chocadeira caseira

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
teteretete
Membro Júnior
Registado: domingo mar 29, 2009 12:53 am

segunda abr 20, 2009 10:09 pm

boas pessoal sou novo aqui por estas bandas e estou com 1 problema que e o seguinte:a pouco tempo tive a curiosidade de arranjar 1 chocadeira e andei a procura e cheguei a conclusao que eram muito caras, e entao decidi fazer eu proprio 1 de madeira que podem ver aqui http://www.chacaravovobento.com/chocadeira.html segui todos os passos e todas as medidas que manda,e entao pos a trabalhar,e o que aconteceu foi o seguinte.passados os 21 dias de incubacao,nasceram me 16 pintos dos 82 ovos que pos,dei mais 3 dias de tolerancia ate chegar a conclusao que ja podia desligar pois nao deveria nascer mais nada.e comecei a partir uns ovos para tentar perceber o que e que aconteceu e foi entao que ao partir vi os pintos ja completamente formados prontos para nascer mas morreram dentro do ovo.andei a investigar e a causa provavel disto acontecer foi falta de humidade dentro da chocadeira.visto q a chocadeira levou 1 tabuleiro a apanhar quase o fundo todo e com os respectivos furos queria se alguem soubesse como e q eu posso aumentar a humidade dentro da chocadeira desculpem se nao esta bem explicado cumps e parabens pelo forum
Kakatua
Membro Júnior
Registado: quarta mar 04, 2009 12:06 am

terça abr 21, 2009 11:04 am

Bom dia! A chocadeira tem controle de humidade e temperatura? No que diz respeito a aumentar a humidade.., os buracos abertos fazem com que a humidade desça, para aumentar a humidade os buracos têm que estar tapados, se ainda assim for insuficiente a área da água tem que ser aumentada! Não é a quantidade (profundidade) de água, é a área.
Última edição por Kakatua em segunda mai 04, 2009 9:13 pm, editado 1 vez no total.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça abr 21, 2009 2:27 pm

Compre um higrometro, e assim poderá comprovar qual a humidade que a chocadeira tem e se terá de facto ter sido essa a causa. Pode até ser que as aves tenham morrido por outra razão.
Aproveito para fazer um comentário que me parece relevante. Penso que para uma primeira experiência, vocêcolocou demasiada fé nessa chocadeira. Antes de ter feito o choco de uma quantidade tão grande de ovos, eu teria primeiro experimentado com menos ovos, até ter a certeza que tinha acertado com as condições ;)
teteretete
Membro Júnior

terça abr 21, 2009 11:40 pm

desde ja obrigado pelas explicacoes que voces me deram,pois assim ja fiquei a saber como controlar a humidade.O unico controlo q tinha era so o termostato que comprei proprio para chocadeiras,a humidade nao tinha como controlar pois pensei que o tabuleiro que tinha no fundo fosse suficiente.Eu nao era para ter posto tantos ovos ,primeiro queria por alguns para exprimentar mas como o meu pai sabia o que eu estava a tentar fazer arranjou maneira de aparecer com aqueles ovos todos e entao pronto vai tudo.Ja agora 1 duvida que eu tenho que e a seguinte 1chocadeira com 1 ventoinha a que chamam de ar forcado tambem tem que ter 1 furo no topo como aquela que fiz?mais 1 vez obrigado pelas vocas explicacoes cumps
Kakatua
Membro Júnior
Registado: quarta mar 04, 2009 12:06 am

quarta abr 22, 2009 8:14 am

A ventoinha vai fazer circular o ar para ajudar a ter uma temperara mais uniforme, o buraco que fez é para influenciar a humidade. Na loja dos animais, na parte dos répteis, existem uns higrómetros redondos pequeninos (para os terráreo) que servem para medir a humidade dentro da chocadeira. A humidade nos primeiros 15 dias tem qe estar entre 55% e 60%, nos restantes entre 70% a 75%. A temperatura entre 38ºC e 38,5ºC quando não existe ventoinha, se tiver ventoinha 37,7ºC é o ideal.
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quarta abr 22, 2009 5:51 pm

a tecnica que uso, é de 37.5/38º de temperatura, e mais ou menos 45% de humidade todos os dias, só nos ultimos tres dias de incubaçao é que aumento ate aos 75%, e ate agora a taxa de natalidade é muito alta, normalmente os que nao nascem o problema já é dos progenitores
isto para galinaceos, porque para palmipedes ja sao outras leituras
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
teteretete
Membro Júnior

quarta abr 22, 2009 7:52 pm

Disprasio Escreveu:a tecnica que uso, é de 37.5/38º de temperatura, e mais ou menos 45% de humidade todos os dias, só nos ultimos tres dias de incubaçao é que aumento ate aos 75%, e ate agora a taxa de natalidade é muito alta, normalmente os que nao nascem o problema já é dos progenitores
isto para galinaceos, porque para palmipedes ja sao outras leituras
boas agradeco a sua resposta e ja agora diga me 1 coisa nos ultimos dias em que a humidade passa para 75% se for preciso para chegar a esses valores posso fechar o furo de cima ou seja ficar practicamente fechada?e quanto a incubacao so temos de ter em atencao a temperatura e a humidade certo?nao preciso de ter em atencao o dioxido de carbono?desculpem tanta pergunta mas estou entusiasmado com a chocadeira e nao tenho experiencia cumps
Disprasio
Membro Veterano

quarta abr 22, 2009 8:19 pm

nao convem muito, para ter sempre ar disponivel, eu para ter 75% meto uma tigela de agua a mais, claro que não é obrigatorio ser 75 mas a rondar
<p>&nbsp;</p>
teteretete
Membro Júnior

quinta abr 23, 2009 10:41 pm

obrigado pelas vossas respostas ja fiquei a saber mais sobre o assunto e nao querendo estar a massar adaptei 1 ventoinha na chocadeira mas nao consigo manter a temperatura sempre a 37,7 consigo sempre a oscilar entre os 37,7 e os 37,9.Estas oscilacoes visto que e entre a ventoinha arrancar e o parar que fazem esses valores acima referidos sao aceitaveis para a chocadeira de ar forcado?cumps e obrigado
Disprasio
Membro Veterano

sexta abr 24, 2009 6:01 pm

não faz mal
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta abr 24, 2009 7:59 pm

Eu comprei uma criadeira no sai da casca e oscila muito mais, na casa de 1,2 graus. Essas diferenças também têm quando a mãe está em cima, quando sai de cima, quando ha vento, quando não há, dependendo da hora do dia a incidencia do sol, etc....
felizardo
Registado: sexta jun 25, 2010 1:14 am

sexta jun 25, 2010 1:22 am

Vou aproveitar o gancho...
A ventoinha deve ser
Colocada, soprando pra cima
Ou para baixo?
Parece-me que colocam
Uma lata como proteção do vento direto :lol:
Responder

Voltar para “Aves”