Rola-doméstica versus Rola-turca

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça fev 24, 2009 2:31 am

Tem-se vindo a constatar em vários tópicos haver confusões na identificação entre as espécies Rola-doméstica e Rola-Turca e consequente estatuto legal de detenção. De facto são espécies muito identicas e passíveis de confusão, por isso fica aqui este pequeno contributo.





- Rola-doméstica, também conhecida como “Rola-mansaStreptopelia roseogrisea risoria, também descrita simplesmente como Streptopelia risoria.

Trata-se da espécie de rola mais antiga enquanto doméstica e encontra-se em cativeiro por grande parte do mundo pelo menos desde o Sec. XIX. Em Portugal é detida em cativeiro desde pelo menos o início do sec. XX. Descende da Rola-de-colar Africana Streptopelia roseogrisea e actualmente é vista em variadas cores em cativeiro, desde a cor original (fenótipo selvagem), a nuances de creme, castanho, castanho acinzentado, malhado e totalmente branco. Embora existam observações da sua sobrevivência em liberdade em Portugal, muito raramente se confirmou a sua nidificação.

Distribuição na Natureza: África, nas regiões áridas no sul do Saara.

Identificação: Muito semelhante à Rola turca, mas menor ( cerca de 26 cm de comprimento total ), com aspecto mais ligeiro e maior projecção das primárias relativamente ao total da asa.
O som do canto é completamente diferente da rola turca: Ouvir canto

Estatuto legal: Tratando-se de uma variante doméstica de uma espécie exótica, não existe qualquer impedimento à sua detenção, reprodução e comercialização.

Fotos:

Coloração "selvagem":
Imagem

Outras variantes:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem





- Rola-turca Streptopelia decaocto.

Trata-se de uma espécie selvagem autóctone europeia.

Distribuição na Natureza: Originalmente, ocupava o sudeste da Europa, estendendo-se por grande parte da Ásia. A partir dos anos 50 do sec. XX, colonizou aos poucos toda a restante Europa, chegando aos países nórdicos e ultrapassando o norte do círculo polar árctico.
Em Portugal, ainda há 20 anos atrás, era uma espécie muito pouco comum, restringida a núcleos dispersos no litoral. A partir da década de 1990 começou a expandir-se e actualmente pode ser observada em praticamente todo o território nacional perto de zonas habitadas.
O seu aumento exponencial de densidade, tem levado autoridades na matéria a ponderar inclui-la na lista de espécies cinegéticas, facto que ainda não aconteceu.

Identificação: Muito semelhante à Rola-doméstica no seu fenótipo selvagem, mas maior ( cerca de 32 cm de comprimento ) e com aspecto mais robusto. Menor projecção das primárias em relação ao comprimento total da asa e maior contraste das mesmas.
O som do canto é completamente diferente da rola-doméstica: Ouvir canto

Estatuto legal: Sendo uma espécie autóctone, está, como as restantes espécies de aves indígenas europeias, interdita a sua captura, detenção e comercialização pelo Decreto-Lei n.º 140/99 de 24 de Abril.
O Decreto-Lei nº 49/2005, de 24 de Fevereiro, veio alterar o Decreto-Lei acima citado e dar a possibilidade de detenção destas espécies de avifauna europeia desde que comprovadamente de cativeiro, remetendo para regulamentação a sair em futura portaria.
Esta portaria de regulamentação AINDA não saiu. Portanto É ilegal a detenção de qualquer espécie de ave da fauna europeia, seja ela de que proveniência for, incluindo Rolas Turcas.

Fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

segunda mar 09, 2009 9:13 pm

Tirei algumas fotos a um par de rolas em Setembro passado, suponho que serão rolas-domésticas:

Imagem
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

terça mar 10, 2009 10:39 am

Não, são rolas-turcas.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça mar 10, 2009 7:04 pm

Rolas iguais a essas, (penso que as domesticas), existem muitas aqui na zona onde moro, as pessoas põem comida para elas e têm-se reproduzido bastante. Nunca saem desta zona, procriam nos pinheiros e vivem entre os pinhais e os telhados das casas. Deve ser mais um caso de aves que fugiram das gaiolas e se adaptaram ao meio ambiente, aprendendo a alimentar-se. Também já vi no meio de algumas uma branca, por isso penso tratar-se de rolas domésticas, mas passam bem por turcas.....
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça mar 10, 2009 7:36 pm

