Papagaio cinzento (Mané)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
JoseMaia
Membro Júnior
Registado: terça fev 19, 2008 7:17 pm

terça fev 19, 2008 7:32 pm

Olá a todos, sou novo por estas bandas. Decidi-me registar porque estou necessitar de uns bons conselhos de quem já tem alguma experiencia na questão que irei colocar de seguida. É assim a pouco tempo fiquei com um papagaio cinzento, é um macho e tem 10anos, o antigo dono não tratava muito bem dele, estava numa gaiola pequena sem condições (onde sempre esteve) nunca levou muita atenção da parte do antigo dono. Eu ou qualquer outra pessoa da familia quando se aproximava num acto de fazer festas ou apenas para falar com ele, ele reagia aos berros, já vai fazer cerca de 2meses +/- que já o tenho, e ja não reage tanto assim, vem buscar os amendoins a mão, mas se tentar aproximar mão dele para lhe fazer uma festa berra ele começa berrar. Outro aspecto que já reparei e tive pesquisar é ele arrancar as penas, presumo que ele ao longo destes anos com maus tratos tenha problemas em socializar, a minha pergunta é o que fazer para torna-lo mais sociavel, ganhar confiança dele até deixar pegar nele e fazer lhe festas, toda gente aqui em casa dedica-se a ele dar carinho e falar com ele, ele agora já comunica quando gente fala com ele, imita serie de sons, cão ,dos gatos. A dias fiquei muito supreendido quando ele deu cabeça para lhe fazer uma festa, mas depois no dia seguinte fui tentar fazer festa e já não deixou, não deixou mais fazer-lhe festas. Agredecia ajuda de quem sabe, para me poder orientar.

Cumps!
José Maia
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quarta fev 20, 2008 10:30 am

Caro Jose Maia

Para já deixe lhe dar os meus parabéns por adquirir um papagaio cinzento, estas aves são as mais inteligentes.
Esta actitude de seu novo amigo é normal, ele está a estranhar o seu novo ambiente.
Com o tempo será normal ele escolher um membro da sua familia como "companheira/companheiro" e será essa pessoa que terá maior facilidade em se dar com o seu amigo.
Você está a ir pelo caminho certo, continue com calma, de-lhe miminhos (amendoins, uvas, bananas, etc...) pois será dessa forma que vc irá conquistar a confiança de seu amigo.
Nunca faça movimentos bruscos à frente de seu amigo, mesmo que vc se assuste por alguma razão ou que ele lhe venha a morder "o que faz parte do adestramento"
Quando o seu amiguinho tiver confiança em vir buscar o amendoim sem hesitar, passe para uma nova fase "abra a porta da gaiola e de-lhe o amendoim de maneira que ele não saia da gaiola ou mesmo do puleiro que ele se sente confortavel, quando ele passar a ir buscar o amendoim sem hesitar, passe novamente para uma nova fase, afaste o amendoim da porta da gaiola e ponha uma mão entre a gaiola e o amendoim, preferencialmente as costas da mão pois ele poderá tentar morder-lhe e quanto menos pontas onde ele pegar, melhor.
Será uma tarefa árdua, de muita paciência mas será recompensadora
Não dê mais de dois amendoins por dia, pois são muito gordurosos e em demasia, faz mal ao seu amiguinho, varie com fruta como por exemplo uvas e bananas, eles adoram
Ao dar miminhos (amendoins, uvas, bananas, etc...) nunca dê duas coisas ao seu papagaio pois são muito venenosos para estes animais - Abacate e Chocolate
Tente lhe dar uma alimentação equilibrada, se não souber como, eu lhe passo depois uma dieta boa.

Quanto ao seu amiguinho arrancar as penas, vc deve lhe dar uma fonte extra de cálcio pois ele está constantemente a produzir novas penas e esse processo exige uma fonte de cálcio extra ao organismo do papagaio. De-lhe osso de choco seco à descrição, vai ajudar.
O processo de ele arrancar as penas começa muitas vezes por falta de fonte de calcio natural ou nervosismo e daí por diante passa a vício.
Se ao longo do tempo ele nao deixar de arrancar as penas só há uma maneira de resolver o problema, será colocar um colar no seu amiguinho para evitar que ele chegue com o bico às penas mas isso é um trabalho para um veterinário e como última solução

