voo livre com psitacideos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
IsyPizzy
Mensagens: 1
Registado: terça jun 23, 2020 10:43 am

terça jun 23, 2020 2:07 pm

Bom dia,
estes últimos dias tenho andado a ler os vossos comentários, aqui neste site, e admito que me esclareceram muito acerca do voo livre das nossas aves, visto que sou iniciante neste tema. Eu tenho uma admiração gigantesca por aves, quando era criança os meus pais davam me canários e eu ficava horas só a olhar para eles, para além disso um amigo muito próximo a mim fazia criação de periquitos e eu fascinava-me. A medida que fui crescendo e pesquisando cada vez mais, fui me interessando pelos psitacídeos, pq sempre achei serem mais divertidos e interagem mais connosco. Foi aí que os meus pais decidiram dar-me um Agapornis roseicollis. Era muito novinho nem sabia voar muito bem. Criamos uma ligação MUITO forte, tirava-o todos os dias da gaiola para me fazer companhia, e todas as noites depois do jantar vinha para a mesa com a minha família para estar um bocado connosco. Aquela criatura não vivia sem mim, era muito dependente, atacava toda a gente, mesmo as pessoas daqui de casa, menos eu. Eu costumava fazer esses treinos de que voces falam, de chamar e eles virem pousar em nos, dentro de casa obv, mas fazia apenas por diversão nunca estive muito a par deste tema do voo livre.
Essa agapornis chegou me a voar fora de casa umas 2 vezes por ter conseguido abrir a gaiola por distracção minha. Da primeira vez, foi para as casas atrás da minha, eu estava em panico, mal sabia eu oq me esperava. Sem hesitar fui ao encontro dela. Quando a vi estava numa varanda dum vizinho, chamei a umas 3 vezes sem qlqr resposta da parte dela, qnd já estava perder as esperanças, qnd, para o meu espanto, ela sai da varanda dá duas volta por cima de mim e pousa na minha cabeça, FOI UM ALIVIO! Levei a de volta!
Um dia mais tarde, de manha, estava eu a estudar qnd a minha irmã foi po la no jardim, sem reparar que uma das portas da gaiola esta meio entreaberta.Estava eu no meu quarto, qnd deixei de a ouvir, visto que ela fazia barulho para a mundial, ent deicidi ir ver oq se passava e não a vi na gaiola... Comecei a stressar, a chamar por ela a procura la... e nada... comecei a desistir e fui para o meu quarto de novo, mas diexei a janela aberta para estar atenta aos sons do exterior. Do nada, ouvi-a. Saí a correr porta fora, a seguir o som, e a tentar comunicar para não deixar que ela se calasse. Fui dar com no meu vizinho que tem um jardim cheio de árvores e plantações. Já a via... Muito mais aliviada por saber que estava ali e bem. O único problema era que ela estava num ramo ainda alto e não conseguia descer, estava a uns 3/4 cm do meu dedo... Foi uma grande luta até ela o conseguir agarrar, mas lá consegui esticar me um bcd mais.
Foram duas vezes com um final feliz, sempre que ela fugiu, eu sempre fui ao encontro dela e trouxe a de volta. "A terceira é de vez"...
Um dia de verão, saí a meio da manhã e voltei la pas 6 da tarde. E qnd voltei ela já lá não estava, comecei a chamar por ela fui aos mesmos sítios das outras vezes, com esperança que lá estivesse, mas não a encontrei... fiquei de rastos... sem saber onde estava, como estava, com quem estava. Estive cerca de 2 horas na rua á procura dela, e nada... Deixei a gaiola aberta com comida com esperança que voltasse, mas nada... As semanas seguintes foram um inferno, constantemente atenta aos anúncios com esperança de que alguém a tivesse encontrado, mas nada... Passou-se quase um ano, e nc mais soube dela, e receio nc mais a ver mais...
Entretanto, os meus pais como viram que fiquei msm mal, deram mais 2 Agapornis roseicollis, um casal, ainda estão comigo, porém são 2 extremos: a fêmea tornou-se muito agressiva e o macho tem medo de tudo. Houve um tempo que andei super em baixo por não conseguir domesticá los... E aí o meu amigo, o tal que fazia criação de piriquitos que agora faz de caturras, deu me uma. E muito bebé, acabou de fazer 2 meses, consigo pegar nela adormece no meu ombro enquanto estou, por exemplo, a ler, porém assusta-se muito facilmente, talvez por ser novinha. Queria então, treiná la para o voo livre, porque não quero cometer os mesmos erros do passado, para já vou tentar criar laços com ela e esperar até ela ficar mais ativa pq agora só come e dorme. Portanto, qnd ela já estiver a vontade cmg vou começar ent com aqls treinos do vaivém, dentro de casa obv, depois sou capaz de tentar comprar um arenes para a habituar a andar na rua e assim dar me mais confiança para quando ganhar coragem para a soltar.
Gostava de saber a vossa opinião! Algum comentário vindo de pessoas que percebem deste assunto iria me ajudar muito!
Responder

Voltar para “Aves”