Joaoejoca Escreveu:Rolas iguais a essas, (penso que as domesticas), existem muitas aqui na zona onde moro, as pessoas põem comida para elas e têm-se reproduzido bastante. Nunca saem desta zona, procriam nos pinheiros e vivem entre os pinhais e os telhados das casas. Deve ser mais um caso de aves que fugiram das gaiolas e se adaptaram ao meio ambiente, aprendendo a alimentar-se. Também já vi no meio de algumas uma branca, por isso penso tratar-se de rolas domésticas, mas passam bem por turcas.....
São quase de certeza rolas turcas. Basta ouvir o som do canto para dissipar as dúvidas.

PS: Nas rolas turcas também podem aparecer individuos leucisticos ou albinos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça mar 10, 2009 8:02 pm

Eu confesso que vendo-as voar ou pousadas à distância não conseguiria perceber quais são as turcas e quais são as domésticas. Mas o canto não deixa quaisquer dúvidas e percebe-se bem que as que andam por aí em liberdade são as turcas. Só espero é que qualquer dia não comecem a achar que são demais e abra a "caça à rola turca". isto porque a verdade é que aqui há uns anos mal as via e agora são mais que muitas!! Será que este aumento astronómico de individuos que se tem verificado nos últimos anos é impressão minha? Não prejudicará este aumento outras especies estabelecidas nos mesmos locais?
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

terça mar 10, 2009 8:38 pm

São realmente rolas-turcas! Não tinha ouvido o canto aqui neste tópico mas ouvi agora e o único que reconheci foi o das rolas-turcas, que oiço constantemente quando andam a sobrevoar a aldeia, passeando entre as árvores e os telhados.

Uma vez estava a regar o único exemplar de Cupressocyparis leylandii que plantei e, por ser uma conífera, de folha persistente, estava a regá-la com a mangueira no modo "chuveiro", e uma rola que estava numa árvore levantou voo e passou pelo esguicho de água, claramente para se refrescar, indo pousar noutra árvore perto. Depois levantou voo de novo e pousou na minha cabeça :D, onde ficou vários minutos. Daí ter pensado que seriam rolas-domésticas, devido à sua falta de medo do ser humano (e também porque pelas fotos não consegui distingui-las), mas depois de ouvir o canto não restam dúvidas. :)
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça mar 10, 2009 9:11 pm

PauloC1 Escreveu:Eu confesso que vendo-as voar ou pousadas à distância não conseguiria perceber quais são as turcas e quais são as domésticas. Mas o canto não deixa quaisquer dúvidas e percebe-se bem que as que andam por aí em liberdade são as turcas. Só espero é que qualquer dia não comecem a achar que são demais e abra a "caça à rola turca". isto porque a verdade é que aqui há uns anos mal as via e agora são mais que muitas!! Será que este aumento astronómico de individuos que se tem verificado nos últimos anos é impressão minha? Não prejudicará este aumento outras especies estabelecidas nos mesmos locais?
Pois... a inclusão desta espécie na lista de espécies cinegéticas é coisa que já ouço falar há uns bons 3 anos, mas de facto ainda não aconteceu.
Penso que terá a ver com o facto de se tratar de uma espécie com hábitos essencialmente urbanos e a lei da caça não autorizar actividade cinegética a menos de 250 metros de povoações, por questões de segurança.

Mas é verdade, a partir do final de 90 e sobretudo no início desta década, ocorreu um autentico "bomm" na expansão desta espécie. Isto tem a ver com a adaptabilidade da mesma a ambientes habitados, de onde tira partido sobretudo em termos alimentares.

