Métodos de treino de psitacideos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo abr 05, 2009 8:39 pm

Já tenho lido acerca de vários métodos diferentes que se usam no treino de psitacideos, mais comum treino de papagaios e araras, são os mais conhecidos a nivel de actuações.
Já percebi que cada um tem a sua ideia e o seu método, mas gostava de ver esse tema aqui debatido entre os vários foristas mais experientes.

Existe um sr. chamado Chet Womach, um grande especialista em treino e domesticação de aves, que defende um metodo, que segundo ele funciona em 99% dos casos, seja em truques ou ensinar a falar, o método do treino pela alimentação que consiste segundo ele, num trabalho muito sério e que requere uma dedicação e atenção muito grandes, passo a referir o método:

1ºs 10 dias, "medir" a quantidade de alimento que a ave ingere diariamente, da seguinte forma, à noite, retirar a comida e de manhã pesar a quantidade de comida a colocar e repetir ao final da noite após retirar, assim poderemos ter uma ideia da quantidade de alimento que a nossa ave consumiu nesse dia, ao final de 10 dias já teremos um valor de referência, sabemos que a ave consome x gramas de alimento diariamente.
No 11º dia apenas se coloca 80% da quantidade diaria de alimento, sendo que os restantes 20% são dados pela mão e em troca de algo, sejam palavras, movimentos ou algum tipo de truque que a ave faça.
Se no final do dia a ave não estiver receptiva a aprender para receber a comida em troca, não come mais nada esse dia e no dia seguinte apenas se colocam 70% da dose diaria e ao final da tarde, novamente se dão os restantes 30%, pedindo a atenção da ave para aquilo que queremos ensinar. Ao 13º dia caso a ave não comece a responder ao que é pedido deve ser-lhe fornecida a alimentação para que esta não tenha necessidades alimentares que possam prejudicar a sua saude.

Segundo este especialista, 99% das aves respondem bem a este método e tornam-se aves mais carinhosas e mais interactivas, aperfeiçoando as suas capacidades e sempre superando as expectativas do dono.

Já li outros métodos como a simples recompensa, ou apenas o afecto, gostaria de conhecer mais métodos que os foristas utilizem, peço que participem com a vossa experiência
JoaoFran
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta abr 10, 2009 1:54 pm

sexta abr 10, 2009 2:16 pm

Boa tarde, adquiri à pouco tempo um massarongo do senegal, tem agora 7 semanas e estou acabar de criar à mão, é muito mansinho e só pede comida, tenho uma grande paixão por araras, infelizmente ainda não consegui adquirir uma devido ao seu grande valor€ quem sabe um dia sair-meo eruro milhões... enfim... vou juntado uns trocos.
Tenho andado a pesquisar no youtube e em sites estrangeiros como treinar papagadar , pois gostava muito de o poder levar á rua sem que ele me fuja, fazer voos grandes e voltar para mim, empurrar carrinho, passar pelo tubo, deitar, dizer xim com a cabeça, fazer puzzels, etc,
Não sei se o massarogo tem capacidades para fazer todos estes exercicios, já me disseram que falar não falão muito imitam mais ruídos e sons. O método que vou utilizar é o seguinte:

-Dar muita atenção ao papagaio e dar muitos mimos enquanto esta a ser criado à mão, quando fizer o desmame continuar a dar-lhe algumas sementes á boca.

-Encomendei um clicker, é um método que é usado para treinar cães e pelo que vi tambem se treina aves com esse aparalho, o clicker é um aparelho que emite o click e a cena é, cada vez que o papagaio ouve o click ele sabe que vou dar-lhe comida, habituar a ave a esta rotina click.

- O próximo passo é arranjar género de um palito de espetadas, o papagaio bica a ponta do palito imediatamente ouve o click e logo de sequida dá-se a recompensa, ás duas por tres damos o sinal\som á ave para bicar o paliTO ela vai indo atras do palito, a base é esta, a partir daqui é criar rotinas e encaminhar a ave aos objectos, a dar voltas (etc) ou seja quando a ave ouve o click sabe que fes o exercicio bem e que leva a recompensa.

Não sei se me expliquei muito bem, foi o que entendi pelas pesquisas que tenho feito por favor alguem que tenha dicas, são bem vindas =)

Tenho medo de um dia leva-la para a rua e que me possa fugir, alguem tem dicas que me possa dar?
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta abr 10, 2009 2:30 pm

Há tempos encontrei um post aqui no fórum sobre voo livre de psitacideos. Após pesquisar no youtube (free flight) fiquei fascinado e maravilhado.

