Vou adquirir um casal de mandarins mas não sei que coidados tenho de tomar, que alimentação lhes dar entre outras coisas. pesso ajuda a quem me possa dar dicas sobre como tratar estas aves.
Obrigado a quem responder.
Como devo cuidar um casal de Mandarins
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
A criação e manutenção de mandarins é muito fácil, sendo muitas vezes recomendada a quem vai iniciar a criação de aves!
Em termos de gaiola, os mandarins não são muito exigentes de espaço, devido ao pequeno tamanho que apresentam, mas por outro lado adoram voar, como tal, se lhes der uma gaiola em que lhes permita voar, será melhor para eles!
Alimentação: tem que fornecer uma mistura própria para mandarins, vendida em qualquer petshop, loja da especialidade, hipermercado, etc. Manter sempre água à disposição, evidentemente, e pode fornecer também uma papa vitamínica aconselhável para estas aves (e tem que ler com muita atenção na caixa da mesma a regularidade com que deve ser dada, pois o excesso destas papas pode ser prejudicial). Aconselho também a fornecer cálcio (bloco de cálcio, osso de choco e/ou grit) especialmente se tiver a pensar fazer criação. E pode dar ainda ocasionalmente maçã, pêra, pimento, pepino (estes são os que eu dou de vez em quando), alface não, provoca problemas nos intestinos!
Criação: Não sei se está a pensar fazer ou não criação com as suas aves, mas é muito simples, basta colocar um ninho e colocar na gaiola material para que eles o possam fazer (lã própria, palhinhas, etc.) e se o casal se der bem e estiver preparado para criar, rapidamente começará a fazer o ninho e tempos depois a fêmea iniciará postura! Os filhotes nascem após 13/14 dias do início da postura e saem do ninho passadas 3 semanas do nascimento (salvo erro...). Mais uma vez, aconselho a ter sempre disponível cálcio, especialmente para a fêmea, que na altura de criação desperdiça imensas quantidades de cálcio para a formação da casca dos ovos! E convém também dar-lhes uma boa papa de criação nesta altura!
Outro pormenor interessante dos mandarins é que eles vivem muito bem em comunidade, pois são pássaros extremamente sociáveis! Portanto se um dia quiser alargar a "sua família" e tiver possibilidades para isso, aconselho-o a comprar/fazer um viveiro grande onde as aves possam voar e tenham bastante espaço e colocar lá uns casalitos de mandarins ou de outras espécies compatíveis!
Bem estiquei-me um bocado, mas penso que disse o fundamental! Isto era o que eu utilizava na criação dos meus mandarins! Se disse alguma asneira, o que eu acho que não, peço desculpa e que me corrijam por favor

Bem estiquei-me um bocado, mas penso que disse o fundamental! Isto era o que eu utilizava na criação dos meus mandarins! Se disse alguma asneira, o que eu acho que não, peço desculpa e que me corrijam por favor

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Penso que tudo o que foi dito está correcto.
Quero apenas referir que dificilmente se encontra a comida sob o nome de mistura para mandarins, normalmente vende-se sob o nome de mistura para exóticos. Assim é mais fácil procurar.
Quero apenas referir que dificilmente se encontra a comida sob o nome de mistura para mandarins, normalmente vende-se sob o nome de mistura para exóticos. Assim é mais fácil procurar.