O meu papagaio tem fases de mau humor, porquê???

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça set 02, 2008 2:17 am

O Joca, um amazonas ocrocephala de 4 meses, está comigo desde que tinha 1 mês e meio e de vez em quando ao aproximar-me do seu poleiro fica com mau humor e tenta bicar-me, mas quando lhe dou o dedo, acalma-se e tenta subir, outras vezes está ao colo e de repente fica de mau humor e ja não quer que lhe toque , porquê estas mudanças repentinas de humor, terão alguma explicação, se alguém ja teve uma situação assim agradeço ajuda,
Joaoejoca
Membro Veterano

sábado set 06, 2008 3:03 am

Com o passar dos dias, o Joca tem tido esse mau feitio várias vezes, na minha opinião, por uma questão de insegurança pois quando se sente seguro, não reage mal, mas se faço algum movimento mais brusco fica na defensiva e mostra que tem bico e que se pode zangar se o provocarem. Penso que esta situação deve ser normal e que é uma questão de tempo até que se habitue completamente aos ritmos da casa e depois então já não se assuste com tanta facilidade e estando mais seguro e tranquilo já não reaja mal. Digo isto pois tenho pensado no assunto e lembrei-me da experiência da minha aratinga que ainda não conseguia sequer andar e já andava no meu ombro a fazer as mudanças quando mudei de casa, andava comigo a fazer furos na parede, no tecto para pendurar candeeiros, etc,etc e por isso rapidamente percebeu que estando no meu ombro estava bastante seguro e nada o incomodava. Espero que com o joca aconteça o mesmo apesar de já não haver mais mudanças nem furos na parede para fazer. TEnho andado com ele no colo muito tempo, sempre que posso pego nele e dou-lhe colo nesse sentido.
Sei que um amazonas e uma aratinga são aves bem diferentes mas acredito que existam muitas semelhanças a nivel educacional, peço que se algum dos foristas tiver alguma experiência que possa partilhar comigo que o faça pois quero aprender o máximo possivel para poder dar todo o conforto e condições que o mau joca precisa. Fico a aguardar.........
U206
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

segunda set 08, 2008 4:12 pm

Que tal abrires apenas um tópico dedicado ao teu Joca e todas as dúvidas que tenhas sobre o mesmo? É que uma pessoa chega ao fórum das Aves e só vê coisas como "O meu Joca isto", "O meu Joca aquilo", "O meu Joca acolá"... :roll:

Quandp abrimos o tópico do Joca vemos dúvidas que são tiradas pelo próprio autor do tópico... FASCINANTE! :roll:

Vou consultar o outro tópico do Joca... espero ser mais interessante! :roll:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda set 08, 2008 10:00 pm

Boas!

As dúvidas são legitimas, um papagaio é um animal complexo, inteligente, e poucas pessoas percebem as necessidades deles.
Quanto ao mau humor, tb por vezes acontece com o meu. Acontece com as crianças, com os outros animais de uma forma geral.....Podemos é tentar perceber o que leva ao mau humor....e a melhor maneira de lidar com ele, por forma a minimizá-lo no futuro.
Os papagaios assustam-se com relativa facilidade....e são desconfiados com tudo o que seja novidade.......
Também é preciso aprender a ler as "expressões corporais " do papagaio! é muito importante!
Quase todos nós sabemos interpretar as expressões corporais dos cães, porque estamos habituados a eles deles desde pequenos...E as expressões corporais dos papagaios? É muito mais difícil.....Eu já aprendi alguma coisa num seminários sobre papagaios....mas deu para perceber que nem sempre é fácil.....

Cumps,

Canary
Joaoejoca
Membro Veterano

segunda set 08, 2008 11:18 pm

Realmente papagaios são aves bastante mais complexas que a grande maioria, já tive muitas aves de diversas espécies mas papagaio é o primeiro. Relativamente ao mau humor, penso que já comecei a entender, ele de vez em quando quer estar sossegado e nessas alturas não gosta que o vão incomodar, pois sempre que está assim reclama quando alguem se chega perto, e quando quer atenção, fica muito mais activo e aceita qualquer boleia que apareça. Quando está no colo, é a mesma coisa, se está numa de brincar com os dedos e levar festinhas tudo muito bem, se quer estar a dormir no colo, reclama cada vez que lhe toco. Mas acredito que com o tempo aprenda a interpretá-lo melhor, obrigado pelas dicas :)
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 8:40 pm

