voo livre com psitacideos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

quarta jan 21, 2009 9:16 pm

Ora bem, o que é o voo livre? É ver a nossa ave voar pela janela fora, sem nunca mais a voltar a ver? :lol: É tipo isso, mas ela volta sempre que a chamar-mos (pode não voltar logo, volta só depois de fazer alguns rodopios, deixando o nosso coração nas mãos e a pensar é desta que vai embora).

Eu quando comecei nisto, não tinha grande informação sobre isso, na realidade nada mesmo, e foi um bocado complicado, de maneira que aprendi com os meus erros de principiante, perdi duas caturras que criei à mão, sempre erro meu, que eu vou tentar explicar a evolução.

Tirei-as do ninho com 8 dias de vida, criei-as, cresceram saudáveis, e ficaram quase com o dobro do tamanho do único irmão que ficou com os pais, e grandes como o pai, deve ter sido da papa, e ao contrário de alguns criadores, com o passar dos tempos eu vou espessando bastante a composição da papa, seja a espécie que for, ainda antes do desmame estar feito, elas começaram a exercitar os seus musculos, batendo freneticamente com as asas, até que um dia, eu a passar em frente a elas, as duas fazem o primeiro voo na minha direcção, e foi aí que me despertou o voo livre, e que seria esta a altura ideal para as começar a treinar, a partir daí, nas horas da refeição comecei a chamá-las, elas voavam pra mim, e alimentáva-as, o precesso de desmame, demorou muito mais que o previsto, mas foi melhor, melhorou o laço afectivo(supostamente :lol: ), posto isso, mesmo fora da hora alimentar, praticava chamá-las, e recompensando com nozes, cada vez respondiam melhor, bastava assobiar, que elas respondiam, e vinham ao chamamento, até k arriquei a trazê-las pra rua, correu bem, perfeito, nenhuma fugiu, e fiz com uma de cada vez, deixava na grade da varanda a comer nozes pra se habituar com o exterior, e a chamá-la, e ela vinha, fiz assim com as duas, e é assim k se deve fazer, repetir os mesmos chamamentos que se fazem no interior, 1º dia, foi fantastico,
2º dia, foi desastre total, como no dia anterior correu bem, decidi repetir a dose de adrenalina, e fiz como no dia anterior, uma de cada vez, tava com a 1ª cá fora e a outra não se calava que queria sair, e então decidi tirá-la também, ficaram as duas no chão do terraço a comer nozes, e sem querer fiz chamamento pra uma delas, respondeu logo a voar pra mim, a outra assustou-se com essa reacção e levanta voo, a que vinha na minha direcção decide segui-la, fiquei logo atordoado com aquilo, uma delas continuou a voar em roda em cima da casa, eu a chamr e ela nada até que pousou no telhado da casa do vizinho, a outra ficou escondida nas árvores, saí de casa e fui tentar chamar a outra que se encontrava no telhado, agora sei, que devemos esperar, que as aves decidam por si para descer, era a primeira vez dela que tinha que descer de uma altura dessas, eu em pânico, não quis esperar, e atirei umas pedritas pro telhado para ela sair, maldita hora, assustou-se mais ainda, e foram um secessivas acções erradas, que fiz com que as perdesse, a da árvare ouvia-a, mas não a via, perdi totalmente a esperança, fui pra casa tentar esquecer, no dia seguinte, vizinhos disserem que as viram e ouviram de manhã junto a uma árvore, a chamar muito forte, eu ainda estaria a dormir, e como bons vizinhos que eram, não chamaram, alguem as apanhou e não disse nada, e fiquei sem elas.

Quando isso acontece, é preciso ter sangue frio, muita calma, e caso tenhamos uma ave a servir de âncora para a outra não soltar as duas nos primeiros tempos. Temos de esperar que se elas façam as suas escolhas a seu ritmo, e nunca fazer treinos no final do dia, que foi o que fiz, tyudo isto e mais algum, foram fatais.

A partir disso, tentei a procurar mais sobre o voo livre, e a informar-me e perceber quais os meus erros.

Fora isso, continuei a praticar, sempre com espécie pequenas, roseicollis, não o evolui muito, pk vendi-o logo de seguida, era um forte candidato, de seguida arranjei um brotogeris tirica, já a começar a responder a chamamentos, vendi-o. Até que agora estou sem nenhum, mas vou apostar em grande porte, ou seja papagaio, dos próximos que me nascerem, já decidi que vou ficar com dois pra mim, com sorte lá pra maio, junho deverei andar a praticar.

