Cria de melro

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
anabicas
Registado: quinta jun 05, 2003 6:41 pm

quinta jun 05, 2003 7:04 pm

Olá a todos.
Venho aqui com um pedido de ajuda:
Uns amigos encontraram ontem uma cria de melro no jardim. Não conseguiram encontrar o ninho e o jardim tem gatos e cães...
Eu aceitei cuidar dela e levei-a hoje ao veterinário, que me disse para lhe dar uma "papa" própria para estas aves com uma seringa.
Ontem à noite ela estava cheia de vida. Bicava e abria o bico e piava.
Hoje passou o dia todo a dormitar e tive que lhe abrir o bico para a alimentar. Tenho medo que ela não sobreviva...
Alguém já passou por esta experiência?
Podem aconselhar-me sobre a melhor maneira de tratar dela?
O veterinário não sabia muito sobre melros, disse-me para ficar atenta às fezes e para lhe dar espaço. Ela está solta, mas quase não sai do ninho...
Agradeço a vossa ajuda,

Ana
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

quinta jun 05, 2003 9:31 pm

Olá!

Já criei melros quando era mais pequeno...

Basicamente mantinha as aves numa caixa de sapatos (algo maior não é aconselhável uma vez que as aves ainda não comem sozinhas) e 3 vezes por dia alimentava-os com uma seringa das pequenas com a ponta cortada (desta forma é mais fácil injectar uma maior quantidade de comida).

Se a ave já for bastante adulta a sua criação será mais dificil pois a ave terá dificuldade em se adaptar à papa.

No meu caso, as crias ainda eram bastante jovens e não houve qualquer rejeição.

A idade avançada da ave poderá ser a razão do seu comportamento, devido à sua dificuldade em se adaptar à papa. Aconselho a insistir em abrir o bico e encher o papo relativamente bem (mas cuidado, não é necessário que o papo fique bem inchado).
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

quinta jun 05, 2003 11:35 pm

Amigo, criar um merlo é a coisa mais simples deste mundo;a alimentação pode ser granulado para merlos, à venda nas casas da especialidade, transformado em para, adicionando-lhe água.
Têm que se r alimentados mais ou menos de duas em duas horas, mas se possível menos. Se não forem alimentados regularmente, enfraquecem, deixam de abrir o bico e morrem ao fim de poucas horas.
A seringa não é o meu método preferido....prefito usar uma espátula fina, para lhe caber facilmente no bico e uso um pau dos gelados que há por aí. Desbasto a ponta para ficar masi estreito e é com isso que os alimento. Já há anos que não faço isso, afinal o merlo hoje é uma ave de cidade e há-os por todo o lado.
Como diz que está sem grande vivacidade, receio que esta mensagem chegue tarde demais. Se ainda estiver vivo, e já não abrir o bico expontaneamente, obrigue-o a comer, abrindo-lhe o bico....com um pouco de prática, consegue.
Um abraço
anabicas
Registado: quinta jun 05, 2003 6:41 pm

sexta jun 06, 2003 8:46 am

Obrigada pela vossa ajuda, mas infelizmente ela não resistiu...
Responder

Voltar para “Aves”