Apesar de muito esforço e muitas tentativas, continua a não aceitar bem a aproximação. Sempre que chego perto, (tirando quando levo a seringa) começa a rosnar e a abrir o bico com vontade de bicar, já tentei não lhe dar atenção quando faz isso mas dessa forma o que vai acontecer é ter de deixar de me aproximar dele, já tentei acalmá-lo imensas vezes e consigo tirá-lo do poleiro e dar-lhe festas mas este mau feitio não passa, será que vai passar algum dia, estou quase a desistir....
Gostava de ter um papagaio que pudesse andar ao colo, brincar com ele e dar-lhe muita atenção mas com esta atitude dele, acho que vou acabar por o pôr numa gaiola no quintal e lá ficará sozinho, se não o conseguir vender :( . Espero que mude a atitude, mas como já li que os papagaios são aves que arendem e agarram bem os hábitos, tenho receio que se habitue a ser agressivo e com o tempo se torne ainda mais agrssivo, não sei o que fazer, tento tratá-lo o melhor possível mas é uma desilusão, sempre que me chego perto, desta a rosnar parece mesmo um cão raivoso, agora está de castigo numa gaiola pequena pois até que não me rosne quando me aproximo, vive na gaiola fechado, será que faço bem?? Não tenho nenhuma experiência nesta area e gostava de pedir que se alguém souber o melhor a fazer me ajude, estou quase a fazer uma rifa com ele...............
U206
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 10:18 pm

Uau isto é que são donos exemplares, se o animal não se comporta da maneira que desejamos, muitas vezes por capricho dos próprios donos, vende-se o animal e corta-se todos os laços de afecto que até então se tinham estabelecido com o mesmo (ou não, neste caso)! E viva o radicalismo! Sinceramente... :roll:
<p>&nbsp;</p>
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

quinta set 18, 2008 10:30 pm

o bixo nao vai perceber isso como castigo plo contrario so vai piorar...enfimse ele n esta a gostar de si a culpa nao é dele sinceramente alguma coisa esta a correr mal nessa situaçao...nao esquecer que esse metodo do isolamento e confinaçao nao é viavel para nenhum ser vivo
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 12:13 am

Pois é, mas funcionou. Esteve cerca de uma hora fechado numa gaiola pequenina onde mal se conseguia mexer, tentei várias aproximações e sempre reagia mal, mas ao fim de algum tempo começou a perceber que a minha mão era a forma de poder sair dali e deixou de rosnar ao aproximar a mão, se calhar os castigos também funcionam nos papagaios. Agora está no colo e deixa mexer e não rosna quando aproximo a mão, inclusive gosta quando mexo, afinal valeu a pena o castigo.
U206
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 4:13 pm

Eu até gostava de me acreditar, mas juro que não consigo!
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 11:50 pm

Funcionou de tal maneira que está aqui novamente no meu colo e deixou de rosnar. Desde que esteve no castigo não me posso afastar que fica logo a reclamar e só quer vir ter comigo, neste momento até já estou arrependido de ter seguido o conselho do criador e de lhe ter cortado as asas, acredito que agora já viria ter comigo se pudesse voar. Quando o pus de castigo foi antes de ter escrito aqui que me estava a passar e realmente estava pois rosnava-me parecia um cão raivoso, agora está aqui, não me larga. Tenho a certeza absoluta que ter estado naquela situação o fez valorizar a liberdade que tem, pelo menos o comportamento dele alterou para muito melhor, já não rosna quando me aproximo, e só quer vir para o colo.
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo set 28, 2008 6:03 pm

Boas!

Castigos! Sim ou Não?

Uma coisa sei! Há que evita-los! Tb já castiguei o meu, devo confessar..

O castigo será sempre um último recurso e mesmo assim tenho dúvidas das vantagens...não dei dizer se tem vantagens!!

Atenção, dedicação e respeitar a ave será o mais importante....

Devemos ser compreensivos, pois por vezes a ave pode encontrar-se stressada...por qualquer motivo, e insistir em jogos nessa altura pode não resultar....

O meu papagaio fica "piurso"...fica mesmo uma fera, quando lhe dou banho (burrifar com água), após o banho tenho de estar meia hora sem lhe tocar......

Ainda bem que o seu papagaio já está melhor!!

Cumps,

Canary
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo set 28, 2008 8:33 pm

O meu está melhor comigo, já com a minha mulher e com as pessoas que cá vêm a casa, está pior, aceita colo de quase toda a gente mas assim que pode, pimba, uma bicada que deixa marca, ainda bem que ainda não tem assim tanta força no bico senão deixava de andar ao colo..... Não compreendo, não tem razão nenhuma para estar "stressado" ou mal disposto ou o que seja mas de vez em quando, fica de mau humor e tenta bicar-me, depois mostro que não tenho medo dele e deixo ficar o dedo e não morde, não sei se isso passa ou se será sempre assim, mas espero que não senão vai perder o lugar na cozinha ou passar a morar numa gaiola..... Mas acredito que com o tempo passe a portar-se melhor e deixe de ter medo e assim já não desconfie de tudo e como tal, não se defenda tanto, já deixou de rosnar quase, é um bom começo, não é?
Alguém me sabe dizer se passará com o tempo? Claro que com esforço e dedicação, mas acham que passa??
VMPH
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

terça set 30, 2008 9:44 am

Bom dia!

