Aquisiçao de papagaio em idade adulta

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
mota87
Membro Júnior
Registado: sexta jan 19, 2007 5:57 pm

quinta dez 18, 2008 1:42 pm

Boas, um colega meu vai em breve viver para a austrália e tem um papagaio cinzento de cauda vermelha de idade adulta (Psittacus erithacus). Não o pode levar, segundo o que me disse, e pediu-me se poderia ficar com ele. Eu desde logo disse que sim pois e um bicho que sempre me fascinou, tenho alguma experiência com aves, mas um papagaio seria a primeira vez. O que gostaria de saber é as possibilidades do animal passar mal, já que está habituado as pessoas e de repente muda de casa. É uma situação muito chata e eu gostaria de ajudar o bicho! por favor ajudem-me. No fundo pergunto o que poderá correr mal mesmo com todo amor e carinho que eu possa dar e com os cuidados correctos como ando a estudar! tudo de bom.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado dez 20, 2008 9:15 pm

O meu melhor conselho é que leves o papagaio quanto antes para a tua casa enquanto o teu amigo ainda cá está e que ele possa lá ir visitá-lo diariamente e depois comece a ser a cada 3 dias, de forma a que a ave estranhe o minimo possivel, se ele for indo a tua casa e depois se for afastando, a ave tem tempo de se habituar ao novo ambiente e a ti sem sentir a falta total e de repente do dono a que está habituada. Se tiverem oportunidade de fazer isto, acho que seria melhor para a ave do que separar-se assim de repente.... tente conquistá-lo antes do seu amigo ir embora, Boa sorte na conquista da ave
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado dez 20, 2008 9:29 pm

Boas

Os conselhos do João parecem-me muito importantes e de muito bom senso. Além do que ele já referiu, vou só acrescentar mais alguns.

Os psitacideos, nomeadamente os de médio/grande porte, são aves que stressam com alguma facilidade, nomeadamente com as mudanças.

Seria interessante inteirar-se dos hábitos do seu amigo de modo a mantê-los, se possivel nesta fase inicial e de adaptação.

Saber se é uma ave que passa muito tempo sozinha ou se habitualmente tem companhia.

Saber em que tipo de ambiente vive, se está muito ou pouco sujeito a grandes movimentos e barulhos, etc etc etc.

Quando levar a ave para sua casa, o transporte é também de grande importância.

Infelizmente, continuo a ver como sendo regra geral, as pessoas transportarem as suas aves sem qualquer tipo de cuidado.

A ave deve ser transportada, preferencialmente, com a gaiola coberta e sem grandes sobressaltos.

A alimentação não deve ser mudada logo no inicio e sobretudo, de forma radical.

Penso que seguindo alguns destes conselhos, a ave se adaptará sem grandes problemas.

Como lhe disse inicialmente, por vezes, stressam com alguma facilidade. Devemos por isso evitar que tal aconteça, já que, os problemas daí advindos, costumam ser de dificil resolução.

Boa sorte
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
mota87
Membro Júnior
Registado: sexta jan 19, 2007 5:57 pm

sábado dez 20, 2008 10:44 pm

Agradeço imenso a ambos, todas as sugestões têm imensa lógica, o transporte não deverá ser problema visto que vai de carro sem grandes sobressaltos e vou obviamente seguir o seu conselho, tapar a gaiola para o animal não stressar, quanto à alimentação, hábitos, etc.. vou-me informar nos proximos dias. O único problema será mesmo ir a casa dele regularmente visto que não é nada proximo, mas farei tudo para o conseguir.Mais uma vez agradeço a disponibilidade, seguirei todos os conselhos a risca, estou extremamente entusiasmado e confiante que conseguirei fazer com que não sinta muito a mudança! Logo que tenha novidades volto a postar aqui a informação e quando o animal estiver cá em casa posto umas fotos para os interessados.
Feliz Natal e tudo de bom!
Obrigado João Mota
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sábado jan 31, 2009 2:17 pm

Caro forista mota87

Então como correu a mudança do seu amiguinho???~
A adaptação está a ser reanquila???

boa sorte
lmgcardoso
Responder