Problemas de excesso de mimo........

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo mar 22, 2009 4:20 pm

Venho colocar este tópico pois tenho andado a tentar resolver um problema que penso ter sido eu a causar e que agora estou com muita dificuldade em resolver.
Passo a explicar, a minha arara veio para minha casa quando ainda comia pela seringa duas a três vezes por dia, e desde sempre lhe dei muita atenção e sempre que podia estava com ela ao colo e a dar-lhe atenção, motivando-a com brinquedos e tentando diversificar as situações para que desde cedo se habituasse a não ter medo de nada, e sempre que gritava eu ia ter com ela e pegava-lhe, pois, agora já com 8 meses continua uma mimada de primeira que não me pode ver nem ouvir que começa logo a gritar a pedir atenção e colo, mas continua a fazer o mesmo som que quando era novinha e apenas fazia este som, uma espécie de guincho tipo iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, estridente que entra pelos ouvidos e enlouquece qualquer um. Sei que as araras são aves ruidosas e não ponho isso em questão, o que queria era que parasse com este guincho estridente. Basta que eu tussa de manhã no primeiro andar que logo guincha, assim que chego perto guincha ainda mais. Já sabe dizer olá chamar o meu nome e faz uma serie de outros sons, mas assim que me aproximo vem de lá um daqueles guinchos.........
Não sei como fazer para alterar isto, tenho lido que se "desprezar-mos" a ave cada vez que tem um comportamento que não gostamos, ela aperceber-se-á que não gostamos e parará com esse comportamento, mas esta está dificil de perceber isso, já tentei estar com ela no braço e devolver ao poleiro quando guincha, já tentei só falar quando fala comigo, mas assim que digo qualquer coisa, lá vem guincho. Já tentei não falar com ela sequer dias inteiros pois cada vez que me aproximo guincha, e não há meio de perceber que detesto aquele guincho.
Se algum dos foristas mais experientes me souber dar algum conselho de como resolver esta situação, agradecia imenso a ajuda.
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

domingo mar 22, 2009 9:43 pm

JoaoeJoca, não sou experiente com araras, ma achei essa situação curiosa. Se ela guincha quando lhe dá atenção, então não deve ser uma forma de chamar a atenção. Ela sempre fez esse som dessa forma insistente ou foi aumentando a frequência? Se foi aumentando, houve alguma mudança na forma de lidar com ela que possa justificar tal mudança de comportamento? Diz que ela sempre fez esse som, mas parece que só agora o começa a incomodar, não percebo se apenas porque é mais intenso ou se por ter aumentado a frequência com que ela o faz, era isso que gostava de perceber para tentarmos encontrar uma justificação para esse comportamento.

E, sim, acho que o único modo de lidar com aves demasiado barulhentas é voltando-lhes as costas e ignorando-as sempre que começam a gritar. Mas creio que isso só funciona quando o ruído visa chamar a atenção do dono. Ora, como o JoaoeJoca já lançou mão desse método e não está a funcionar, temos então mais um sinal de que esses guinchos não são meros pedidos de atenção.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo mar 22, 2009 10:19 pm

Bem, ela não faz este som sempre que lhe dou atenção, assim que a tiro da cozinha, pára logo com esses guinchos, e começa a vocalizar os outros sons que conhece. Mas eu acho mesmo que é uma forma de pedir atenção. Ela assim que me ouve, como disse guincha a ver se me chego perto, quando chego a casa por exemplo, tanto ela como o amazonico, ficam excitados e fazem uma festa, o amazonico chamando o meu nome e cantando, ela guinchando e chamando pelo meu nome e dizendo olá.
Mas digo que acho ser uma forma de tentar chamar a minha atenção pois só faz isto comigo, se for a minha esposa ou qualquer amigo a entrar na cozinha ou a falar com ela, ela vocaliza sons mas não guincha, só mesmo comigo é que faz estes guinchos. Será que me estará a querer dizer alguma coisa? Agora começa a incomodar-me mais pois inicialmente pensei que fosse um guincho de bebe, agora já estava na altura de acabar... Além de que agora tem uma voz mais forte e o guincho é mais alto.
Se não for para chamar a atenção, não faço ideia do que possa ser pois não lhe falta nada, a não ser andar sempre ao colo como ela queria.
Vou continuar a usar o método de não lhe dar importancia, mas já há dois dias que não vem ao colo. E se eu lhe estender a goluseima que mais gosta por um lado e o braço por outro, prefere não comer e subir para o braço a comer e ter de ficar o poleiro.
Penso que é mesmo mimo a mais, estou a fazer este esforço de não lhe ligar quando gritar, espero que possa funcionar, também não conheço mais nenhum método....
Continuo a estperar que quem saiba mais possa ajudar, obrigado
tang
Membro Veterano
Mensagens: 414
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

