De que raça é o meu canário

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
aBe
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça ago 23, 2005 2:26 am

domingo jan 13, 2008 6:48 pm

Olá,
A quem souber reponder, de que raça é este canário que pos-lhe o nome de Pavaroti? :)

Imagem

Imagem
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

domingo jan 13, 2008 7:05 pm

O seu canário tem um tom cor-de-laranja, o que me leva a crer que: ou é filho de um progenitor vermelho e outro amarelo; ou então é amarelo (Amarelo Nevado) de origem, mas foi-lhe administrada papa vermelha durante a muda da pena. Tem uma cor bastante uniforme e pela cor da anilha parece tratar-se de um exemplar nascido este ano.
aBe
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça ago 23, 2005 2:26 am

domingo jan 13, 2008 8:06 pm

Sim é deste ano (ou melhor visto que já estamos em Janeiro :) ) É do ano passado. Nasceu em Março.

Mas pelo facto de ser cor-del-laranja, não é de raça?
É tipo um "Rafeiro" ?:)
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

domingo jan 13, 2008 8:14 pm

aBe Escreveu:Sim é deste ano (ou melhor visto que já estamos em Janeiro :) ) É do ano passado. Nasceu em Março.

Têm razão, eu é que me refiro aos de 2007 como sendo deste ano.
aBe Escreveu:Mas pelo facto de ser cor-del-laranja, não é de raça?
É tipo um "Rafeiro" ?:)
O cor-de-laranja não é oficialmente reconhecido como uma raça.
Mas como lhe disse ele pode ser amarelo, só que ficou pintado de laranja devido a corantes que lhe possam ter dado.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

domingo jan 13, 2008 8:45 pm

Para ter um amelhor idei do que digo, ponho aqui umas fotos para comparação:

O Norwich é um canário ao qual se tem por hábito dar corante, para que fique com uma coloração laranja

Norwich ao qual se forneceu corante vermelho:

Imagem






Norwich ao qual não se forneceu cornte vermelho:

Imagem
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo jan 13, 2008 9:48 pm

O seu canário é um bonito exemplar, lipocromo, vermelho e pelo que me parece ficará vermelho intenso se for devidamente tratado.
É de linha vermelha e pelo porte, parece-me ser de raça, sim. Dê-lhe sempre papa vermelha, o ano inteiro, sem limites ( e não apenas só na altura da muda da pena); existe à venda no mercado.
Dê-lhe tb outros alimentos vermelhos....cenoura por exemplo. Depois da próxima muda da pena, ficará bem vermelho.
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo jan 13, 2008 9:53 pm

Adiantando mais um pouco......é provável que seja um canario vermelho, lipocromo, nevado, a julgar pelo "nevado" que parece ter nas asas e no manto, em especial, ; se for, não tem raça definida, isto é, não se enquadra em nenhum dos standards da COM ( Confederação Ornitológica Mundial), mas não deixa de ser um canario tão bom como os outros para cantar e tudo o mais.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

domingo jan 13, 2008 10:11 pm

Será que é mesmo vermelho, Mozungo? Parece-me mais um mestiço de amarelo e vermelho. A cabeça não me convence.
Mas para ver se é vermelho, ou não, faça como o Mozungo explicou: dê-lhe papa vermelha durante o ano todo.
Durante a muda da pena administre um corante especifico para itensificar mais a cor.
TuchaKika
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 26, 2007 3:12 am
Localização: 2 Cadelas,
Canários,
Caturras,

terça jan 15, 2008 4:14 am

Faço minhas as palavras do Mozungo.
jvpcspmg
Membro
Mensagens: 82
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

terça jan 15, 2008 3:55 pm

A mim parece-me um amarelo nevado a quem foi administrado corantes, se é de raça ou não, nao lhe posso confirmar, nem acho que ninguem! A menos que fossem feitos testes de DNA!
Independentemente do que seja, é um bonito canário e merece ser muito amado e bem tratado!
Boa sorte com ele!
aBe
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça ago 23, 2005 2:26 am

sexta jan 18, 2008 1:16 am

Obrigado a todos os que me reponderam

É claro que a raça dos animais não importa.
Alías meu Pavaroti, para mim é o canário mais bonito :D
Perguntei porque gostaria saber melhor quais os cuidados e as necessidas que o canário poderá a vir a ter.
Se calhar vou pesquisar um pouco sobre a raça Norwich....

Mas uma vez obrigado
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

sexta jan 18, 2008 10:10 am

Atenção! O seu canário não é um Norwich, eu só o usei para uma comparação.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

sábado jan 19, 2008 11:49 pm

jvpcspmg Escreveu:A mim parece-me um amarelo nevado a quem foi administrado corantes, se é de raça ou não, nao lhe posso confirmar, nem acho que ninguem! A menos que fossem feitos testes de DNA!
Independentemente do que seja, é um bonito canário e merece ser muito amado e bem tratado!
Boa sorte com ele!

Pois, a dúvida é se é um amarelo nevado ao qual se administrou corante, ou se é um vermelho que não recebeu corante. Eu cá fico no amarelo.
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo fev 03, 2008 3:16 pm

Deixo aqui um conselho aos principiantes: no inicio, não se preocupem com raças, com linhagens, com esses pormenores..........com o tempo, vão sentir ( ou não) necessidade de se aperfeiçoarem.
Então, já com experiencia, com alguns conhecimentos, dediquem-se a sério a uma raça especifica se assim o desejarem; mas lembrem-se que uma ave sem raça standardizada, faz exactamente o mesmo que a outra de raça apurada, sendo que, em geral até é mais robusta em termos de saude, resistencia as doenças, reproduz-se mais facilmente, etc.
Responder

Voltar para “Aves”