Verdilhão- Pronto para "voar do ninho"?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

segunda jun 11, 2007 7:37 pm

bOA TARDE

Eu nunca vim ao forum das aves. Nem percebo nada de pássaros.
Mas agora dei de caras com um pássaro bébe que penso ser um pardal, mas não tenho a certeza, ele já tem penas, e voa para o xão. Eu fui á vet perguntar o que devo fazer, ela disse-me para o manter quente "falar" muito com ele, dar-lhe gema de ovo para comer e para se encontrar minhocas para lhe dar ou então isco de pesca. Mas eu tenho algumas perguntas.
Devo-lhe dar água?
Posso-lhe dar qualquer tipo de minhocas?
Á alguma coisa que devia fazer que não estou a fazer agora?
por favor respondão, eu quero fazer de tudo por ele!

Obrigada
Última edição por kim_haha em segunda jun 18, 2007 1:57 pm, editado 2 vezes no total.
kim_haha
Membro Veterano

segunda jun 11, 2007 8:01 pm

Ninguem responde :? :?
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

segunda jun 11, 2007 8:06 pm

nos nao estamos constantemente a ver o forum. tem de esperar pacientemente. em relação ao seu passarinho: voce esta a pensar comprar alguma papa? se comprar, nao necessita de lhe dar agua, caso contrario nao sei muito bem o que dizer mas se der pouquinha nao deve fazer mal de certesa.
as minhocas sao, (penso eu), todas da mesma expecie mas não do mesmo tamanho, conforme o tamanho da cria, deve medir o tamanho da minhoca que lhe deve dar.
é muito importante aquece-lo a noite, como esta a pensar faze-lo?
kim_haha
Membro Veterano

segunda jun 11, 2007 8:25 pm

Desculpe a minha impaciencia,mas estou um pouco "assustada". Eu não sei que tipo de papa está a falar, a unica coisa que a vet me disse para lhe dar era gema de ovo.
As minhocas, existem marias-café, outras que andam debaicho da terra, nada disso pode ser venenoso? é que as unicas minhocas que lhe pudia dar hoje tinha de as apanhar.
Para o aquecer fiz-lhe um ninho de algodão, é suficiente?
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

segunda jun 11, 2007 11:47 pm

convinha que tivece uma luz que aceça apontada a ele, pode ate por um papel para ele nao levar com aquela luminosidade tda desd que nao arda loool , as papas para esse efeito vendem-se em logas de animais e raçoes, tem por exemplo "avi babi", ou tambem "baby papex" que ja traz uma seringa incluida e que e a que eu uso. em relaçao as minhocas acho que nao ha nenhuma venenosa mas nao sei...
kim_haha
Membro Veterano

terça jun 12, 2007 2:01 am

Acabei de descobrir que não sou capaz de mutilar minhocas :oops:

Ele esta noite e amanha durante o dia todo vai ter de ficar só a gema de ovo :?

Porque só mais ao fim da tardinha e que chega a papa da loja.

Há algum risco? Há mais alguma coisa que possa fazer por ele?

Quanto á luz acho complicada de arranjar, porque as minhas lampadas ou são muito "fracas" ou muito "fortes"...

Obrigada pela resposta...
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

terça jun 12, 2007 2:00 pm

Se ele já voa e consegue empoleirar-se, não vai conseguir que ele fique num ninho com luz em cima, penso eu. A luz, na minha opinião, é para quando eles ainda nem saíram do ninho, e não têm penas. Os meus filhotes de canário, por exemplo, dormem no ninho, mas sem a mãe em cima deles. Têm penas, mas ainda não voam nem se empoleiram.

Eu há uns dias encontrei um verdilhão que já tinha peninhas e ficava pousado no poleiro. Eu o trouxe comigo para o trabalho, até que ele começasse a comer sozinho. À noite eu o punha numa gaiola pequena, e embrulhava a gaiola com um pano, para mantê-lo confortável.

Dá-lhe a papa com a seringa, ou numa colherinha de café. Muitas vezes ao dia, se possível de uma em uma hora. Cuidado com a papa, que neste calor estraga-se com muita facilidade. Não se deve aproveitar papa de um dia para o outro, e neste calor, o melhor é fazer um pouco de cada vez, algumas vezes por dia.

Eu não daria minhocas. Os pássaros bebés têm muita tendência para se engasgarem.