Se pesquisar aqui nesta secção ainda deve de encontrar esse post. Antes de começar a treinar a ve no voo livre perca muito, mas muito tempo a pesquisar informação sobre o assunto. No youtube, nos comentários dos vídeos encontram-se também bons links para páginas sobre o assunto.
;)
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta abr 10, 2009 9:34 pm

Vá ao youtube e escreva : sun conure first flight outdoor vai encontrar um video excelente e se procurar mais videos desse autor vai encontrar informação suficiente para treinar a sua ave. Só um aparte, não deixe acabar a alimentação via seringa sem a aproveitar pois é a melhor fase para ensinar vôo livre. A fase em que a ave come pela seringa é a melhor para ensinar a ave o significado de recompensa, em mais fase nenhuma são tão faceis de ensinar. Aproveite esta fase
JoaoFran
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta abr 10, 2009 1:54 pm

domingo abr 12, 2009 9:32 am

Muito obrigado pela sua breve resposta, já estive a ver alguns filmes, pratica voo livre com alguma das suas aves? como foi o processo?
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo abr 12, 2009 3:28 pm

Infelizmente já não pratico pois a ave que tinha com a qual praticava era uma aratinga sol que morreu no verão passado num acidente caseiro em ferias....
De momento as aves que tenho, cortei as guias, costumo levar muitas vezes a passear comigo para onde as posso levar e como são maiores não tinha condições para as treinar, a arara a primeira vez que voou em casa partiu a ponta do bico e não quis continuar a arriscar que se ferisse.
MAs é algo que quero voltar a fazer, quando tiver condições e disponibilidade para isso, quero criar outra aratinga e ensinar-lhe vôo livre mas terá de ser num futuro a médio prazo, infelizmente.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo abr 12, 2009 3:33 pm

Como tenho aves grandes, decidi optar por outro tipo de treinos, ensinando coisas diferentes a estes, adquiri em tempos um pack de 4 dvds de como ensinar truques que achei espectacular e estou a iniciar esses treinos, documentados num blog que criei para poder ficar um registo de como fazer.



























































--------------------------------------------------------------------------------------

Visitem o meu blog:
www.avesmimadas.blogspot.com
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda abr 13, 2009 11:54 am

Relativamente ao método que iniciou este tópico, tenho algumas reservas pois parece-me que estamos a chantagear as aves, ou fazes o que quero ou não comes, sei que realmente é de uma eficácia impressionante, as aves com fome fazem tudo, basta ver pelos columbófilos, os pombos voam até a exaustão e só comem um vez por dia. Mas este parece-me um método que realmente é muito eficaz, mas tenho adoptado um sistema parecido mas que não os priva da mesma forma do alimento, ou seja, retiro a comida durante cerca de 2 a 3 horas e depois desse tempo inicio o treino, assim a ave não está com muita fome, mas tem vontade de comer, já não o faz há algum tempo e como gostam de ir comendo ao longo do dia, estão dispostos a trocar comida por atenção às aulas. Sei que este método que estou a usar não é tão rápido como o anterior mas desta forma caso não possa algum dia cumprir os horários deles, não treinam nesse dia e nem dão pela diferença, apesar de me permitir sessões mais curtas pois não estão famintos e ao fim de 5 minutos já não querem saber de comida....



_____________________________________________________________

Visitem o blog
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com e comentem
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta abr 15, 2009 7:54 pm

Pela pouca participação neste tópico, concluo que não existam muitos foristas por aqui que façam nada neste sentido.
O treino dos psitacideos permite uma relação muito mais próxima entre as aves e o dono, existem imensos relatos de aves que mudaram radicalmente o comportamento após iniciarem sessões de treino com os donos.
De qualquer forma, e acreditando que existam muitos donos que até gostavam de ter melhores relações com as suas aves mas não sabem como o fazer, deixo aqui um link de um workshop que irá acontecer em maio, com a presença de uma especialista em treino de aves, com um curriculum invejável, que está neste momento a fazer uma tornee de workshops e vai estar também em Portugal, em cascais e no Porto.
http://animais.clix.pt/noticias.php?nid=905


_____________________________________________________________
Visitem e comentem o blog
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
JoaoFran
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta abr 10, 2009 1:54 pm

domingo abr 19, 2009 10:14 pm

Boa noite,
Sim já tinha visto na net que iria haver um workshop no guincho, infelizmente por motivos proficionais não vou poder participar.
Entretanto já ando a domesticar o massarongo tem por volta de 8 a 9 semanas, penso eu pois o criador disse-me à 3 semanas atrás que foi quando o adquiri que tinha 3 meses, no entanto após uma pesquisa na net (you tube) cheguei à conclusão que não teria mais de 6 semanas comparando o estado das penas tamanho, etc, ele também dava a papa bastante liquida e em pouca quantidade. não sei se me podem dar algumas opiniões.
Como já tinha dito iria usar o método CLIKER, e já está a resultar. Iniciei com o lápis, quando o massarongo bica no lápis ouve o CLICK e já sabbe que vai comer papa, ás duas por trez já anda atrás do lápis e não da seringa, já sabe que para comer tem de bicar primeiro no lapis. Hoje demos outro passo, tenho um tubo com o dobro do tamanho de um rolo de papel higiénico (lol). Na primeira refeição do dia, tive logo o êxito, passei o lapis pelo tubo e o massarongo foi atrás e passou pelo tubo, quando saiu deixei-o bicar no lápis e CLICK, repetimos várias vezes o exercicio. à noite já não foi preciso o papagaio seguir o lápis para passar pelo tudo, fez sozinho, saiu, bicou no lápis e ClICK !