segunda mar 23, 2009 12:44 am

a solução é um "desprezo" gradual pondo ela numa divisão da casa fechada e ir la com frequencia de inicio e ir reduzindo o numero de vezes com o passar dos dias. Com a minha resultou.
Tenho tido mais dificulades é com a minha catatua que por vontade dela andava constantemente ao meu ombro
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda mar 23, 2009 4:27 pm

Ah, pelo que vejo, este não é um problema que só a mim me calhou, pelos vistos há mais casos e o "desprezo" é mesmo a solução....
Eu tenho as minhas aves na cozinha, um sítio onde passamos algum tempo, apesar de estarem em total liberdade e de vez em quando o amazonico vir ter conosco à sala quando não lá vamos buscá-lo, a arara como não tem muito jeito para se movimentar pelo poleiro, ainda não sabe descer.
Isso que dizia, seria coloca-la numa outra divisão da casa onde fosse muitas vezes e depois ir deixando de la ir gradualmente? É que isso parece-me dificil, não tenho onde a colocar nessas condições, o que tenho feito é não a tirar do poleiro e tirar apenas o amazónico e não falar com ela e apenas com o amazónico assim como não lhe dar as goluseimas à mão e dar ao amazónico, enquanto guincha, não come essas coisinhas, ontem à noite quando me viu a dar imensas goluseimas ao amazónico parou de guinchar e já começou a dizer apenas olá e o meu nome e outros sons que faz, parecia que estava a perceber que aos guinchos não se safava , mas assim que lhe dei os dois primeiros pedaços, começou logo a guinchar.......... mas depois tornou a calar-se com os guinchos, e fui dando de forma a não lhe dar tempo para guinchar, apesar de no final ter guinchado na mesma acredito que possa estar a evoluir no bom sentido.
Se alguém tiver mais algum tipo de método que tenha sido eficaz agradecia que também postasse, quanto mais informação melhor
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

segunda mar 23, 2009 6:57 pm

Boas!

O excesso de mimo ou, melhor, um animal estar muito afeiçoado a uma pessoa, ou seja, estar totalmente dependente de nós é mau. Mau para todos. Para nós (supomos, e bem, que estará triste quando não estamos em casa, o que é normal para muitos de nós), para os vizinhos (o animal grita que se farta, o que também é mau para nós) e para o próprio animal (fica triste, murcho, o que poderá, em certos e muitos casos, ao arranque de penas). É por isso que recomendo, por saber bem o que isso é (o outro que tive, assim que acordava, se me ouvia e se não fosse ter com ele, começava a gritar e durante o dia, segundo o meu pai, andava murcho), duas coisas.

A primeira é, ainda que seja caro, comprar sempre dois animais para eles poderem entreterem-se, pois, como disse, muitos de nós não passamos o dia em casa. A segunda é habituá-los a todos os membros da família. Há sempre um eleito, sim, mas convém sempre habituá-los a todos os familiares. Isto terá benefícios como, por exemplo, uma ida ao veterinário em que um dia, por qualquer motivo, não podermos ir com ele. E isto começa-se bem cedo. Por experiência própria, acho que estar muito tempo só com um papagaio é mau. É gratificante, sim, mas acaba por ser prejudicial (mais ao papagaio do que a nós).

Bem sei que neste caso são duas aves, mas há aí claramente uma total dependência da arara (para não falar também do amazónico). Qual é a solução? Não é fácil para nenhuma das partes, mas tem de ser feito e passa por um desprezo gradual. Aliás, esse desprezo, quanto a mim, tem de ser feito não só à arara, mas também ao amazónico. Isto deve-se a somente uma coisa: evitar ciúmes.

