Olá a todos!
Deram-me um casal de canários que por coincidência são irmãos mas de posturas diferentes e nasceram este ano 2007. Gostaria de saber se existe algum problema em acasalá-los e se devo mantê-los juntos na mesma gaiola. Neste momento estão separados. Já tenho a canária há 3 meses e o canário veio hoje para minha casa.
Até breve.
Mafalda Sobral
Casal de canários
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am
Olá!!
O ideal é colocar essa pergunta no forum das aves, para que algum entendido possa responder!!
O ideal é colocar essa pergunta no forum das aves, para que algum entendido possa responder!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
- Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)
Acho que não muito boa ideia juntar animais que sejam da mesma família. Com os meus piriquitos já tive uma má experiencia, entre pai e filha e só depois pensei é que era derivado de serem da mesma familia. Como nos humanos é uma questão genética...
Cumprimentos,
Ana Ferreira
Cumprimentos,
Ana Ferreira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta fev 24, 2006 10:45 pm
Não deves juntar animais da mesma postura devido a possíveis deficiências provenientes da consanguinidade...não quer dizer que não tenhas crias saudáveis, apenas terás uma maior probabilidade de ter uma postura com alguma que tenha problemas.
Deves sempre tentar assegurar a variabilidade genética na postura...parece conversa de cientista maluco mas tem a sua verdade!
Deves sempre tentar assegurar a variabilidade genética na postura...parece conversa de cientista maluco mas tem a sua verdade!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm
os crusamentos entre irmãos dão origem a problemas quando existem defeciencias genéticas na familia, coisa que normalmente nao acontece. no entanto, pode ter sempre o azar de algo correr mal. eu já tive 2 periquitos irmãos que criaram e a cria saiu normal, pelo menos no que se manifeste até agora (podem ocorrer problemas a longo prazo) mas é um tiro no escuro... depende da sua decisão, pode tentar e descobrir que não há problema e pode criar ou pode ter a decepção de nascerem alguns passarinhos com alguma defeciencia e ter de separar os dois e/ou trocar um dos membros do casal...
-
- Membro
- Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm
Olá, boa noite.
Embora haja quem efectue o cruzamento de aves irmãos, ainda que de posturas diferentes, é de todo desaconselhável tal cruzamento não só por causa da consanguinidade mas também pelo factor letal que geralmente ocorre nos filhotes desse casal.
Saudações ornitológigas.
Armindo Tavares.
Embora haja quem efectue o cruzamento de aves irmãos, ainda que de posturas diferentes, é de todo desaconselhável tal cruzamento não só por causa da consanguinidade mas também pelo factor letal que geralmente ocorre nos filhotes desse casal.
Saudações ornitológigas.
Armindo Tavares.
Boa noite a todos.
Obrigada pelos conselhos dados, confesso que estou com mtas dúvidas, uma vez k quem me ofereceu os canários disse k não havia problema, acresecntando k tb já fez o mesmo e as crias nasceram saudáveis. Como diz o Sr. Hugo Flávio é um tiro no escuro. Logo se vê.
Continuação de uma boa noite.
Mafalda Sobral
Obrigada pelos conselhos dados, confesso que estou com mtas dúvidas, uma vez k quem me ofereceu os canários disse k não havia problema, acresecntando k tb já fez o mesmo e as crias nasceram saudáveis. Como diz o Sr. Hugo Flávio é um tiro no escuro. Logo se vê.
Continuação de uma boa noite.
Mafalda Sobral
O facto de serem irmãos não os impede de se reproduzirem; mas é sempre um acasalamento a evitar.
Isso é uma regra da genetica e não é por acaso que as leis proibem os casamentos entre parentes proximos, mesmo antes das leis da genetica serem conhecidas como são hoje.
Ao acasalar parentes proximos ( no caso, irmãos) está a selecionar o bom e o mau, isto é, o que geneticamente tiverem de mau será apurado, assim como o que tiverem de bom.
Em geral são menos resistentes a doenças, podem ter problemas diversos ( quistos, tumores, malformações, etc). Mas porque não arriscar?
Junte-os lá para meados de janeiro.......se for na zona centro ou sul; se for mais para norte, inicio de fevereiro. E boa sorte
Isso é uma regra da genetica e não é por acaso que as leis proibem os casamentos entre parentes proximos, mesmo antes das leis da genetica serem conhecidas como são hoje.
Ao acasalar parentes proximos ( no caso, irmãos) está a selecionar o bom e o mau, isto é, o que geneticamente tiverem de mau será apurado, assim como o que tiverem de bom.
Em geral são menos resistentes a doenças, podem ter problemas diversos ( quistos, tumores, malformações, etc). Mas porque não arriscar?
Junte-os lá para meados de janeiro.......se for na zona centro ou sul; se for mais para norte, inicio de fevereiro. E boa sorte