macho ou femea?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta nov 14, 2007 10:23 pm

Boa noite,

depois do fred morrer, decidi aprender mais sobre periquitos, ( que acho que foi o que me faltou com o fred). Já tenho visto algumas coisas na net, nomeadamente aqui neste fórum.

Neste momento tenho o macho que estava com o fred, e comprei outra, pelo menos foi-me vendida como menina. Ainda não tenho foto mas irei tirar e criar os seus respectivos pet-sites.

Fiquei com duvidas em relação ao sexo da ave.
É quase toda amarela, com o bico muito amarelo, olhos normalíssimos,; embora por vezes pareçam que querem ser meios vermelhos, e o narizito é todo rosinha, junto com as patitas. Ora, algumas das descrições são de lutino, mas outras não. O nariz será que pode ainda mudar de cor.
Tenho pena de não ter fotos.

Mais uma coisa, como se caracteriza o stress nos periquitos? A amarela está por vezes a tentar enfiar a cabeça entre as grades da gaiola, que não consegue pois são estreitinhas. Mas faz isto muito frenética, e por vezes agarra-se com as patas nas grades e dá como que uma cambalhota contra elas......será stress? já li qualquer coisa....mas não sei avaliar.

Obrigada :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

quinta nov 15, 2007 11:58 am

Boas
É uma menina sim a meu ver, mas, há sempre um mas, se tiver menos de três meses ou melhor dizendo tem de ter uma aurela branca em torno da parte negra do olho que indica a maturidade sexual do periquito.
Os machos têm a "narina" azul-não claro, e as fêmeas é o resto.
Quanto à cabeça nas grades...os motivos podem ser milhentos, falta de espaço, que se resolve facilmente comprando uma gaiola maior. Pode solta-la de vez para num sitio fechado pondo cortinas à frente dos vidros. ter poucos com que se entreter, prende-lhe fios diametro=0,5cm para ela roer. Mas tinha de ver o comportamento em si a frequencia com que ela o faz, etc...veterinários e escusado pois muito dificilmente encontra um que perceba devidamente de aves, lojas de animais há muito aldrabãozinho...é complicado :wink:
Tente comprar um livro de criação de piriquitos, abc do periquito, etc na editorial presença tem livros à maneira sobre periquitos.
Boa sorte com a bichinha! :D
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quinta nov 15, 2007 1:10 pm

Boa tarde,

para já tem os olhos completamente escuros. E a cabeça nas grades só acontece no momento em que a coloco fora da cozinha, que é onde fica durante a noite. Mas também só o faz durante uns minutos.
A minha duvida residiu quando li sobre os lutinos machos que tem a cera rosa...
Espero mesmo que seja menina.

Obrigada pela resposta :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Responder

Voltar para “Aves”