Boas!
uma vez q as codernizes d compra nao chocam, tenho posto rolas a chocar os ovos. as crias nascem mas morrem, so duram 1 ou 2 dias....
alguem me pode ajudar, sobre como fazer pra nao morrerem?
obrigado
as minhas codernizes bebés morrem passado 1/2 dias d nascer
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
vai a uma loja de lampadas e pede uma de infravermelhos de 100watts
é cara tipo 12 euros, mas compensa, metes numa capoeira a uns 50cm do chao metes a agua no lado oposto da lampada a comida metes no meio a apanhar meia lampada para elas verem a agua tambem, tiras a lampada quando ja tiverem bastantes penas isso acontece ai na quarta semana mais ou menos
é cara tipo 12 euros, mas compensa, metes numa capoeira a uns 50cm do chao metes a agua no lado oposto da lampada a comida metes no meio a apanhar meia lampada para elas verem a agua tambem, tiras a lampada quando ja tiverem bastantes penas isso acontece ai na quarta semana mais ou menos
<p>1.0.0 carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
boas.
ok vou tratar da lampada.
mas a minha duvida é se elas morrem por falta de calor ou se é por nao comerem, pq elas metem-se debaixo da rola e penso q ela as aquece, mas elas andam por cima da comida e nunca as vi comer....
Quanto á lampada, se for com menos potencia posso por mais prox do chao certo? é q tava a pensar qnd nascerem po-las á parte numa gaiola pra ter mais controlo da situação
Agradeço a antenção
ok vou tratar da lampada.
mas a minha duvida é se elas morrem por falta de calor ou se é por nao comerem, pq elas metem-se debaixo da rola e penso q ela as aquece, mas elas andam por cima da comida e nunca as vi comer....

Quanto á lampada, se for com menos potencia posso por mais prox do chao certo? é q tava a pensar qnd nascerem po-las á parte numa gaiola pra ter mais controlo da situação
Agradeço a antenção

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Penso que o problema seja o seguinte: as codornizes são galiformes e as rolas são columbiformes, duas ordens totalmente distintas na maneira como alimentam os filhos e no grau de desenvolvimento com que estes eclodem. A rola alimenta os filhos nidícolas regurgitando o alimento directamente do papo para o bico da cria (aliás, a cria enfia o bico no da mãe ou pai); já a codorniz, tal como a galinha, é um animal que quando eclode está num estádio de desenvolvimento muito mais avançado que a rola, o que faz com que a cria, nidífuga (que não permanece no ninho após nascer), esteja muito menos dependente dos pais do que as rolas. O que significa que se pusermos ovos de codorniz numa rola, ao nascerem as crias, a rola comportar-se-à como manda o seu instinto e não ensinará aos pintos de codorniz o modo correcto de estes se alimentarem, pois o instinto manda que a rola alimente os filhos por regurgitação e não debicando partículas alimentícias ao pé dos pintos para que estes vejam como a mãe faz e assim aprendam a comer, como faz a codorniz ou a galinha. Por isso, penso que as codornizes morrem, não por falta de aquecimento, pois para isso escondem-se de baixo das rolas, mas sim por estas não conseguirem ensiná-las a comer.
:
:
So um pequeno reparo as codornizes de compra sao nomalmente geradas por incubaçao artificial, o que significa que elas nunca vêm a mãe.
Exprimenta a lampada ceramica que a partida ira resolver o problema.
Outra hipotese tambem pode ser a alimentação.
Um abraço Filipe
Exprimenta a lampada ceramica que a partida ira resolver o problema.
Outra hipotese tambem pode ser a alimentação.
Um abraço Filipe