Aconselho também outra coisa: convém as aves estarem habituadas a mais pessoas (neste caso, a tua mulher). E por habituadas refiro-me a ela poder tocar-lhes sem qualquer problema. Garanto-te que isso, tal como referi, terá grandes benefícios. Um dia, por qualquer motivo (e isto poderá acontecer, pois imprevistos acontecem), uma das aves pode ter de ir, por exemplo, ao veterinário, tu não estás e quem é que a leva? E situações destas convêm ser despachadas com rapidez, não ficar ali uma data de tempo, por falta de hábito e com medo, a tentar apanhar a ave.

Poderá parecer um quanto estapafúrdio o exemplo da ida ao veterinário e insensível o desprezo gradual, mas acredita que é a melhor situação para todos.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda mar 23, 2009 7:51 pm

Cá em casa, tanto eu como a minha mulher damos muita atenção as nossas aves e tanto ela como eu podemos pegar em qualquer uma das nossas aves em qualquer altura, estão habituadissimas a isso.
A questão é mesmo a forma como a arara expressa o seu desejo de estar ao meu colo, já vai melhorando, hoje esteve mais sossegada À tarde e evitou os guinchos em troca de mimo....
Acho que com o tal desprezo quando guincha vai lá, obrigado a todos pela vossa participação neste tópico, espero poder em breve vir aqui postar as melhorias no seu comportamento.
tang
Membro Veterano
Mensagens: 414
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

terça mar 24, 2009 1:03 am

eu tive de a por na garagem mais a cacatua. la tem janela e tem os outros papagaios de criação para fazer companhia.
Qd estou fora de casa elas vao para as suas gaiolas na garagem, mas qd estou em casa vão para um poleiro que tenho dentro de casa. Qd é hora de dormir vão para as gaiolas. E foi assim que acalmaram
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta mar 26, 2009 6:07 pm

Eu participo num outro forum, através de um clube chamado Elite Parrots Club, onde também coloquei um tópico como este e as respostas foram quase todas que realmente a solução seria o desprezo cada vez que tivesse este tipo de comportamento, mas apareceu uma sra da australia, que tem imensas aves, pelo menos pelo seu perfil assim parece, que fala de um desmame mal feito, ou demasiado rápido, que pode estar na origem desta situação, comentou que também já teve uma situação destas com um ecletus que adquiriu com 5 meses, e que a solução passou fundamentalmente por alimentá-lo uma vez por dia, logo de manha com papa e ao longo de dois meses, tempo que demorou a que a ave enjoasse a papa, assim que enjoou, acabou com os guinchos.
Vou também associar esta solução, a partir de amanha passa a ter papinha pela seringa de manhã e desprezo cada vez que guincha fora de hora, vamos ver o que dá..... É que pelo desprezo apenas fica muito complicado, assim que entro na cozinha, vem de lá um guincho daqueles.....
ROYT
Membro
Mensagens: 156
Registado: terça dez 16, 2008 3:46 pm

sábado mar 28, 2009 11:16 pm

Ola João paresse que esta com um problema com a Juca, mas pela minha esperiençia isso vai passar com o tempo ela só quer é mais miminhos,
eu tenho aqui quatro da mesma idade e nenhuma faz isso,e eu dou-lhe todos os miminhos possiveis, o edial é falar sempre com ela, eu vou-lhe indicar um especialista em araras, a quem eu recorro quando tenho problemas com as minhas, é o meu veterinario em quem eu confio plenamente as minhas aves ele esteve dois anos a trabalhar no Loro Parque em Tenerife, ele conhese todas as formas de lidar com uma arara, e ensinar o dono a tratar dela da melhor forma.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo mar 29, 2009 2:55 pm

Muito obrigado pelos contactos, já enviei mail e aguardo resposta, entretanto vou mimando a minha mariquinhas, apesar de guinchar gosto muito dela e ao colo lá se cala, e assim que lhe pego, mais um guinchito ou outro e depois quer é conversa, la la la, olá, joão....
Com calma e persistência vai perceber o que não me agrada e vai deixar de o fazer, assim espero eu, obrigado a todos pelo vosso contributo, estamos sempre a aprender
Responder

Voltar para “Aves”