Postura de Forpus

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
agap
Membro
Registado: sábado fev 12, 2005 11:01 pm
1 fisher

domingo jul 15, 2007 7:20 pm

Boas. Hoje pela tarde, a fêmea de um casal de forpus verdes colocou o seu 1º ovo no ninho. O macho está aqui em casa à cerca de ano e meio e a fêmea há 3 meses. Coloquei um ninho de Inseparáveis uma semana depois na gaiola e o resultado está aí. Deram-se sempre razoávelmente bem (os macho por vezes refila). O macho desde cedo começou a alimentar a fêmea e cobre-a já há algum tempo (várias vezes ao dia) de uma forma engraçada, pois apoia uma patinha no poleiro e a outra em cima dela. Ela ontem pela 1ª vez dormiu no ninho e hoje então resolveu "desovar". Vamos ver se corre tudo bem. Vou fazer umas pesquisas para saber quanto dias demora a incubação, etc. Gostava também de criar um ou dois à mão, mas como vou estar uma semana fora de férias no inicio de Setembro, se calhar não vai dar. Coloco em baixo uma foto do casal e outra do ovo.
Imagem[/img]Imagem

Imagem
Última edição por agap em domingo jul 22, 2007 11:03 pm, editado 3 vezes no total.
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

domingo jul 15, 2007 7:31 pm

Parabéns e Boa Sorte ;)
<strong>Ana*

</strong>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

domingo jul 15, 2007 8:12 pm

Parabéns :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

domingo jul 15, 2007 9:23 pm

Sempre muita atenção com as aves, apesar de se darem bem as vezes os forpus tem comportamentos com o parceiro, nada agradáveis!Fiquei sem a minha fêmea assim este ano.
A incubação dura de 20 a 21 dias.Pela idade da fêmea é possível que esta seja a sua primeira postura tens que ter isso em atenção e se não tiveres sucesso com esta postura não desanimes.
agap
Membro
1 fisher

segunda jul 16, 2007 1:35 pm

Boa Tarde!
Pois é, infelizmente hoje de manhã o ovo já não lá estava. A fêmea deve tê-lo comido. Há pouco fui espreitar o ninho e ela lá estava. Parecia que estava a chocar alguma coisa porque não fugiu do ninho quando abri a porta de observação. Um pouco depois quando vi que ela tinha saido do ninho, foi lá verificar mas não houve nova postura. Só reparei num pouquinho do outro ovo que ela papou. Amanhã deve haver nova postura (penso que é de 2 em 2 dias), mas penso que isto não vai dar em nada, uma vez que comeu um, deve comer os outros! Porque será que comem os ovos?
agap
Membro
1 fisher

domingo jul 22, 2007 10:59 pm

Boa Noite!
Regressei hoje após 6 dias de férias e qual não foi o meu espanto quando verifiquei que no ninho dos forpus estavam 4 ovos. A fêmea comeu o 1º, mas a partir daí colocou mais 4 e parece estar a chocá-los. Não sei se os ovos estarão galados (o macho não lhe dava treguas desde há já algum tempo, mas agora com ela no ninho não dá para ver), mas para um casal que foi junto à cerca de três meses, não está mal. Até porque é a 1ª postura dela. Também, por isso, as hipóteses das coisas correrem bem são menores. Obrigado
Agap

Imagem
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

quarta jul 25, 2007 12:20 am

quando eles nascerem tem de por fotus :D eu tambem tenho um forpus e acho que eles sao muito engrassados. ;)

ja agora, deixo aqui umas imformaçoes uteis a quem precisar ;)

Macho/fêmea
O macho e considerado o mais bonito do casal. É bastante fácil distinguir o macho da fêmea pois o macho tem uma faixa azul-cobalto que parte dos olhos, prolongando-se ate à parte de trás da cabeça.
Este azul brilhante surge também por baixo das asas e no final das costas. A fêmea possui uma coloração mais uniforme e menos brilhante, sem as partes azuis do macho.

Reprodução
Este pássaro costuma fazer ninho em buracos de arvores, pelo que se limita a por lá os ovos e choca-los, não fazendo ninho.
Em cada postura o número de ovos varia entre 3 a 9 ovos, estes são incubados por ambos os progenitores embora maioritariamente pela progenitora. O período de incubação é, em media, de 18 dias e as crias desenvolvem-se rapidamente pelo que ao vigésimo dia de vida já estão cobertos de penas pelo que se pode identificar os machos desde cedo. Com 4 ou 5 semanas já saem do ninho e após outra semana podem ser separados dos seus pais.
Este pássaro, embora possa ser simpático para outras espécies, com os da sua espécie podem ser agressivos pelo que as crias saem do ninho bastante cedo pois se não o pai (e por vezes também a mãe) pode, em casos extremos, ate mata-las.

