Abaixo-assinado: Criar Legalmente Aves da Fauna Europeia

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
bengalim
Mensagens: 1
Registado: quinta abr 06, 2006 2:50 pm

quarta jun 18, 2008 1:25 am

Sr. Fang

Que o seu envolvimento com aves seja diferente de muitos outros cidadãos tudo bem.
Que encare a preservação das aves de forma diferente de outros tudo bem.
Que tenha pontos de vista diferentes de outros cidadãos também aceito.
Não posso é admitir ao Sr. que venha aqui dizer que quem promove recolhas de assinaturas como aquelas que se estão a pretender recolher no AVESPT e quem as assina não é gente credivel nem séria isso desculpe mas eu não o conheço, logo não lhe admito tais adjectivos.
Não quer, não concorda, não aceita, não se revê tudo bem eu pessoalmente respeito a sua decisão ou mesmo opinião e não é por isso que o vou adjectivar disto ou daquilo por isso solicito que possa moderar a sua forma de analise porque isto dos foruns é publico como sabe e as noticias correm.
Se quer debater com elevação e etica a questão da fauna europeia e quem é o quê e quem pratica o quê e quem analisa ou estuda ou quê estou disponivel para o fazer consigo, até porque também tenho as minhas opiniões sobre os ambientalistas e seus metodos de actuação.
Julgo que iniciativas como esta do AVESPT são louvaveis só pecam por tardias, mas lá diz o velho ditado mais vale tarde que nunca e todos seremos poucos e se hoje formos muitos amanhã certamente seremos milhões a preservar e a fiscalizar, afinal é tudo uma questão de visão das coisas.

Vamos elevar a discussão a bem principalmente das aves

Obrigado
lovebirds35
Membro
Mensagens: 102
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

quarta jun 18, 2008 11:06 am

bengalim Escreveu:Sr. Fang

Que o seu envolvimento com aves seja diferente de muitos outros cidadãos tudo bem.
Que encare a preservação das aves de forma diferente de outros tudo bem.
Que tenha pontos de vista diferentes de outros cidadãos também aceito.
Não posso é admitir ao Sr. que venha aqui dizer que quem promove recolhas de assinaturas como aquelas que se estão a pretender recolher no AVESPT e quem as assina não é gente credivel nem séria isso desculpe mas eu não o conheço, logo não lhe admito tais adjectivos.
Não quer, não concorda, não aceita, não se revê tudo bem eu pessoalmente respeito a sua decisão ou mesmo opinião e não é por isso que o vou adjectivar disto ou daquilo por isso solicito que possa moderar a sua forma de analise porque isto dos foruns é publico como sabe e as noticias correm.
Se quer debater com elevação e etica a questão da fauna europeia e quem é o quê e quem pratica o quê e quem analisa ou estuda ou quê estou disponivel para o fazer consigo, até porque também tenho as minhas opiniões sobre os ambientalistas e seus metodos de actuação.
Julgo que iniciativas como esta do AVESPT são louvaveis só pecam por tardias, mas lá diz o velho ditado mais vale tarde que nunca e todos seremos poucos e se hoje formos muitos amanhã certamente seremos milhões a preservar e a fiscalizar, afinal é tudo uma questão de visão das coisas.

Vamos elevar a discussão a bem principalmente das aves

Obrigado
Se houve alguém que manteve o debate com elevação e ética foi inequivocamente o forista fang. O fang não criticou quem assina mas sim quem promove esta recolha de assinaturas e pelos vistos com toda a razão. O forista fang é tão elevado e tão credivel ao ponto de estar a criar "mossa" nos passareiros e neste forum já alguns como o senhor o tentaram descredibilizar com argumentos inocuos e patéticos e com resultados contrarios as vossas pretensões... tenho dito :)
carlosramoa
Mensagens: 7
Registado: quarta mar 03, 2004 5:46 pm

sexta jun 20, 2008 11:03 am

Bom dia

So hoje fui alertado para a "conversa" que se mantém neste forum, relativa à iniciativa de um abaixo assinado sobre a possibilidade de detenção e criação de aves domesticas de fenótipo selvagem.

Gostaria de vos dizer que depois de ler as intervenções neste forum chego à conclusão que estamos todos de acordo quanto ao essencial, senão corrijam-me:
-todos somos sensíveis relativamente à protecção da natureza
-todos gostamos particularmente de aves e pássaros
-todos sabemos que a captura é ilegal
-todos concordamos que deve continuar a ser (excepto para fins científicos, devidamente supervisionada pelo ICN e antecipadamente organizada)

Para alguns de nós, com fins desportivos, lúdicos ou de mero prazer pessoal nos gostaria:

-poder deter, criar e expor espécimes domésticos de espécies de aves de fauna autóctone comprovadamente nascidas e criadas em ambiente doméstico, possibilidade prevista na lei actual e paralela ao que acontece nos paises nossos parceiros da UE.

Assim, e segundo penso, o que é verdadeiramente importante é, com seriedade, chegarmos a uma verdadeira regulamentação do Dec. Lei actualmente em vigor, que garanta, na prática as premissas acima referidas, relativamente às quais estamos de acordo.

Devo dizer que assinei a petição. E assinei a petição por aquilo que ela é e não por quem a "promoveu".

A petição é um instrumento, pelo qual um grupo de pessoas expressa uma oipnião e um desejo, neste caso legítimo: ver regulamentado um decreto publicado.

No que me diz respeito, enquanto dirigente de associações cujos objectivos passam pela representação de criadores-amadores de aves de companhia, con fins desportivos e lúdicos, esta regulamentação deve ser elaborada o quanto antes, mas de forma a ser efectiva na prática, ou seja de modo a que sejam "separadas as aguas": quem é sério, quem tem fins desportivos, quem sente o chamamento da criação, e tem respeito pela natureza e pelos habitats, estará definitivamente de um lado.