Boa sorte. :wink:
kim_haha
Membro Veterano

terça jun 12, 2007 3:51 pm

Obrigada pela sua resposta Condessa,
A papa em principio chega ao fim da tarDE.
Ele tem estado a comer muiito bem a gema do ovo cozido.
Mas desculpem a minha ignorancia em aves, mas disseram-me para estar com atenção ao papo e para ver se ele faz diarreia.
Como é que se vÊ se o papo está cheio?
Como se distingue as fezes normais doss pardais bébes da diarreia?

Obrigada pela respostas
Condessa
Membro Veterano

terça jun 12, 2007 9:41 pm

Vê no filminho do nosso verdilhão que há um 'altinho' amarelo no pescoço dele, do lado esquerdo do vídeo. É o papo.

http://www.youtube.com/watch?v=1m8j1jJXtR4

Diarreia são fezes muito líquidas. Observa-o bem e nota se ele está bem disposto, saltitante. É sinal que está bem. Se notar qualquer mudança de comportamento, pode ser sinal de algum problema, e deves perguntar ao Vet, ou aqui ao pessoal que entende de pássaros.

Eu não sou entendida no assunto, muito pelo contrário. De vez em quando calha-me um passarinho orfãozinho caído de algum ninho, e eu tento ajudar.

Se pudesse nos mostrar uma foto dele, poderíamos dizer se é um pardal, verdilhão, pintassilgo ou chamariz. :wink:
kim_haha
Membro Veterano

terça jun 12, 2007 11:01 pm

O seu verdilhão é lindo :)
Vou tentar agora por a foto ...

Acho que já percebi mais ou menos o que é o papo.
Pelas fezes que eu vejo, eu acho que ele tem diarreia, hoje as duas lojas de animais aqui na zona não tinham a papa, por isso só amanha é que posso comprar, sabe se há dessas papas no cascais-shopping?
Ele hoje vai continuar só a gema de ovo cozido.

Outra coisa estranha que acabou de acontecer foi ele que começou a tentar sair desesperadamente da gaiola, ele não se assustou com nada, tava tudo normal, e quando eu o soltei (em minha casa), ele começou a voar contra as paredes, eu tenho medo que ele bata contra alguma coisa e parta algum menbro ou se aleije gravemente, acha que o deva deixar com a porta da gaiola aberta? a porta teve assim todo o dia mas só agora é que fez isto :? :?

Vou por agora a foto.
kim_haha
Membro Veterano

terça jun 12, 2007 11:14 pm

Imagem
kim_haha
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 2:00 pm

Ele tá com diarreia!
O que posso fazer para passar?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jun 13, 2007 2:07 pm

kim_haha Escreveu:Ele tá com diarreia!
O que posso fazer para passar?
As fezes dos passeriformes têm sempre uma parte líquida. Tem a certeza que é mesmo diarreia?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Neptunik
Registado: sábado abr 03, 2004 4:27 pm

quarta jun 13, 2007 2:15 pm

Boas já experimentaste com um conta gotas dar-lhe agua colocas a gota a sair do conta gotas na ponta do bico dele.
Experimenta tambem maça cozida, em papa ou papa de gema com leite miolo de pão masi crescidos quando já debicam podes incluir alpista de canario.
Eu a unica vez que criei pardais foi sempre fora da gaiola numa divisão e andavam pela casa é claro ao fim de dois anos já iam fora com a janela aberta davam umas voltas e voltavam mas um dia voaram eem vez da volta foram sempre em frente e nunca mais voltaram.
Condessa
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 2:30 pm

É um verdilhão!!! :D Tão lindo!!

Conforme disse o Fang, as fezes dos passarinhos têm uma parte líquida. Não se assuste, pela aparência dele eu penso que está bem. Se está a comer, melhor ainda.

Não sei se no Cascais Shopping tem, mas no Continente, no Jumbo, e grandes hipermercados com certeza têm papa para criação de canários, que é o que ele deve comer. Se lá houver um hiper, de certeza que encontras.

Quanto ao episódio da gaiola, a mim aconteceu-me o mesmo, mas depois o pássaro se acalmou. Não o deixes solto, ou ele pode ferir-se e ir embora, e ainda não deve ter condições de viver por conta própria.

Onde é que vives?? Vou mandar-te o meu telemóvel por PM, e se quiseres ligar, estou às ordens.

Olha, o Fang entende muitíssimo de pássaros. Ouve sempre o que ele diz. :wink:

O meu verdilhão era muito lindo. Ele estava muito bem, mas adoeceu, no dia 05, e foi viver para o céu dos passarinhos.

Deixo mais algumas fotos e outros filminhos dele, do dia 03/06.

Imagem

Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=dJkkRdYU1oo

http://www.youtube.com/watch?v=Z0spFJSpogU

Voltar para “Aves”