Adaptação à alimentação - Caturra

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Zervana
Membro Júnior
Registado: quinta fev 19, 2009 1:30 pm

quarta mar 18, 2009 4:33 pm

Boa tarde a todos,
Estou com dúvidas em relação à alimentação da minha caturra. Ele ainda é jovem e está comigo há quase um mês.
Basicamente a alimentação dele tem sido mistura de sementes (que ele adora), pão duro e água.
Todos os dias ponho-lhe maçã e espinafres e outros legumes mas ele recusa-se a comer. É como se não existisse mais nada que a ração e a agua.
Hoje pus-lhe uma barra de cereais e ficou mto assustado, refugiando-se para o outro canto da gaiola.
Sei que a caturra demora algum tempo a adaptar-se a coisas novas. Mas o stress perante a barra de cereais preocupou-me. Assim como tambem preocupa-me ele nao ter outra fonte de alimento que não as sementes.
A nossa relação esta a andar lentamente, mas tem reagido bem à minha voz e já nao se assusta com a minha presença.
Trata-se de uma caturra criada com outras caturras e por isso um pouco selvagem.
Agradecia se alguem pudesse dar-me uma opinião acerca da adaptação à alimentaçao :)
Cumprimentos
Zervana
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta mar 18, 2009 5:06 pm

Pode ensinar a sua caturra a alimentar-se com maior variedade, é uma questão de persistência.
Comece por à noite, quando apaga a luz e se vai deitar, retirar toda a comida e de manhã ao acordar dê-lhe então maçã, por exemplo. (escolha um alimento para ir introduzindo de cada vez)
De manhã, tem fome e quer comer, se só tiver a maçã irá começar a debicar, uns 10 minutos antes de sair de casa, recoloque a mistura de sementes e a ração, misturadas. Quando regressar ao fim do dia, torne a fazer o mesmo, retire as sementes e coloque apenas o alimento que escolheu, falei em maçã pois é mais facil para nós podermos fazer o teatro que tanto gostam, quando lhe dá maçã, pegue também num pedaço e coma à frente dela fazendo da maçã o alimento mais delicioso do mundo (teatro) comente que boa é a maçã que deliciosa está, isso vai despertar a curiosidade da caturra, o que ela come que faz tanto alvoroço por estar a comer?? Convém que aguarde cerca de uma hora entre o chegar e retirar a comida, e o servir a maçã, para que esteja com vontade de comer e se sinta atraída a experimentar isso que lhe coloca à disposição. Faça isto todos os dias, de manhã pelo menos e se demorar mais de uma semana a começar a comer a maçã, troque por outro alimento qualquer pois pode ser que não goste de maçã mesmo.
Com persistência e alguma fome, aprendem muito rápido que nem só as sementes são boas.
Na natureza, conforme a zona onde habitam e a época do ano, assim é a sua alimentação, nem sempre há o que mais gostam e acabam por vezes a ter de se alimentar de coisas que nem gostam muito mas que lhes garante a subsistência. Não deve fazer a sua ave passar fome, deve sempre ter alimento disponvel, mas se por ser esquisita tiver de passar um bocadinho de fome... Atenção ao excesso de girassol nas misturas de sementes, o girassol deve reirar quase ou mesmo todo e só dar pela sua mão, mais uma forma de conquistar a confiança da sua caturra, se ela perceber que girassol, uma das suas sementes favoritas, só lhe passa pelo estreito se a for buscar à sua mão, rapidamente perde o medo da sua mão.
Espero ter ajudado, boa sorte
Zervana
Membro Júnior
Registado: quinta fev 19, 2009 1:30 pm

quarta mar 18, 2009 5:20 pm

Muito obrigada pelos conselhos!
Vou experimentar fazer isso..aos poucos e poucos.
Quanto à barra de cereais ele já esta a aproximar-se lentamente. Estes bichinhos são muito inteligentes...mas demora algum tempo :)

Cumps
zervana
Responder

Voltar para “Aves”