Gostava que alguém que conhece bem o massarongo falasse um pouco da sua personalidade, à medida que vais crescendo vai deixando de ser tão obecessivo com a comida é que ele só me sabe pedir comida mesmo com o papo cheio! Passo metade do dia com ele, brincamos mutio.
Sou mesmo iniciado nestas aves, será que tomei a escolha indicada nesta espécie? Sempre quis ter uma arara mas os € não permitem, então fui ao zoo e logo à entrada há uma gaiola com caturras e massarongos, vieram logo uns três ter comigo e tivemos a brincar com umas folhinhas que estavam no chão, fiquei apaixonado e fui procurar na net.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo abr 19, 2009 11:43 pm

Realmente já ouvi falar maravilhas acerca do clicker, que produz resultados muito rápidos. Onde comprou o seu?
Quanto a ter feito uma boa ou má escolha, se calhar havia espécies que +ou- com os mesmos €€ poderias ter optado e que são mais "faceis" que os massarongos, mas como dizes que passas metade do dia com ele e que se fartam de brincar, vais construir uma relação muito gira com ele e com mais um bocadinho de trabalho ou não, vais lá.
Deves aproveitar desde já para começar a ensinar o vir er contigo a voar quando chamas, masi uma vez, usando o metodo do clicker, deves chamar e assim que pouse em ti, clicas e dás a recompensa. Esse treino dentro de casa pode ou não ser o inicio da practica de vôo livre, mas é algo que torna a relação muito especial dentro de casa. Deves ensinar tembém a fazer necessidades só na casa dele, se pode voar pela casa, rapidamente ensinas a fazer na casa dele apenas, mesmo que isso implique voar de uma divisão para outra da casa. Ensinar isto, exige muita atenção tua, antes de fazer as necessidades a ave mexe-se e põe-se a "jeito" para fazer, se ficares atento consegues prever com alguns segundos quando o vai fazer, então, sempre que faz em cima de ti ou de outro sitio onde não devia, deves colocar na gaiola e nao deixar sair de la durante uns 5 minutos, depois, vais ficando atento e sempre que consigas, quando vês que vai fazer, colocas em casa dele e assim que faz, clicas, e depois recompensas com a goluseima.(isto quando já começar a comer sozinho, ou vais começando a dar maçã). Espero que te sirvam as ideias, boa sorte, quanto a essa especie não tenho nenhuma experiência mas sei que se te descuidas com a atenção durante algum tempo, podes perder a relação que tens com ele....





_____________________________________________________________
Visitem e comentem o blog
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
luist
Membro
Mensagens: 158
Registado: terça jan 02, 2007 5:38 pm

segunda abr 20, 2009 12:20 pm

Estive a pensar ( coisa rara) e acho que se o premio maximo de um dono é praticar voo livre com os seus psitacideos não era melhor, quando as aves ja tem penas e não voam, alimenta-las na rua ????

Assim associavam rua = comida

O k axam do meu raciocinio
JoaoFran
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta abr 10, 2009 1:54 pm

segunda abr 20, 2009 12:53 pm

Comprei o clicker na internet, encomendei logo uns brinquedos para justificar os portes de envio (3€). O site é http://pet4you.net/. está na parte do treino para cães, penso que em lojas de animais grandes também possa haver, pois foi um pouco complicado com a entrega, disseram que faziam em 24 horas e demorou uma semana, a entrega supostamente devia ser feita das 9 ás 18 e fizeram as 9 da noite, enfim...
Só gostava não me desiludir nos treinos com o massarongo seria muito mau que se fosse esquecendo dos exercicios e ter de estar sempre a ensinar e não evoluir....
Ele ainda não voa e ainda está a papa, mas concerteza que logo que esteja treinaremos para o voo livre. Nunca tinha ouvido falar na questão das necessidades, mas é optimo, ainda não comprei uma gaiola para ele está numa para rolas num quarto onde é o meu escritório, onde estou metade do dia como tinha referido, tenho uma gata a luna, não sei se seria boa ideia telo á solta mas eu gostava. tenho um espaço livre na varanda (fechada) de 65 cm por 65 cm, mas não sei se seria boa ideia, pois passava mt tempo sem mim... o que tinha pensado era comprar genero daqueles poleiros, que tem os comudores e um recepinte em baixo para as necessidades, e tinha oensado colocar uma corrente na patinha para quando ficava sozinho (não sei se é boa politica). Mas nesse caso fazendo as necessidades no recipiente nem a corrente seria preciso, mas sim a porta sempre fechada devido á GATAAAA!
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda abr 20, 2009 1:10 pm

O que aconselho é que compres uma gaiola daquelas que abrem por cima e têm o poleiro com os comedouros para quando estás em casa poder estar solto e saber que ali é a casa dele, onde fará as necessidades, quando sais, fechas a gaiola e fica lá dentro, é o mais seguro, quanto à gata, muita atenção!!
JoaoFran
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta abr 10, 2009 1:54 pm

segunda abr 20, 2009 8:38 pm

http://pet4you.net/index.php/aves/aloja ... rnera.html
Esta gaiola será indicada?
ou será grande? de mais?
Está a um optimo preço certo?
Responder

Voltar para “Aves”