URGENTE Encontrei um passarinho bebe!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Sofia___
Registado: quarta abr 12, 2006 9:11 pm

sábado jul 05, 2008 7:47 pm

Boa noite a todos.
Hoje encontrei no meu quintal um passarinho bebe, deve ter caido do ninho no seu primeiro voo. Gostaria de saber o que lhe devo dar de comer, esta com um ar muito vivo e saudavel ,acho que mais uns dias e pode ser posto em liberdade!
Beijinhos.
mariamena
Membro Veterano
Registado: quinta nov 28, 2002 6:12 pm
Contacto:

sábado jul 05, 2008 9:33 pm

:D Olá ,

que tipo de passarinho é?

Se tiver outras aves, para já , e devido à urgência dê-lhe papa dos seus ( papa amarela), misture um pouco de água, a suficiente para ser colocada numa seringa , ou se ele já for grandito, pode ralar maçã, cenoura, e misturar um pouco da papa que referi.

Há à venda papa de criação à mão....

http://osmeuspassarinhos.blogspot.com/
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

domingo jul 06, 2008 1:25 am

conheço quem tenha criado À mão 2 melrros bebes que cairam do ninho e depois não quiseram ir-se embora. vivem lá fora no telheiro. mas sem gaiola.

essa pessoa usou uma palhina normal, cortada a meio na horizontal e punham minhocas vivas lá.
se ajuda LOL
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

domingo jul 06, 2008 9:34 am

Boa noite a todos.
Hoje encontrei no meu quintal um passarinho bebe, deve ter caido do ninho no seu primeiro voo.
NUNCA se apanham pássaros caidos e se levam para casa, excepto quando sao muito pequenos e cairam de facto do ninho e não há hipotese de os voltar a colocar lá ou se aencontram numa zona deveras perigosa.
De resto, pássaros no 1º voo deixam-se SEMPRE no local em que foram encontrados, ou melhor ainda, colocam-se numa árvore próxima. Os pais cuidam do resto.
Neste momento os pais devem andar doidos á procura do filho, e ele está nas tuas mãos, sem saberes muito bem o que fazer com ele.....

Este ano já me entregaram 7 pássaros com as penas formadas (2 verdelhões, 4 pardais e um pintassilgo ou algo semelhante), e a minha resposta foi sempre a mesma: deixem-nos em paz!!
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

domingo jul 06, 2008 10:21 am

concordo plenamente com o Diesel_Car, quando os passarinhos que se apanham tÊm as penas formadas não vale a pena apanha-los.. pois eles só se deixam apanhar porque estão cançados.. quando me entregam já animais com penas costumo só coloca-los numa caixa de sapatos com furos (para estarem no escuro e acalmarem) e depois abro a caixa no sitio onde foram apanhados e eles depois voltam a voar..
Só se apanha animais que tenham algo partido ou ainda nao tenham as penas completas..
Stuaventura
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

domingo jul 06, 2008 3:00 pm

a semana passada encontrei um piriquito bébé em cima da palha. Este ainda não tinha as penas todas, nem as asas pareciam ainda muito bem formadas. Dei-lhe um pouco de água e coloquei-o num fardo de palha acima do que ele se encontrava. cerca de 1 hora depois já não lá estava, penso que os pais o levaram. penso que quando se encontram passáros bébés deve-se dar apenas o essencial e esperar. se passado então muito tempo ele ainda estiver no mesmo sitio, assim sim deve-se levar e tomar conta deste.
Sofia___
Registado: quarta abr 12, 2006 9:11 pm

segunda jul 07, 2008 11:49 am

O passarinho estava de facto num sitiu perigoso,com um animal que o podiam comer (cão de grande porte), mesmo assim esperamos a tarde e a manha toda para os pais o tentarem ajudar. Mas estes não conseguiram, estava a anoitecer e os perigos a aumentarem, o passaro esgotado com fome no chão. Se o tivesse deixado ele ou morria por falta de alimento ou era comido! Ele ja tem as penas mas não consegue voar para cima das árvores. Quanto à comida vi num site e que o melhor alimento era gema de ovo cozida sendo necessario dar lhe de comer e beber com muita frequencia. Acham que a ração e melhor do que a gema? Quando o libertar e melhor coloca-lo num galho das arvores ou no chão? Ele é castanho, como os "passaros normais", e de porte pequeno mesmo quando adulto.
Obrigada a todos que responderam!
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jul 07, 2008 6:02 pm

Era importante saber de que ave se trata (uma foto ajudava), pois a alimentação a fornecer pode ser diferente consoante a ave em questão.
Timberkel
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2008 2:43 pm

sexta jul 11, 2008 5:08 pm

podes molhar pao em agua ou leite e das-lhe aos bocadinhos...é uma sugestão, nao sei se fará bem..mas mal tambem nao deve fzr (:

boa sorte :)
Joana
Timberkel
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2008 2:43 pm

sexta jul 11, 2008 5:12 pm

quando ele começar a voar pode deixar que ele siga o rumo dele. Quando se sentir em liberdade voará logo, penso eu .