Quem visa o lucro pelo lucro, sem respeito pelo nosso "meio ambiente", e os "pilha ninhos" definitavamente do outro lado.

É esse o papel que, como dirigente associativo, tenho tentado fazer: expicitar que só se pode separar o "trigo do joio" quando for possível adquirir espécimes domésticos de fenótipo selvagem de espécies de aves de fauna europeia, poder regista-las junto da estrutura associativa em livros de modelo próprio, sujeitos à inspecção das autoridades de conservação, obter e criar os seus descendentes, fazer o seu registo e a a partir daí poder participar nos concursos e exposições com regras desportivas e técnicas, e observando o bem estar animal.

Nesse dia, os "pilha ninhos" verão o seu futuro ameaçado.

Aliás, a experiência do acontecido nos restantes países europeus leva-nos a concluir que, no momento em que for possível a detenção de espécimes "comprovadamente domésticos", o interesse em espécimes selvagens irá diminuir drasticamente senão desaparecer, dado que a "qualidade" em termos desportivos dos espécimes domésticos por um lado e a quantidade de espécimes disponiveis por outro, levará a que, também por este lado seja "não atractivo" o risco da captura.

Assim esperamos e desejamos que aconteça.

Em Portugal , os criadores e os ambientalistas/conservacionistas andam muito longe uns dos outros e isso tem de mudar.

Não posso admitir que quem passa horas no campo, a observar ou anilhar aves, quem tem interesse e empenho em fazer mapas de anilhagem, estatisticas e estudos sobre aves selvagens, e quem passa horas e horas no "viveiro" a mudar aguas e sementes, a dar papinhas e germinados, a criar aves à mão, e com palitadas às vezes a meio da noite, não posso admitir que estes dois tipos de pessoas não tenham em comum uma grande admiração pela natureza e pelos seres vivos, e não sejam afinal, todos, pessoas sensíveis ao mundo que as rodeia.

Em Itália, onde estive presente na ultima Assembleia da federação italiana de ornicultores (FOI), assisti inclusivamente à cerimõnia de fundação de um "Corpo de fiscalização ambiental" com o fim de fiscalizar e levar à justiça todos aqueles que na floresta ou no campo cometam atentados contra as aves selvagens e o seu habitat.

É esse o caminho que aqui devemos fazer, para bem de todos e principalmente de todas a aves: as selvagens e as domésticas.

Desculpem a intromissão e a extensão desta minha intervenção

Carlos Fernando Ramôa
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jun 20, 2008 6:27 pm

Devo dizer que assinei a petição. E assinei a petição por aquilo que ela é e não por quem a "promoveu".
Ora nem mais, foi exactamente por isso que eu também a assinei.
jpsardas
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 11, 2007 1:34 pm

sexta ago 29, 2008 2:17 pm

so tenho pena e que mt gente que e contra a legalizacao secalhar teem mais aves protegidas do que mt gente...ou entao teem inveja de nao conseguir criar nada em cativeiro...e pena haver pessoas tao ignorantes
deadman
Membro Veterano
Mensagens: 1488
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
Localização: pouca coisa, cento e poucos.

sexta ago 29, 2008 3:38 pm

jpsardas Escreveu:so tenho pena e que mt gente que e contra a legalizacao secalhar teem mais aves protegidas do que mt gente...ou entao teem inveja de nao conseguir criar nada em cativeiro...e pena haver pessoas tao ignorantes
existem pessoas muito tristes, realmente, mais valia estar em silencoo!!!
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
joaoxito
Mensagens: 9
Registado: domingo jun 24, 2007 11:10 pm

sexta out 10, 2008 8:00 pm

bla bla bla
n interressa saber qem é q tem mais balela ou n.
estamos aqi para falar sobre aves, mas isso parece n ser o q voces qerem

parece q isto é o jogo de qem derruba qem

andam todos a ver qem tem e dá mais treta e faz o pessoal perder a paciencia e nao voltar aqi

abraço
Última edição por joaoxito em sábado out 11, 2008 6:08 pm, editado 1 vez no total.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta out 10, 2008 9:48 pm

Ó Joaoxito, não leve a mal, mas.....não ajude!
joaoxito
Mensagens: 9
Registado: domingo jun 24, 2007 11:10 pm

sábado out 11, 2008 5:57 pm

:)
joaoxito
Mensagens: 9
Registado: domingo jun 24, 2007 11:10 pm

sábado out 11, 2008 6:05 pm

é verdd,
vir aqi publicar o q qer q seja é tar a ver toda a gente contra ela...
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo out 12, 2008 11:57 am

João,
Compreendo o seu entusiasmo e vontade em ajudar, é proprio da idade. Mas olhe que não é com vinagre que se apanham moscas. Quero com isto dizer que não é gerando antagonismos e atacando as pessoas, que se granjeiam apoios.
Nem toda a ente tem de concordar connosco e apoiar esta legalização, mas se queremos que as pessoas mudem de ideias tem de ser mesmo convencendo-as com argumentos lógicos e bom senso.
Já aqui ouvi argumentos muito bons a favor da legalização. Contra a legalização, felizmente só mesmo o facto de que algumas as pessoas que a fomentam terem contra si algumas atitudes menos dignas. Em suma, não é a lealização que está a ser alvo de crítica, mas sim algumas pessoas. POr isso é que eu insisto, que é meçhor não ir pelo caminho do confronto, porque por aí não vai arranjar nenhum apoiante, antes pelo contrário.
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta out 17, 2008 8:36 pm

Como de costume....muitos treinadores de bancada, muitos "ambientalistas" de sofá, muita gente bem pensante; à portuguesa, pois claro.
Responder

Voltar para “Aves”