Alimentação
Estas aves alimentam-se sobretudo de sementes, que devem ser o mais variado possível. Gostam também de fruta. Um elemento fundamental na alimentação de um forpus é os minerais. Este pássaro necessita de um bico muito forte e resistente pois, devido a sua natureza destruidora, coloca o seu bico a prova em varias situações

comportamentos
Este animal é muito brincalhão, não precisando de muito espaço, brinca com tudo o que lhe apareça a frente, desde um bocado e papel a um peluche, quando em cativeiro, é leal ao seu dono, podendo ate aprender algumas palavras (se adquirido ainda jovem)

corrigam-me em alguma coisa se estiver errado ;) estes textos foram escritos por mim com base em sites que pesquisei mas dos quais na altura infelismente nao guardei o endereço.
vou procurar e se reconhecer algum coloco aqui o endereço
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

quarta jul 25, 2007 3:50 pm

As férias fizeram bem aos forpus... Loolll Deste descanso. Eles devem ser mto envergonhados.

E nada que um pouco de paciência da nossa parte para que tudo role.

Boa sorte!!!!

:D:D:D
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
agap
Membro
1 fisher

quarta jul 25, 2007 10:37 pm

Já são 5 ovos. Ontem foi colocado mais um e o choco decorre normalmente.
Agap
becorreia
Membro
Registado: segunda mai 28, 2007 7:55 pm

quinta jul 26, 2007 12:06 am

Espero que tenhas sorte!! :D
Eu também espero poder ser presenteada com ovinhos e bebés dos meus agas num futuro não muito distante...hihihi... :lol:
Boa sorte!!!
:D
agap
Membro
1 fisher

quarta ago 08, 2007 10:49 pm

Boa noite!
Aqui está a fotografia do primeiro forpus, nascido hoje dia 8 de Agosto. Afinal, parece que as coisas estão a correr bem. Na fotografia podem constatar que ainda restam 2 ovos. Se conseguirem aumentar a imagem vão reparar que se vêem vasos sanguíneos junto à casca do ovo. Consegue-se observar a olho nú. É sinal que estão fertilizados e que não deve faltar muito para nascerem. Dos 6 ovos postos, um foi comido logo, outro desapareceu há poucos dias e outro foi comido ontem. É engraçado que pelo menos este último não estava fertilizado porque eu já tinha confirmado. É provável que os outros também não estivessem e que ela soubesse. Agora resta esperar para constatar se os pais vão tratar bem deles.
Cumprimentos a todos
AGAP
Imagem
Última edição por agap em quinta ago 09, 2007 11:43 pm, editado 2 vezes no total.
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

quarta ago 08, 2007 11:12 pm

Parabéns :D

Que coisa linda :wink:
<strong>Ana*

</strong>
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

quarta ago 08, 2007 11:42 pm

Boa noite

Penso que essa coisa de os ovos terem sido comidos.. deve-se ao facto de estarem a precisar de cálcio, que deve estar sempre à disposição da ave.

Acho melhor, caso n tenhas, que compres e coloques na gaiola.

Tudo a correr bem ok?

:wink: :wink:
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
agap
Membro
1 fisher

quinta ago 09, 2007 10:18 pm

Obrigado Tamarino, pela dica, mas eles têem 2 pedras de cálcio à disposição na gaiola. Inclusivamente, antes do choco ela comia "montes" de cálcio, mas depois de ir para o ninho não precisei mais de renová-las. Aproveito também para fazer uma rectificação. Ontem pela tarde, quando fui fazer uma inspecção para ver se o pequeno estava bem, reparei que o terceiro ovo afinal lá estava, mas no compartimento ao lado, atrás daquele separador em "contraplacado" que o macho se encarregou de roer até ficar com aquele aspecto que se pode constatar na foto.
Resumindo:Até agora, 6 ovos postos, 2 comidos, pelo menos 2 fertilizados, um não fertilizado e um nascido.
Cumprimentos
AGAP
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

quinta ago 09, 2007 10:39 pm

agap Escreveu:separador em "contraplacado" que o macho se encarregou de roer até ficar com aquele aspecto que se pode constatar na foto.
realmente aagora que realçado esse aspeto, o seu macho fez um belo trabalho artistico ;) la achou que ficava mais bonito :D :D
Responder

Voltar para “Aves”