Expressões do Papagaio

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sanuu
Registado: quinta set 25, 2008 3:04 pm

quinta set 25, 2008 3:45 pm

Li num post algures que o Canary falou das expressões do papagaio.
Ora esse eé um tema que me interessa, e gostava de saber mais sobre isso pois procurei mas não encontrei nada :S

Exemplo, quando ele levanta as penas todas é porque está chateado não é? e quando levanta assim do pescoço para cima é porque está contente? Ou será que varia de papagaio para papagaio?

Se me pudessem dar alguma informação ficava agradecido ;) abraços
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

sexta set 26, 2008 4:01 pm

Boa tarde,
penso que é um pouco como nós humanos, varia de papagaio para papagaio, por exemplo num cão é mais facil identificar-mos expressões de alegria ou tristeza do que num papagaio, isto pq a identificamos mais os cães connosco próprios. No entanto os papagaios são tão ou mais inteligentes do que os cães. Pelo que já li são mesmo considerados dos animais mais inteligentes do universo animal embora existam mts outros.

Com o convivio com o nosso papagaio aprendemos a conhecer as suas expressões, mas acho que algumas são comuns a todos, por exemplo arrufam e bufam quando não querem ser incomodados, à noite por exemplo, agitam o tronco e levantam as asas várias vezes quando pedem alguma coisa, cabecita de lado e pupila dilatada quando estão curiosos, entre muitas outras, penso q é um tópico interessante.
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo set 28, 2008 6:20 pm

Boas!

Saber o significado das expressões é muito importante. Não sei interpretar todas, mas algumas já aprendi.

Já repararam que a menina do olho por vezes dilata e diminui bruscamente, várias vezes seguidas?

Já repararam que por vezes olham-nos só com um olho e por vezes com os dois ao mesmo tempo?

Já repararam que tb abanam o rabo?

Já repararam que por vezes os olhos parecem redondos (um circulo perfeito) e outras vezes fica em oval?

Todas estas expressões têm significados.....estas e muitas outras....

Cumps

Canary
sanuu
Registado: quinta set 25, 2008 3:04 pm

domingo set 28, 2008 7:13 pm

ahh obrigado claudia e canary pelas vossas respostas ^^

hmm não sabia essa das asas que quando as levantam tão a pedir alguma coisa ;))

Canary na tua imagem em q o papagaio tem as penas levantadas (do pescoço) q quer ele?
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

segunda set 29, 2008 9:24 pm

Aqui algumas que vi num site:

O pássaro regurgita, agita a cabeça e move os músculos do pescoço: A ave está a dizer "quero alimentar-te". Isso significa que você é uma pessoa muito querida e ele quer lhe dar algo especial.As aves costumam regurgitar para os filhotes e o companheiro, e esse é um sinal muito revelador.

Se a ave se esfrega em nós, quer lhe dizer algo importante: que gosta de nós!

O pássaro agita as penas: Trata-se de um cuidado para ajeitar as penas. Pode ser que ele se sinta "desarrumado" depois de brincar com o dono ou acordou e está se preparando para o dia.

O pássaro esfrega as duas asas contra as costas: Este não é o melhor momento para aparar as garras ou o bico, pois a ave está a pedir "um pouco de tempo".

O pássaro exibe as asas da cauda bem abertas: É sinal de emoções intensas; ele pode estar feliz ou mesmo bravo.

O pássaro move a cauda lateralmente: Está feliz!

O pássaro baixa a cabeça e curva-se, exibindo as plumas do pescoço: Trata-se de um pedido - "por favor, faz-me cociguinhas".

O pássaro arranca as penas: Sinal de alerta - Está stressado, precisa de cuidados. Algumas aves chegam a depenar-se totalmente, precisam de muita atenção para voltar ao seu estado normal!

Pedir comida: Se o psitacídeo baixa o corpo para a posição horizontal, deixa as asas levemente afastadas do corpo e agita-se diante de si enquanto você come algo.

Fonte: www.naturezactiva.com/

Beijinhos, espero ter ajudado :)
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

segunda set 29, 2008 9:25 pm

O meu Nuriko fazia-me e faz isto
"O pássaro regurgita, agita a cabeça e move os músculos do pescoço: A ave está a dizer "quero alimentar-te". Isso significa que você é uma pessoa muito querida e ele quer lhe dar algo especial.As aves costumam regurgitar para os filhotes e o companheiro, e esse é um sinal muito revelador" e eu estava preocupada, até escrevi um tópico e a verdade era esta :D
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Responder

Voltar para “Aves”