Um abraço
lmgcardoso
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

quarta fev 20, 2008 11:04 am

Oi bom dia, tb tenho um papagaio cinzento com cerca de 2/ 3 anos que me foi dado por um familiar. Tb no início foi difícil chegar a ele porque aí está ñ nos conhecia e tinha medo. Infelizmente na altura tinha-me fugido o meu ringneck pela janela e eu andava mto em baixo, o facto de ñ ligar nenhuma ao novo membro da família é q o levou a escolher-me a mim como "amiga". Tem msm de se ter paciência e ñ forçar a mexer nele. Aproveite esses momentos em que ele baixa a cabeça e quer festas e tem de esperar por outros desses momentos porque eles fazem as coisas quando querem e temos de respeitar. Com o tempo vai aumentando esses pedidos de carinho. Tente falar assim mts vezes ao pé da gaiola com ele ñ mto alto e isso vai mudando. O meu agora até bjs quer dar pelas grades e td. É giro quando se tem paciência com eles.
Boa sorte
JoseMaia
Membro Júnior

quarta fev 20, 2008 2:52 pm

Muito obrigado pelos conselhos que de certo iram ser muito uteis e irei por em prática desde já, tanto eu como resto da familia fala com ele, temos lhe dado muita atenção, nota-se que ele já tem um certo a vontade, pois responde quando falamos com ele, penso que com o tempo e paciencia e dedicação ele irá sentir-se a vontade e ganhar confiança, é conpreensível ele reagir desta forma perante o tratamento que levou durante 10anos, é muito triste. Mas pronto agora há que o fazer feliz, e sentir-se em familia, tambem gostaria de saber quais os brinquedos mais adequados para ele, pois pelo que já li pela internet sei que eles gostam de ter brinquedos.

Cumps e obrigado mais uma vez.

José Maia
taniaxana
Membro Veterano

quarta fev 20, 2008 3:16 pm

Sinceramente o meu ñ liga nada a brinquedos, gosta é dos vários poleiros que tem lá dentro de madeira porque rói-os todos q dps tenho de fazer novos. De resto gosta é de atenção e ñ se cala um segundo a assobiar e a falar.
JoseMaia
Membro Júnior

quarta fev 20, 2008 3:55 pm

Vou deixar aqui umas fotos do MANÉ:

Imagem

Imagem :Sua vivenda que comprei, ele até estranhou tanto espaço, pois a sua antiga gaiola era mesmo pequena. :wink:

Imagem

Podem reparar no estado das penas :| muito mau.

Cumps!

José Maia
lmgcardoso
Membro Veterano

quarta fev 20, 2008 4:12 pm

Caro amigo

Os brinquedos para os papagaios cinzentos nao precisam ser muito elaborados pois o fim deles será a destruição total, mas é importante que eles os tenham pois ajuda-os a passar o tempo.

Um brinquedo novo quase todos os dias e custo practicamente zero será o canudo em cartão dos rolos dos papeis higienicos, eles adoram destruir isso. ATENÇÃO não dê os canudos que tem cola pois pode ser prejudicial.

Outro brinquedo será um quadrado de madeira macia, que vc pode cortar a medida, mas cuidado para que a madeira não crie farpas vivas pois as farpas podem entrar nos pes dos papagaios e criar infecções. O quadrado deverá ser de um tamanho que ele possa pegar com a pata

Papel tamanho A4 feito em bola Atenção para ser uma folha em branco sem tinta

Um brinquedo com brinde que vc pode fazer e ele vai-lhe pegar com certeza
pegue num canudo de rolo de papel higienico, coloque uma bola de papel num dos lados do canudo, ponha uma UVA no meio e feche a outra estremidade com mais uma bola de papel

Tenha este princípio de materiais simples e um pouco de imaginação e verá que pode inventar montes de brinquedos mas atenção sempre serem materiais macios

Um forte abraço
lmgcardoso
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

quarta fev 20, 2008 8:15 pm

realmente é uma pena o estado em que está a pobre da ave... ainda bem que foi resgatada. lmgcardoso muito obrigado pelas dicas dos brinquedos, pelo menos a mim deram mt jeito. n tenho um papagaio mas tenho um casal de forpus e se a coisa que eles precisam é de brinquedos e eu n tenho imaginação para acompanhar a inteligencia e capacidade de destruição deles ;)
lmgcardoso
Membro Veterano

quarta fev 20, 2008 10:17 pm

Gostei da gaiola, um espaço optimo para o seu amiguinho, evite de o deixar directamente ao sol e nunca o deixe em correntes de ar, isso é fatal para eles.