:D
Joana
picwout
Membro Júnior
Registado: terça jul 31, 2007 6:13 pm

sexta jul 11, 2008 5:16 pm

Diesel_Car Escreveu:
Boa noite a todos.
Hoje encontrei no meu quintal um passarinho bebe, deve ter caido do ninho no seu primeiro voo.
NUNCA se apanham pássaros caidos e se levam para casa, excepto quando sao muito pequenos e cairam de facto do ninho e não há hipotese de os voltar a colocar lá ou se aencontram numa zona deveras perigosa.
De resto, pássaros no 1º voo deixam-se SEMPRE no local em que foram encontrados, ou melhor ainda, colocam-se numa árvore próxima. Os pais cuidam do resto.
Neste momento os pais devem andar doidos á procura do filho, e ele está nas tuas mãos, sem saberes muito bem o que fazer com ele.....

Este ano já me entregaram 7 pássaros com as penas formadas (2 verdelhões, 4 pardais e um pintassilgo ou algo semelhante), e a minha resposta foi sempre a mesma: deixem-nos em paz!!
O diesel_car tem razão se virmos um passaro bebe caido devemo-lo lá deixar. Atè porque mais tarde ou mais cedo os pais iram-no encontrar!!!
E eu falo por experiencia propria: uma andorinha caíu na minha varanda, e eu fiquei á espera (escondida) para ver o que acontecia; e verificou-se, um dos pais veio-o buscar!! :wink:
picwout
Membro Júnior
Registado: terça jul 31, 2007 6:13 pm

sexta jul 11, 2008 5:18 pm

Diesel_Car Escreveu:
Boa noite a todos.

O diesel_car tem razão se virmos um passaro bebe caido devemo-lo lá deixar. Atè porque mais tarde ou mais cedo os pais iram-no encontrar!!!
E eu falo por experiencia propria: uma andorinha caíu na minha varanda, e eu fiquei á espera (escondida) para ver o que acontecia; e verificou-se um dos pais veio-o buscar!! :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jul 11, 2008 6:02 pm

nem apropósito...

encontrei agora mesmo um pardalinho pequenininho...
ele já tem penas, mas são umas peninhas esquisitas e ainda não tem a coordenação motora toda ou tem uma patinha dorida (tem uma patinha encolhida, anda aos saltos e em circulos)... quando lhe coloco a mão abre o bico como se estivesse à espera que lhe desse comida... e já "pia"...

eu tive de o trazer para casa...
ele estava no chão, muito paradinho (eu até pensei que estivesse morto) e, como os meus visinhos levam para lá os cães e já não era a primeira vez que eles matavam pardais, se eu não o trouxesse ele acabava por morrer!!

eu não sei o que fazer...
mas neste momento tenho todo o tempo do mundo para ele e gostava de o poder ajudar!!

como lhe dou comida???
água??

SOCORRO!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jul 11, 2008 6:27 pm

dei-lhe água com uma seringa...
dei-lhe pão molhado e seco e ele deu umas bicadinhas (não sei se foram suficientes, não faço ideia da quantidade nem com que frequência come um pássaro tão pequeno)...
espalhei algumas sementes do canário e papa amarela pela gaiola (pois vi que ele debicava as palhinhas que coloquei no fundo)...
mas não sei mais que fazer...

aqui fica uma imagem dele!!

http://img174.imageshack.us/img174/7384 ... 690uo4.jpg
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jul 11, 2008 6:44 pm

Timberkel Escreveu:podes molhar pao em agua ou leite e das-lhe aos bocadinhos...é uma sugestão, nao sei se fará bem..mas mal tambem nao deve fzr (:

boa sorte :)
Não sabendo exactamente de que ave se trata poderão não só não fazer bem, como fazer mal. Quando não temos certeza do que falamos, um mau conselho pode ser fatal.

Para a forista que encontrou pardal, faça aí uma pesquisa neste forum, que há por aí umas dicas boas e inclusivamente o link de um blog de uma forista onde se explica muito bem como ajudar essas e outras aves.
Responder

Voltar para “Aves”