Saudações ornitológicas.

Arturo Santini Tomaso.
dgould
Membro Júnior
Registado: domingo abr 22, 2007 9:02 pm

quinta mai 10, 2007 6:39 pm

Estes são o macho (em cima) e fêmea (em baixo)

Imagem
poky
Membro

quinta mai 10, 2007 10:44 pm

Boa noite!

dgould, parabéns pela foto assim não haverá dúvidas para quem quiser distinguir o sexo do Canário de Moçambique.

Saudações ornitológicas.

Arturo Santini Tomaso.
Ippon
Membro

sexta mai 11, 2007 2:07 am

É isso mesmo! Parabéns, Dgould! :D

Agora só me falta arranjar mesmo o macho... :? :|
Responder

Voltar para “Aves”