ovos rejeitados

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
spbrds
Registado: sexta mai 04, 2007 7:52 pm

sexta mai 04, 2007 8:02 pm

boa noite! adquiri recentemente um casal de caturras. comprei o ninho, puscoisas na gaiola para elas fazerem o ninho e voilá! começaram a acasalar e a fêmea pôs 4 ovos. um rejeitaram, porque na altura ainda não tinha ninho e eu mexi com a mão para o por no ninho mais tarde, os outros dois rejeitaram após os chocarem (abri-os e vi que não estavam "galados"), mas este último foi rejeitado apesar de estar "galado" e rejeitaram-no passados dois dias de ela o pôr. o ovo estava meio bicudo... qual a razão de isto acontecer? que posso fazer para acabar com a rejeição de ovos ainda antes do final da primavera? sou muito novo nisto, talvez as dúvidas sejam parvas, mas acho que é um bom sitio para pedir ajuda!

Obrigado e cumprimentos
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

sábado mai 05, 2007 8:16 am

O local onde eles se encontram é um local sossegado? A gaiola mantêm-se imóvel (mesmo para limpar convém que se utilize o sistema de tabuleiros, que nem todas as gaiolas têm, e evitar o de separá-la da base)? Estes são geralmente os principais factores que levam à rejeição dos ovos! Ah, e claro estar constantemente a espreitar o ninho e a colocar lá dentro a mão, há casais que se incomodam com isso, por isso, deve-se fazê-lo (também para ir controlando), mas de forma discreta e também ocasional, não necessita de ser hora a hora! :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
spbrds

sábado mai 05, 2007 1:36 pm

sim, o sitio é relativamente sossegado! a gaiola possui o sistema de gaveta, acho que está tudo ok nesses aspectos que fora mencionados! mas não percebi porque se mete a mão no ninho... não haverá "perigo" de elas assim rejeitarem o ninho? outra coisa que reparei foi que a fêmea anda a tomar banho num dos bebedores, não devia ser assim na altura de choco, pois não?

Obrigado pela resposta!

Cumps
Simão Silva
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

sábado mai 05, 2007 11:33 pm

É perfeitamente normal eles tomarem banho durante o choco, aliás até é bastante saudável para os ovos as penas dos pais possuirem uma certa humidez!

Aquilo que eu disse é que deve evitar estar constantemente a espreitar o ninho, e mesmo a meter a mão lá dentro! Só o deve fazer em casos de emergência, pois há fêmeas que stressam com excesso de "mexidas" no ninho! :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
spbrds

segunda mai 07, 2007 5:20 pm

obrigado pela ajuda! quando for tendo mais dúvidas, vou perguntando...

Cumprimentos, Simão
Responder

Voltar para “Aves”