Não aconselho a fazer com qualquer ave, tem de ser uma com bom relacionamento, quem estiver na dúvida logo no inicio na rua, pode sempre comprar um arnÊs do aviator, lá traz um dvd, a explicar como meter, sem causar trauma psicológico as nossas aves, e assim elas deixam meter o peitoral, como se fosse a dar mimos (tou a dizer isso pk o joaoejoca disse que a arara não gosta, talvez não tenha seguido o exemplo de exercicios que demosntra no dvd). Bem agora tou com pressa e não posso falar mais sobre esse assunto, quando chegar, continuarei com um outro tipo de exercicio usado nos jardins zoológicos, e postarei alguns videos interessantes.
sobras7
Membro
Mensagens: 93
Registado: sábado mar 29, 2008 1:55 pm

quarta jan 21, 2009 9:27 pm

Boas,

Muito bom, parabéns.

A minha ideia era precisamente começar com os agapornis, com as caturras para ganhar alguma experiência e depois passar para aves de médio/grande porte onde já é preciso mais cuidado e mais condições. Estava a pensar começar como disse com um agapornis roseicollis que criarei à mão. Mas, qual a altura ideal para começar os treinamentos? Quando a ave começar a dar os primeiros voos?

__________
Um abraço,
sobras7.
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

quinta jan 22, 2009 2:11 am

Sim, começar logo desde cedo, e habitua-la ao exterior desde cedo, para não estranhar tanto, e claro não entrar em pânico quando se afastar, e uma coisa que eu acho piada em parte, e já falei disso com amigos, é que quando estamos em pânico, nós ao chamar-mos as nossas aves, as nossas vozes ficam mais :lol: esganiçadas :lol: e as aves não vão reconhecer essa voz (acho eu), por isso praticar ou com um apito, ou uma outra coisa qualquer que seja constante.

vou postar aqui um linksobre uma senhora que pratica voo livre com dois amazonas, foi ela que me aliciou a isto, assim que puder irei fazer-lhe companhia :lol:
e há aqui de uma ararauna também, este não conheço pessoalmente, mas já ouvi umas histórias engraçadas, aqui
e temos uma site de um senhor alemão com amzonas, a história dele é um pouco diferente, dá pra por em espanhol, ou inglês, é este

Bom entretenimento :wink:
sobras7
Membro
Mensagens: 93
Registado: sábado mar 29, 2008 1:55 pm

quinta jan 22, 2009 11:46 am

Boas,
mcamedjay Escreveu:(...) e uma coisa que eu acho piada em parte, e já falei disso com amigos, é que quando estamos em pânico, nós ao chamar-mos as nossas aves, as nossas vozes ficam mais :lol: esganiçadas :lol: e as aves não vão reconhecer essa voz (acho eu), por isso praticar ou com um apito, ou uma outra coisa qualquer que seja constante
Já me informei junto de criadores e alguns em vez de usar o apito usam o bater das palmas, batem palmas 2 ou 3 vezes e chama pelos nomes delas e elas vêm logo, dizem que também resulta.

__________
Um abraço,
sobras7.
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

sábado jan 24, 2009 2:13 am

Boas, temos aki um link interessante sobre o mesmo tema dêm uma olhada
http://pets.groups.yahoo.com/group/Freeflight/
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

domingo jan 25, 2009 9:02 am

Caros foristas

Não percebendo nada sobre este assunto, mas que tem vindo a despertar-me um grande interesse, vou deixar aqui uma dúvida.

Tenho visto em vários videos do youtube, indicados pelo forista Joãoejoca, que as aves quando são largadas, são largadas em campo bem aberto onde não existem arvores muito proximas (como por exemplo campos de futebol), evitando desse modo que possam existir outros bandos de aves, proximo.

Tudo me leva a crer que o objectivo de as aves serem largadas em campos abertos será para as aves terem-nos sempre sobre olho e para elas não desconcentrarem a sua atenção sobre nós, será assim???

Vou passar para aqui um vídeo que o forista Joãoejoca deixou num tópico lançado pelo forista sobras7, muito bom mesmo, vale apena dar uma olhadela.
http://www.youtube.com/watch?v=Hb6oztu-CYU

boa sorte
lmgcardoso
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

terça jan 27, 2009 8:52 pm

Boas, sim quanto à questão de se fazer em campo aberto, é para ter um espaço de manobra suficiente sem os perdermos de vista, sem árvores pelo meio a tapar a visão, e creio eu, que ao só ter árvores nos limites, as aves empoleiram-se logo nas primeiras, sendo mais fácil saber onde estão
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça jan 27, 2009 10:30 pm

