É normal? Precisa de companhia?
Diga-me se souberem pff porque faço o que fôr preciso. Ele dá-nos cabo dos ouvidos

taniaxana Escreveu:Ele dá-nos cabo dos ouvidos
mafaloureiro Escreveu:Pelo que sei, através de amigos meus que também criam esta espécie, o ring neck é uma ave que, salvo em raras excepções, mesmo criado à mão, à medida que se vai tornando adulto torna-se também mais agressivo, em especial, fêmeas (por isso, embora tenha pensado em ficar com um, desisti da ideia). Quanto ao gritar, deve ser mesmo para chamar a atenção do "dono", ou fizeram alguma mudança de gaiola? Há algum objecto novo perto da gaiola? Quando ele está com ela, fica mais calma? A minha arara, por exemplo, tem, de vez em quando esses surtos histéricos (e bem mais altos do que os de um ring neck), geralmente é porque está assustada com alguma coisa. A gaiola dela está perto de uma varanda, onde não posso estender peças de roupa compridas que fiquem no campo de visão dela, muitas vezes torna-se difícil perceber o que é, mas geralmente é algo que está a assustá-la (no outro dia era uma bola de ping pong a 3 metros de distância, mas que a deixou fora de si).
Oi, sim ele está na gaiola dele quando ñ estamos em casa mas depois quando chegamos costumamos soltá-lo e ele faz o q quer. Em relação a chamar por nós ñ sei sinceramente. Houve um dia que ele nos fugiu pela janela e graças a Deus passada uma semana conseguimos recuperá-lo, porque de tanto cansaço deixou-se apanhar por uma senhora. Será que foi de andar sempre lá de volta a voar e a chamar por nós ?mafaloureiro Escreveu:Ele passa muito tempo sózinho? Quanto tempo dispende o seu marido com ele? Sim, porque claramente é ele o companheiro preferido do seu ring neck. Pode estar carente de atenção (aliás, inclino-me muito para essa hipótese), nesse caso, tentem passar mais tempo com ele. Talvez ele esteja sómente a chamar o seu marido. Quanto a juntar um macho, primeiro, podem não se aceitar, logo não é necessáriamente certo que fique mais calma, pode até ficar com 2 problemas em vez de um. E, para procriarem, é preciso reunirem-se uma série de condições, ao que sei. Não basta juntá-los. Na minha opinião, a solução passa por dar-lhe mais atenção (os psitacídeos em geral necessitam de muita atenção por parte dos donos, podendo, eventualmente, arranjarem problemas comportamentais, como o arrancar de penas, por não a terem). Ele tem distrações suficientes na gaiola? Brinquedos de que ele goste?
Nós damos-lhe atenção mas sou sincera mtas das vezes quase ficamos malucos da cabeça com os berros dela. Em relação à sexagem tenho mts desconfianças para achar ser fêmea, ela gala o meu marido como se ele fosse um macho ringneck e até se põe a "gemer" e de rabinho para o ar. E quando ele lhe faz festas derrete-se toda.mafaloureiro Escreveu:Em relação a brinquedos, não sei quais utilizou, eu comprei alguns nas lojas mas improvisei outros: cordas de sisal com nós para treparem, correntes (que se compram no Aki, por exemplo) de diversos tamanhos, presas com mosquitões, onde prendo argolas de porta chaves (também do Aki), bolas dos gatos (com guizos lá dentro), etc. Como disse, infelizmente, os ring necks são tendencialmente mais ariscos, à medida que crescem. O barulho, poderá dever-se ao susto que o pobre apanhou quando fugiu, não se sentir ainda seguro. De qualquer forma, se fosse eu, tentaria dar-lhe atenção redobrada, mais meiguices, mimos e dar tempo ao tempo, para que se sinta novamente seguro. Não convém é gritar com ele quando ele está assim, ou fazer algo mais brusco, porque só irá piorar. Quanto ao arranjar-lhe companheiro, se pretender arriscar. é uma roleta russa, poderão dar-se bem como poderão não se dar, poderá vir a ter dois problemas em vez de um. Eu tenho duas aves neste momento (a caminho da terceira), também comprei a segunda, por achar que a minha arara ficaria feliz com a companhia, mas, por precaução já tinha, preparada outra gaiola. Felizmente que o fiz, porque não se dão bem, e isso pode sempre acontecer mesmo entre indivíduos da mesma espécie. E depois teria de fazer à partida a sexagem da sua (através do ADN) para poder comprar-lhe um companheiro.
Tenho de pensar mesmo mto bem sobre este assunto...mafaloureiro Escreveu:Eu tenho duas e quando decidem berrar, dão-me cabo dos tímpanos, por isso imagino o que deve sofrerHá quanto tempo foi essa fuga? Pode sempre tentar arranjar-lhe companhia mas prepare-se para o facto de poderem não se dar bem. E também podem tornar-se amigos mas aí serão ainda bravos. Eu sou da Portela de Azóia