Crescimento da parte inferior do bico num canário

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Amimone
Registado: sábado jun 14, 2008 10:08 pm

sexta jan 09, 2009 1:46 pm

Boa tarde. Tenho reparado que a parte inferior do bico do meu canário tem vindo a crescer muito nos últimos dias. Queria saber se é normal nos canários ou se é indicativo de algum problema, e que procedimento devo tomar.

Tirei esta fotografia há alguns dias mas o bico continua a crescer:

Imagem

Muito obrigada pela vossa ajuda ;)
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jan 09, 2009 5:06 pm

Obviamente que é indicativo de um problema, porque normal não será. Aliás, e independentemente de tentar perceber as causas e agir também por aí, seria importante desde já aparar esse bico inferior, senão qualquer dia a ave não consegue dscascar sementes e comer!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

quinta jan 15, 2009 11:47 am

também tenho um canário que apresenta um crescimento "anormal" do bico interior.

pontualmente corto-lho com um simples corta unhas, à forma como normalmente deveria ser....
tenho para mim que essa solução de corte só vai, piorar o caso e que o crescimento volta a verificar-se e cada vez mais rapidamente...

na gaiola alterei os poleiros e coloquei uns de madeira, para que (no caso) ela possa ali "limar" o bico, já que como de certeza já reparou os canários "limpam" o bico várias vezes durante o dia, roçando nos poleiros....

a colocação de osso de choco na gaiola também poderá ter o efeito atrás mencionado (pela sua dureza) mas tem também o efeito de crescimento uma vez que o cálcio do mesmo potenciará o crescimento do bico!

sobre a dificuldade de ave se alimentar, não tenha problemas uma vez que esse crescimento não acontece de uma dia para o outro, e a ave vai-se adaptando.

cumps.
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
Amimone
Registado: sábado jun 14, 2008 10:08 pm

quarta jan 28, 2009 9:38 am

Obrigada pelas respostas, PauloC1 e raioxpantera :wink: Já lhe aparei o bico e verifico que ele continua a crescer. Quando ficar demasiado grande, lá terei de o cortar outra vez...

Exacto, raioxpantera, também já tinha pensado nessa situação dos poleiros. Ao princípio achei que o crescimento do bico era derivado de o meu canário não estar a afiar o bico tão regularmente, ou que o material dos poleiros não era o mais indicado. Tentarei substituir os poleiros.

Também tenho um osso de choco e ele anda sempre lá de volta :D

Obrigada por me reassegurar da adaptação do canário face a este problema.
Responder

Voltar para “Aves”