Vc já desparasitou o seu amiguinho?? Convém, pois outro motivo para os papagaios se depenarem é por poderem ter vermes.
Para vc comprar um desparasitante poderá ir a uma loja de animais boa e pedir um desparasitante para papagaios vou deixar aqui o nome do que dou aos meus amiguinhos - intervermes o.c. da avizoon, mas se o lojista lhe aconselhar outro não se preocupe, basta confirmar na posologia.
Geralmente os remedios fornecidos são para serem administrados com a água do bebedouro. Sempre que der remédios ao seu amiguinho, corte com a alimentação molhada ou maçãs, bananas, etc... dê só comida seca, dessa forma o seu amiguinho irá beber mais água para matar a sede e consequentemente tomar uma dose maior de remedios.

Boa sorte
lmgcardoso
taniaxana
Membro Veterano

quarta fev 20, 2008 11:19 pm

Tava msm em mau estado coitado. Há pessoas que realmente deviam ser tratadas pior que sei lá. Hoje em dia gostamos msm mais dos animais do que mts gente que por aí anda. Ainda bem que foi regastado por alguém que agora o tratará bem.
Boa sorte com os brinquedos :)
Bjs
JoseMaia
Membro Júnior

quinta fev 21, 2008 11:44 am

Tania fiquei com ele mesmo por isso, o mal são as pessoas comprarem os animais e não recolher qualquer informação sobre a especie, pensam que é so mete-los na gaiola olhar para eles e dar-lhes de comer, muita gente não se dá ao trabalho de qual será alimento adequado, espaço, temperatura, etc etc. pessoas não se lembram que certos animais veem de origens completamente diferentes das nossas inclusive meio ambiente/temperatura. lmgcardoso muito obrigado pelos conselhos, irei comprar isso, pois tambem o facto de ele não ter as pena pode ser de parasitas.

Cumps
José Maia
lmgcardoso
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 5:54 pm

De nada
Sempre que precisar e eu possa ajudar, aqui estarei

Boa sorte
lmgcardoso
Catywings
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2008 10:22 pm

domingo mar 30, 2008 10:27 pm

Tenho um papagaio cinzento já há um ano e ele quando veio para nós já era adulto. Não é nada fácil socializar com ele, pois tem medo de tudo e não deixa que lhe deem festinhas, passa a vida a rosnar. Para mim é só às vezes mas do dono é que ele tem mesmo medo e não entendemos porquê. Se lhe chegar com um amendoim ele vem buscar mas depois foge logo, é muito desconfiado. Ele assobia muito mas não fala. Será que alguma vez vamos conseguir mudar este comportamento? De há um ano para cá que vimos tentando mas não se vêm grandes progressos. Será que me podem ajudar.
lmgcardoso
Membro Veterano

segunda mar 31, 2008 10:51 am

Caro forista Catwings

Por vezes é complicado que os nossos amiguinhos correspondam como nós gastariamos.

Será uma tarefa árdua e demorada, você ganhar a confiança do seu amiguinho, mas isso só dependerá de si.

Quanto ao seu amiguinho ficar com muito medo do antigo dono, bem...isso poderá ter vários motivos, como por exemplo, um susto, associar o antigo dono a outro animal como cães e gatos, momentos de streess na presença do antigo dono, maus tratos, gritos, movimentos bruscos, em fim uma eternidade de motivos.

Dois truquezinhos para minorar o streess do seu amiguinho é colocá-lo de maneira que ele tenha plena percepção do espaço onde está, coloque-o longe de portas pois assim ninguém irá aparecer derrepente sem ele estar à espera. Será importante as pessoas aparecerem ao longe e irem se aproximando gradualmente.
Coloque a gaiola ou o puleiro que ficar mais alto na gaiola de maneira que os olhos do papagaio fiquem no mínimo ao mesmo nível dos seus olhos quando você estiver de pé, isso lhes dá maior confiança.

Sempre que se encontrar no mesmo compartimento de seu amiguinho será importante pelo menos dizer olá.

Proximo dele evite fazer movimentos bruscos, movimente-se lentamente e sempre a falar com ele

Associe sua presença a coisas boas, como por exemplo amendoins, uvas, rodelas de bananas, pedaços de maça, etc...
Não dê mais de dois amendoins por dia e evite dá-los todos os dias.

Tenha tempo para o seu amiguinho, pelo menos 10 minutos por dia, isso será uma das coisas mais importantes.

Sempre que necessitar de ajuda fique à vontade, depois dê um "feed back" para saber se houve melhorias com essas pequenas alterações.

boa sorte
lmgcardoso
Catywings
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2008 10:22 pm

segunda mar 31, 2008 1:32 pm

Muito obrigada,
Logo que note melhoras dou-lhe um feed-back.
Responder

Voltar para “Aves”