Até à data, não existem dados significativos de impactos sobre outra avifauna indígena, devido aos seus hábitos essencialmente urbanos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

quinta mar 12, 2009 12:02 am

Fica aqui mais uma foto das rolas:

Imagem
Disprasio
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quinta mar 12, 2009 8:39 pm

basta ver o tamanho das selvagens sao ENORMES enquanto que as domesticas sao bem mais pequenas que um pombo

fang parabens e obrigado pelo topico :wink:
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

sábado mar 14, 2009 4:09 pm

Boa tarde a todos,

Nem de propósito, este tópico veio mesmo a calhar!
Fang, necessito da tua ajuda...acabei agora mesmo de apanhar uma rola turca no meio da estrada, aqui junto à minha casa...o meu marido teve que se desviar para não a atropelar e parámos o carro, para confirmar se estaria morta. Verifiquei que não e pensei que estivesse ferida. Aproximei-me e a rola deixou-me pegar-lhe, é grande e gorda, por isso calculo que seja uma rola turca, até porque aqui onde eu vivo há bastantes.
Acontece que não lhe vejo qualquer ferimento nas asas nem no corpo, ela parece cansada porque está sempre a fechar os olhos, mas é muito mansa, não me faz qualquer resistência.
Já a coloquei dentro de uma gaiola e pedi ao meu marido para ir comprar milho partido.
Está muito sossegada, sempre a fechar os olhos, como se estivesse a dormir.
Obviamente que não quero ficar com a rola, até porque é uma espécie selvagem e o lugar dela é em liberdade...mas também tenho receio de a soltar, podendo ela estar doente e acabar por morrer...até porque não é normal andarem rolas na estrada e deixarem-se apanhar...quando a apanhei ela estava "deitada" com as asas semi-abertas, agora na gaiola já está mais direitinha e um pouco tufada (nada de especial).
Há algum contacto para onde eu possa ligar para entregá-la e verificarem o que se passa com ela?

Obrigada!

Saudações,
Filipa
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo mar 15, 2009 7:58 am

Viva Filipa,

Bom... o animal estar com esses sintomas não é muito bom, ou pelo menos não será normal. Pode ter sido vítima de colisão e ter traumatismos internos.

O ideal seria a ave ser oservada num centro de recuperação.

Podes contactar o Parque Natural da Arrábida ou a Rserva Natural do Estuário do Sado que eles recolhem.
Ou mais fácil talvez, contactar o SEPNA da zona que eles rencaminham o animal.

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... Contactos/
http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... Contactos/
http://www.gnr.pt/portal/comuns/enderec ... tosGNR.pdf - (página 12)


Saudações! ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

segunda mar 16, 2009 11:59 am

Bom dia Fang,

Liguei para o Parque Natural da Arrábida, a telefonista passou-me ao vigilante e contei-lhe o sucedido. O senhor disse-me que provavelmente teria sido um golpe de calor...que a rola deveria ser jovem e como tal ainda não estar habituada ao tempo quente...como o calor chegou de repente, talvez se tenha ressentido com isso. Disse-me que se ela não tinha ferimentos visíveis a podia soltar.
Tentámos soltá-la, mas ela não consegue voar...anda depressa, começa a bater as asas, mas está meio tropega e não consegue levantar voo.
Lá fui eu ligar novamente para o senhor...ele ficou com os nossos contactos e disse-me que quando tiver disponibilidade vem recolhê-la...espero que seja rápido...até porque a gaiola é pequena... :roll:

Obrigada pela colaboração! :wink:

Saudações,
Filipa
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jul 29, 2009 8:45 pm

Going UP ;)
Ritamicas
Membro
Mensagens: 77
Registado: sábado abr 08, 2006 8:40 pm
Localização: Gata

sexta ago 07, 2009 2:19 pm

Boa tarde a todos !
Esta rola foi á uns dias encontrada na rua pela minha mãe ,por não fugir e haver cães por perto foi trazida para casa (gaiola) e alimentada, já li todo o tópico mas não consigo distinguir se será uma rola turca ou domestica ,o aspecto é muito idêntico e pelo canto não dá porque até agora ainda não cantou. Não aparenta nenhuma lesão e alimenta-se normalmente ,mas mostra-se um bocado relutante a voar ,temos tentado que faça pequeninos voos (da mão para o chão) que ela efectua sem dificuldade mas nunca por vontade própria (teima em largar-nos a mão ),gostaríamos de a devolver á liberdade o mais depressa possível mas assim é difícil, porque ela não foge nem voa para longe e pode ficar exposta a algum perigo. Eu não percebo muito de pássaros mas a rola parece muito activa e mansa .Espero que me possam dar alguma ajuda .Obrigado.





Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Aves”