Ainda não tinha participado neste tópico pois por agora estou off do vôo livre, as aves que tenho não são as ideais, nas condições que tenho de momento...
Mas acerca do porquê de as aves deverem ser treinadas em campo aberto, é para que as mesmas não tenham mais onde pousar se não em nós. Se houver arvores por perto podem sentir-se tentados a ir para as arvores, e o objectivo é que voem até quererem mas que pousem sempre em nós. Daí, sendo em campo aberto, as probabilidades de pousarem em nós novamente são muito maiores e é mais seguro.
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

domingo fev 01, 2009 6:30 pm

Aqui está um excelente exemplo de como as coisas correm bem desde o inicio, ora vejam
http://www.youtube.com/watch?v=ze6AXtxe ... re=related
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda fev 02, 2009 12:31 am

Este é o autor que sempre aconselhei, são um casal com imensas aves que vivem num sitio perfeito para treinar vôo livre. Se procurarem nesse auttor encontram video da casa deles com imensas aves soltas nas arvores, é espectacular.
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

domingo fev 15, 2009 5:52 pm

Caros foristas

Retomando o assunto
Ví um documentário muito interessante sobre falcoaria e fez-se luz dentro de minha pequena cabecinha.

Pensei logo, ora aí está a técnica necessária para ensinar papagaios a fazerem voo livre sem o problema de se perderem.

Ao procurar-mos no youtube sobre voo livre com psitacideos, embora muito elucidativos com os videos que existem, ficamos muito limitados, quanto ao ensinamento.

A minha pergunta é:

Será que se utilizar-mos as técnicas da falcoaria (logicamente adaptadas aos psitacideos) não será de todo viável o voo livre sem o problema de perdermos os papagaios??? As águias e os falcões voltam sempre.

boa sorte
lmgcardoso
sobras7
Membro
Mensagens: 93
Registado: sábado mar 29, 2008 1:55 pm

domingo fev 15, 2009 8:48 pm

Boa noite Caro Imgcardoso,

Desculpe-me a minha ignorância mas em que consiste precisamente a falcoaria? Sei que era e é um método ultilizado para ensinar voo livre as aves de rapina sem se perderem, mas qual a diferença da falcoaria para o simples voo livre?

_______
Abraço,
sobras.
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

domingo fev 15, 2009 9:03 pm

quem pratica esse método, são os jardins zoológicos, consiste, em ter um peso de manutenção, tal como nas aves de rapina, chamado peso de voo, as aves que tiverem um peso superior, não voam, quem estiver abaixo, faz o espectáculo, e essas aves não fojem, pk kerem alimento.
Nos nossos pets, a ideia não é muito agradável fazê-la passar fome, e estar restringida à comida, mas o k melhormente se faz, é começar os treinos, antes que as aves se alimentem, kerendo assim sempre a nossa recompensa, k será comida.
quando visitei o zoo de madrid achei fenomenal, e pedi eslarecimentos as treinadoras, tinham lá uma arara, que nunca tinha feito voo livre, só truques, já tinha 20 anos, e ainda pude assistir a uma sessão de treino, para um novo espectáculo, mas aí usaram um fiador (um fio elástico) para fazer o trajecto que tinha de efectuar.
deixo aqui um link jeitoso do jardim zoologico de madrid,
http://www.youtube.com/watch?v=Ow3gYfP9KlA
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

domingo fev 15, 2009 9:25 pm

Caro forista

A falcoaria é uma técnica utilizada à milhares de anos criada primeiramente para a caça. ou seja: os falcões e águias eram ensinados para apanharem pequenos animais como por exemplo: coelhos, raposas, pequenos cordeiros, etc... qual a diferença entre o voo livre e a falcoaria??? Penso que não existem grandes diferenças básicas, por isso é que seria interessante saber se com as técnicas da falcoaria poderemos ensinar um psitacídeo a fazer voos livres com total confiança que ele irá sempre voltar.

O que o forista mcamedjay afirmou na intervenção anterior me deixou um pouco intrigado e com dúvidas. Ao deixarmos a ave com "fome" ou treinála antes das refeições, uma coisa que me deixa muito intrigado é porque é que os falcões voltam sempre após a caça, com a caça, sem lhe tocar e entregam para o dono, nao seria mais lógico ela comer a caça para saciar a fome e marimbar-se para o dono???? Não percebo nada disto.

boa sorte
lmgcardoso
Catih
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

domingo fev 15, 2009 9:32 pm

Olá
Eu estive a ler as mensgaens e cheguei á conclusão que não vou tentar nem quero mandá-las pela janela fora entre aspas xD

Bem, beijinhos! :lol:
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Responder

Voltar para “Aves”