germinar sementes

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
JCnail
Membro
Registado: sábado mar 18, 2006 12:04 pm

terça ago 12, 2008 7:33 pm

boa tarde a todos os foristas.
eu,pelo valor nutritivo superior em relação às sementes normais, já germinei sementes para as minhas aves(agapórnis roseicolis e agapórnis personata, conures peito cinzento e periquitos ondulados).Germinei mistura para pombos-correio(aconselharam-me a germinar esta mistura).
O que me chamou logo à atenção foi o facto de eles terem aderido logo ao pitéu! :D
Mas também reparei que eles não comiam todos os tipos de sementes da mistura.Haverá alguma mistura que eles aproveitem melhor?
Aproveito para perguntar, para além de espinafres,couve galega e cenoura que outros legumes podemos dar?
Para além da maçã, da pêra e abacate, que outras frutas posso dar?
A papa de ovo estraga-se ao fim de quanto tempo?

P.S.:estava a brincar em relação ao abacate! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça ago 12, 2008 7:39 pm

Eu frutas, dou a maior variedade que consiga e que tenha em casa. Geralmente dou maçã, laranja, banana e uvas. Mas tal como já disse, se houver outra fruta em casa dou, excepto claro, o abacate. Quanto aos legumes, dou couve, cenoura (eu dou ralada, que eles consomem melhor) e espinafres. Deve haver mais que se possa dar, mas dou estas, que são as que tenho mais facilmente acesso. :wink: Quanto à papa de ovo, quando ela seca, eu não a dou, e para evitar que ela seque, mantenho-a fechada numa embalagem num local fresco e seco (respeitando as validades). Quando se dá as aves, deve-se dar a quantidade que eles consomem, evitando excessos, para reduzir os desperdícios. Eu uma vez por outra, cozo ovos, desfaço-os (com casca e tudo) e dou-lhes. Tem que verificar que durante a cozedura a água ferva, para não fornecer microorganismos nocivos às aves.
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

terça ago 12, 2008 9:55 pm

germina senmentes de soja, sao muito boas
a mistura que compro so tras couve canhamo e soja e eles adoram
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
JCnail
Membro

terça ago 12, 2008 9:58 pm

soja?:S mas isso não e nenhuma mistura para pássaros,pois não? :S onde compro isso?(desculpe a ignorância)
deadman
Membro Veterano

quarta ago 13, 2008 11:01 pm

eu compro a mistura na loja de amnimais, soja se nao sabe é uma das leguminosas que nós podemos dar e comer
JCnail
Membro

quarta ago 13, 2008 11:17 pm

eu sei que podemos comer soja,há leite de soja,salsichas de soja, outras coisas...só fiquei espantado...nunca tinha ouvido que se podia dar soja.eu não sei é onde arranjar soja...terei de procurar por aqui...
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta ago 13, 2008 11:24 pm

Oá,
Para além da semente de soja já fazer parte de algumas das misturas que se compram para germinação nas lojas de animais, em qualquer loja de dietética (por exemplo no Celeiro) poderá comprar soja germinada ou para germinar. Por acaso até foi mesmo numa destas lojas que comprei o meu germinador ;)
Última edição por PauloC1 em quarta ago 13, 2008 11:26 pm, editado 1 vez no total.
JCnail
Membro

quarta ago 13, 2008 11:25 pm

um germinador?eu ponho as sementes num tupperware com água...
onde se compra um germinador?é caro?abraço
deadman
Membro Veterano

quarta ago 13, 2008 11:26 pm

o meu foi cerca de 20 e tal euros mas eu costumo usar em grande escala e uso um alguidar!
JCnail
Membro

quarta ago 13, 2008 11:29 pm

como fazem para germinar as sementes?podem-me dar o vosso método?obrigado
PauloC1
Membro Veterano

quarta ago 13, 2008 11:32 pm

JCnail Escreveu:um germinador?eu ponho as sementes num tupperware com água...
onde se compra um germinador?é caro?abraço
Para as sementes germinarem convenientemente isso não chega. Aliás, terá de ter muito cuidado por causa das salmonelas.
Um germinador como o meu, tendo em conta que não é mais do que um conjunto de 4 tijelas, das quais3 com furinhos e uma estanque, é caro ;)
De facto, com um coador de plástico, um twperware e um pano húmido, conseguia fazer a festa por muito menos dinheiro ;)
Coloque as sementes dentro do coador (de preferência de plástico), e coloque este dentro de água por forma a que as sementes fiquekm submeesas mas dentro do coador. Devem ficar demolhadas durante cerca de 12 horas em água com Amukina, assegurando-se que substitui a água uma ou duas vezes. Depois retire as sementes da água, dentro do coador e coloque-o num recipiente em cima de um pano humedicido, durante uns 2 ou 3 dias. Assegure-se que o pano se mantém húmido e que é enxaguado periodicamente em águal limpa. Antes de dar as sementes germinadas às aves, lave-as bem. Se tiverem algum cheiro meio apodrecido fora do noemal, não as use.

Boa sorte
Paulo C.
PauloC1
Membro Veterano

quarta ago 13, 2008 11:33 pm

deadman Escreveu:o meu foi cerca de 20 e tal euros mas eu costumo usar em grande escala e uso um alguidar!
O meu, para o que aquilo é, achei caro, mas também só custou 25 euros.
JCnail
Membro

quarta ago 13, 2008 11:35 pm

eu punha as sementes num tupperware com água com 3 gotas de lixivia por cada litro de agua...depois,antes de dar às aves,passava-as no coador e água corrente...
lol ate me sinto mal... :oops:
PauloC1
Membro Veterano

quarta ago 13, 2008 11:37 pm

JCnail Escreveu:como fazem para germinar as sementes?podem-me dar o vosso método?obrigado
Bem, eu uso o germinador ;)
Aquilo é colocar as sementes de molho umas 10 a 12 horas (com água e amukina) e depois espalham-se em camadas nos recipientes que têm os furos. O recipiente mais em baixo é estanque e é cheio de água. 2 vezes por dia, no minimo, regam-se as sementes com água, que escolhe por todos os níveis e recipientes com furos, humedecendo todas as sementes, e depois fica no recipiente de baixo (se estiver muito cheio despeja-se alguma água. O recipiente que tem água, não tem sementes, obviamente.
Ao fim de alguns dias (2 ou 3) as sementes estão prontas.

Se não quiser germinar, também sei de pessoal que se limita a cozer as sementes ;) Mas eu ainda não percebi em que é que isto 'substitui' a germinação, pois parece que não cumpre o objectivo fundamental da mesma.
Última edição por PauloC1 em quarta ago 13, 2008 11:40 pm, editado 1 vez no total.
PauloC1
Membro Veterano

quarta ago 13, 2008 11:38 pm

JCnail Escreveu:eu punha as sementes num tupperware com água com 3 gotas de lixivia por cada litro de agua...depois,antes de dar às aves,passava-as no coador e água corrente...
lol ate me sinto mal... :oops:
MAs as sementes dentro de água germinavam como dede de ser, ou só abriam?
Responder

Voltar para “Aves”