Já li este tópico há algum tempo, mas tenho-me esquecido de participar. Vou ser directo: tens a certeza que tens um papagaio pelas melhores razões? Isto é, gostas dele? Sinceramente, não parece. Nem parece que te tenhas informado correctamente do trabalho (leia-se paciência) que é preciso ter para termos um papagaio, dado o seu feitio. Vou exemplificar: durante quase cinco anos, tive um papagaio e ele só gostava de mim. Fazia tudo o que queria dele, ele gostava de estar no meu ombro (ele via-me como seu companheiro), costumava pentear-me, tudo o que é bonito de se ver, sim, e que todos gostam ou gostariam de fazer com os seus animais. Sabes quanto tempo demorou ele deixar-me fazer-lhe uma festa?! Seis meses. Em alguns casos, é mais, noutros menos, mas tudo se resumo a uma coisa: paciência. É como uma criança: se ela quiser estar sozinha, deixemo-la sozinha e não a chateemos. Creio não haver nada pior do que incomodá-la quando não quer ser incomodada. Mais um exemplo (o último): tenho actualmente dois papagaios idênticos, quanto à espécie (amazona amazonica), e está prestes a fazer cinco meses que estão cá em casa. Ainda não consegui fazer nada com eles (o macho é mais mansinho e deixa-me tocar-lhe de vez em quando, mas não é grande coisa; ela só quando está um bocado cansada por ter andado a voar de um lado para o outro e, por isso, com algum sono e aproveito para fazer uma ou outra festa, para demonstrar-lhe que sou incapaz de lhe fazer mal, pois é muito medrosa). Provavelmente nunca conseguirei domesticá-los, mas já sabia no que estava a meter-me, pois não são crias e, mesmo que fossem, são um casal e tendem fazer a sua vida em função do outro, não tanto quando se tem um só animal de companhia. No entanto, creio ter feito grandes progressos, pois tento dar-lhes o máximo de condições (alimentação e espaço, sem interferir muito no ambiente deles) e tentar, diariamente, fazer uma aproximação, recorrendo também à alimentação, dando uma ou outra guloseima que tanto gostam.

Resumindo isto tudo numa só frase: paciência, muita paciência!
Joaoejoca
Membro Veterano

terça set 30, 2008 10:46 pm

Estimado VMPH, desde já obrigado pela sua resposta, foi bastante útil.
Sim, tenho o papagaio porque gosto dele, era um desejo de há muito tempo, há uns 9 meses +/- comprei uma aratinga para criar à mão pois disseram-me que era muito semelhante a um papagaio mas um pouco mais pequena, trouxe-a para casa ainda estavam a rebentar os primeiros canudos, criei-a sem qualquer precauço e ensinei-lhe uma data de coisas, como voar no exterior, fazer piruetas, fazer de morto, etc, truques que aprendi a ensinar nuns dvds que comprei, infelizmente a aratinga teve um acidente mortal que me deixou de rastos, mas entretanto como tinha sido tão "fácil" comprei este papagaio que era aquilo que sempre quis. Afinal e por ter comprado a um criador que a unica coisa que me ensinou foi a cortar as asas muito cedo, tantas vezes me disse que lhas cortasse que acabei por ir na asneira, não tive grande apoio nem ensinamento acerca desta espécie, só descobri este forum há pouco tempo quando procurava respostas na net para as questões que se me levantavam, como esta dificuldade em me relacionar com ele. Acho que hoje descobri em conversa com um sr do brasil o porquê de toda esta agressividade, por ter sido eu a cortar-lhe as asas quando ainda era muito novo, tem agora 5 meses e cortei-as já há um mês atras.... que estupidez.....
Mas acredito que ainda o vou conseguir domesticar, agora dou-lhe menos comida pela seringa e tem mais fome, logo fica mais calmo. Sei que é um método meio brusco, cortar-lhe na alimentação para que entenda que não lhe faço mal mas sim, que o alimento quando está com fome, ainda lhe dava 4 vezes por dia e ele já come umas coisas sozinho, mas agora só lhe dou 2 vezes por dia(manhã e noite) para que tenha mais fome e assim perceba que sou quem traz as coisas boas, não quem lhe corta as asas...
É que esta ave também está comigo desde que ainda não tinha penas nenhumas e fui eu quem o alimentou desde bem cedo, não estava nada à espera que reagisse desta forma com o passar do tempo, mas desde que tenho participado neste forum aprendi algumas coisas e que a paciência tem de ser muita para ter bons resultados, nada como a aratinga que era um doce, totalmente dependente de mim, enfim, já percebi que são aves bastante diferentes e que o papagaio tem uma personalidade mais forte e precisa de mais paciência até que dê total confiança.
O que mais me assustou e por isso tenho andado mais preocupado e "stressado" foi ter lido que os papagaios aprendem hábitos e que depois é quase impossivel mudá-los e esta agressividade não se pode tornar um hábito..... Será que ele vai tornar-se mesmo companheiro e dedicado se eu lhe der toda a atenção e paciencia que precisa? Esse é o meu grande medo, que não melhore com o tempo.......
Agradecer a participação dos mais experientes, na esperança que possam colocar mais informação, cumprimentos a todos
Responder

Voltar para “Aves”