Bom dia, Bitex.
Desculpa por uma resposta tão tardia mas estive de ferias nesta semaninha da páscoa .
Concordo com muito do que disse o aestiva, de facto as folha de palmeira é do melhor para eles fazerem os ninhos. Forram o ninho todo, por cima, de lado ..... Uma verdadeira obra de arte. Quanto a por algumas folhas no ninho, acho que não vale a pena, os meus tiram tudo cá pra fora.
A das folhas de papel é outra historia, tem a ver com a humidade. Como referiu a Ana Fernandes, e muito bem, a humidade é primordial elemento na reprodução de Agapornis. Sem esta presente nos ninhos, a casca dos ovos fica dura e as crias acabam por morrer dentro dos ovos porque não os conseguem furar. Não esquecer ter sempre água para o banho, tem que ser uma coisa com um certo peso para eles não virarem. Costuma se dizer um prato de barro dos vazos, eu optei por uma coisa similar mas vidrada para ser mais fácil a limpeza . Agora aqui é que entra o papel absorvente. Com este, os Agapornis fazem pequenas bolas que transportam para o ninho e com os banhos, as penas molhadas, o papel irá absorver a humidade dado assim alguma humidade ao interior do ninho.
Mas o nosso clima, como se pode constatar nos últimos dias, é bastante húmido, só nos dias mais quentes de verão é que costumo molhar um pouco os ninhos com um borrifador de vez em quando.
Durante toda a época de criação deve se manter as folhas de palmeira, porque quando as crias nascem vai ser necessário renovar as folhas, para forrar de novo o ninho e tapar as fezes das cias.
Quanto ao que o tang disse, é possível quando falamos de rosicollis. Quando escasseia o material para a sua confecção estes podem simplesmente forrar o chão. Mas no caso dos Personatas, Ficher e outros é necessário um ninho todo tapado e coberto.